Vinhedos Capoani: O reencontro de um sonhador com o vinho, 30 anos depois

Foto: Rafael Mognon

Uma das principais boutiques de vinhos do Vale dos Vinhedos, a Capoani se destaca pela história de um sonho e por um enoturismo de força

Foto: Rafael Mognon

Oficialmente, a Vinhedos Capoani nasceu em 2011. Mas, em sonho, ela já existia muito antes disso. Estava viva, na imaginação e admiração de um menino que, desde criança, acompanhava o pai viticultor, no interior de Monte Belo do Sul, Rio Grande do Sul, na Linha 80 da Leopoldina. Um menino que cresceu, empreendeu no setor moveleiro e, depois de uma perda familiar decisiva, se reencontrou com a paixão pela terra, pelo vinhedo e pelos vinhos.

“Eu via meu pai, com toda aquela força, toda a dedicação dele, cuidando de cada planta, cada cacho de uva. Meu pai era a união entre força bruta e carinho por cada pedacinho da nossa propriedade. E eu queria ser como ele. Quando ele partiu eu percebi que precisava reencontrar aquilo da infância. Porém, agora, queria algo único, inesquecível e apaixonante para as pessoas”, conta o fundador da vinícola, Noemir Capoani.

O sonho de Capoani tomou forma. Junto com os filhos Wilian e Renan, ele reconverteu os vinhedos antigos do pai e começou um projeto focado em vinho de alta gama, com manejo detalhista do vinhedo à embalagem, e criou um símbolo movido pela cor azul turquesa no Vale dos Vinhedos. Somaram-se a isso a implantação de castas diferenciadas, métodos de elaboração inovadores, investimentos em um enoturismo contemporâneo e elegante. E o resultado é o reconhecimento da crítica e do consumidor. “Não queremos apenas vender. Nós queremos surpreender as pessoas com cada detalhe que envolve o vinho”, destaca.

Foto: Rafael Mognon

Marca registrada

Hoje, a Vinhedos Capoani se consolida como uma das principais boutiques de vinhos do Vale dos Vinhedos, com elaboração anual de 130 mil garrafas em um portfólio com 30 rótulos premium, entre vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e grappa. A vinícola também mantém um estoque estratégico de 200 mil garrafas, consolidando sua presença no mercado com consistência e qualidade. 70% das vendas são feitas de forma direta, no varejo da vinícola, localizado a poucos metros do acesso de Monte Belo do Sul – a maior parte dos visitantes vêm de SP, RJ, MG, SC, PR e RS. No mesmo local está a Trattoria Sagrantino, o restaurante da vinícola, único do Vale dos Vinhedos aberto nas segundas-feiras, e um garden, com vista para um lago, que atrai turistas de todo o Brasil.

A Capoani Vinhedos nasceu para desafiar o convencional. Boutique por essência, carrega no DNA a ousadia, o atrevimento e a sofisticação em cada rótulo. Não é qualquer um que decide apostar em uma única cor para vestir seus vinhos, espumantes e até cosméticos. A Capoani escolheu o azul turquesa — universalmente associado ao luxo, à exclusividade e à elegância — para envelopar sua identidade. Mais do que uma escolha visual, tornou-se sua marca registrada, transformando cada garrafa em objeto de desejo.

Foto: Rafael Mognon

Mais do que estética, a cor é uma declaração de identidade: cada garrafa é um convite a experimentar o vinho sob uma nova perspectiva — moderna, sofisticada e, acima de tudo, única. Do primeiro olhar à última taça, a experiência é disruptiva. E essa ousadia vai além da identidade visual. Está também no uso de variedades que fogem do lugar-comum, e em processos de elaboração não convencionais, que reinterpretam o vinho brasileiro com personalidade própria. Toda essa alquimia é gerida por Capoani, que conta com um trio de jovens enólogos: Franco Caldart Sartori (34), Cristian Berte Zeni (27) e Geovanne Scheeren (28). Para Noemir, não se trata apenas de querer ser diferente, mas de surpreender, sair da padronização e oferecer ao consumidor uma experiência que ele não encontra em nenhum outro lugar.

Se no campo a condução é 100% em espaldeira e a inovação está nos processos, no design e na atitude, a Capoani mostra que tradição e ousadia podem coexistir — e que o vinho também pode ser expressão de vanguarda. A vinícola conta hoje com 13 hectares de vinhedos próprios conduzidos 100% em espaldeira e também aposta em uvas de parceiros da Serra e da Campanha Gaúcha. Em 2026, a Capoani viverá um marco: a primeira safra vinificada em sua própria unidade.

Experiências

Foto: Rafael Mognon

No Complexo Capoani o visitante está livre para fazer suas escolhas. O local é um parador que posiciona o vinho como protagonista em um ambiente moderno cercado por um garden e um lago, além de contar com um restaurante que une os aromas e sabores da tradicional comida italiana com a contemporaneidade. Um dos grandes diferenciais do enoturismo da marca é que o visitante tem liberdade para escolher os rótulos que deseja degustar, fugindo dos tradicionais pacotes fechados.

A experiência se completa no Trattoria Sagrantino, restaurante comandado pelo chef Luis Fernando Trevisan, considerado o melhor avaliado do roteiro e único a abrir as portas nas segundas-feiras, proporcionando ainda mais conveniência aos visitantes.

Mais do que realizar um sonho de infância, Noemir Capoani imprimiu à vinícola toda a sua expertise do setor moveleiro. O design, a modernidade e o olhar industrial se entrelaçam com a cultura do vinho, resultando em uma marca que une inovação e sofisticação sem abrir mão da tradição.

Related Posts:

  • All Post
  • CONECTADO
  • DESTAQUES
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTINOS NACIONAIS
  • Home

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Instagram

Edit Template

© 2014-2024 Copyright