Día de los Muertos Festival, Corpus Christi, Texas. Crédito: Brand USA
A cena cultural dos Estados Unidos está efervescente e deverá atrair cada vez mais pessoas neste e no próximo ano. Segundo um estudo recente da Brand USA, mais de 70% dos entrevistados internacionais em 15 mercados globais afirmam que os EUA são um destino rico em cultura, com uma história marcante, museus de padrão internacional e bairros distintos.
“De museus renomados a festivais animados e arte urbana vibrante, a riqueza cultural dos EUA é incomparável. Cada experiência conta uma história de criatividade, comunidade e história”, disse Fred Dixon, presidente e CEO da Brand USA. “E com novos museus, exposições e celebrações culturais surgindo por todo o país, sempre há algo novo para descobrir, convidando os viajantes a se conectarem mais profundamente com o espírito dos Estados Unidos da América.”
ARTES
Exposições de destaque, museus de renome e novas inaugurações, arte pública e instalações, destaques arquitetônicos
Em breve
A Untitled Art estreia em Houston, Texas, em setembro de 2025, levando misturas de obras contemporâneas, galerias experimentais e instalações imersivas a um novo público na crescente cena artística texana.
Neste outono nos EUA (primavera no Brasil), a Bienal de Arquitetura de Chicago (setembro de 2025 a fevereiro de 2026), a maior exposição do gênero na América do Norte, retorna à Cidade dos Ventos. Os visitantes vão curtir gratuitamente exposições, palestras, performances e filmes na Bienal. Enquanto estiver na cidade, explore as casas em estilo Prairie de Frank Lloyd Wright ou faça um passeio de barco para ver o famoso skyline de Chicago.
Doze trolls em esculturas feitos com materiais reutilizados estarão no North Carolina Arboretum, em Asheville, Carolina do Norte, de 15 de novembro de 2025 a 17 de fevereiro de 2026. Criada pelo artista dinamarquês Thomas Dambo, “Trolls: A Field Study” mostra os jardins e trilhas do arboreto, onde cada troll (com 2,8 metros de altura) participa de um divertido “estudo de campo” sobre a vida humana.
Miami será o centro global da arte com a Art Basel Miami Beach, uma das feiras de arte contemporânea mais influentes do mundo. Ela retorna com sua edição mais ambiciosa até agora, reunindo cerca de 250 galerias de ponta de quase 50 países no Miami Beach Convention Center, de 5 a 7 de dezembro de 2025.
Na região dos vinhos (Santa Rosa, Califórnia), o Museu Charles M. Schulz celebra os 75 anos de humor em Peanuts com uma nova exposição em homenagem aos personagens adorados e seu charme atemporal.
Em Portland, o Portland Art Museum investiu US$ 111 milhões em renovações. Sua reabertura está prevista para o fim de 2025, somando mais de 8.800 metros quadrados de novo espaço, um pavilhão conectando edifícios históricos e uma nova galeria dedicada à arte negra.
Acontecerá em 2026
A Whitney Biennial retorna a Nova York em março de 2026 para sua 82ª edição, prometendo um retrato diverso da arte americana contemporânea, em todos os formatos.
No Smithsonian Institution, em Washington D.C., os amantes da fotografia não vão querer perder a “Photographic Memory: Fifty Years of Photography at the National Portrait Gallery”. A exposição, com abertura em maio de 2026, contará com mais de 100 obras que destacam a evolução da fotografia de retrato desde a era do daguerreótipo até os dias atuais.
O Lucas Museum of Narrative Art, em Los Angeles, está com inauguração prevista para 2026 em um campus de quase 50 mil metros quadrados no Exposition Park. Além disso, o Los Angeles County Museum of Art está finalizando uma grande reestruturação de seu campus principal, com as Galerias David Geffen, que atravessam a Wilshire Boulevard, previstas para abrir em abril de 2026. Também de volta em 2026, a Frieze Los Angeles, uma das principais feiras internacionais de arte, celebrando a cena cultural dinâmica da cidade e sua contribuição global à arte contemporânea, ocorrerá no Aeroporto de Santa Monica de 26 de fevereiro a 1º de março de 2026.
Em Boca Raton, Flórida, o Center for Arts & Innovation, com inauguração prevista para 2026, será um novo polo cultural dinâmico — com espaços de apresentação de última geração, galerias e estúdios projetados para inspirar criatividade e engajamento comunitário.
O Hip Hop Museum no Bronx Point, em Nova York, tem abertura prevista para 2026, como um tributo de 5.100 metros quadrados às raízes e ao impacto cultural do gênero.
Sempre Vale a Visita
Em Los Angeles, Califórnia, o Getty Center e a Getty Villa inspiram com seus cenários deslumbrantes no alto da colina, arte europeia e americana e jardins tranquilos.
Nova York segue como uma capital global das artes, com ícones de longa data como o The Metropolitan Museum of Art, a recentemente reaberta Frick Collection e o Museum of Modern Art, que oferecem aos viajantes acervos mundiais durante todo o ano.
O maior distrito de artes urbano contínuo do país, o Dallas Arts District abriga o Dallas Museum of Art, o Nasher Sculpture Center e inúmeros espaços de performance. O River North Art District (RiNo), em Denver, reúne elementos de estilo industrial, arte de rua, cervejarias artesanais e instalações vanguardistas.
O Arts District no centro de Los Angeles conta com grandes galerias como a Hauser & Wirth, enquanto o Arts District de Northeast Minneapolis celebra sua comunidade criativa com eventos regulares de estúdios abertos. Outros bairros notórios incluem o Station North Arts District em Baltimore, pioneiro na revitalização urbana por meio das artes; o East Market District (também conhecido como NuLu) em Louisville, Kentucky, com suas boutiques independentes e arte pública; e a Old City de Knoxville, onde mercados de artistas, murais e música animam as ruas históricas.
Em todo o país, ícones arquitetônicos consagrados continuam firmes. Em St. Louis, Missouri, o Gateway Arch — o monumento mais alto dos EUA — oferece vistas panorâmicas do Rio Mississippi e simboliza o design modernista. A Golden Gate Bridge, em San Francisco, Califórnia, segue como um dos marcos mais reconhecíveis do mundo, onde os visitantes podem caminhar, pedalar ou admirar as paisagens em passeios guiados. Em Washington, D.C., o National Mall abriga alguns dos memoriais mais emblemáticos da nação, onde a genialidade arquitetônica encontra o significado histórico — do Lincoln Memorial ao Washington Monument e ao Jefferson Memorial.
Santa Barbara oferece uma experiência arquitetônica diferente. Um tour autoguiado a pé revela o mundo fantasioso de Jeff Shelton, cuja abordagem imaginativa do estilo Revival Colonial Espanhol rompe com a tradição ao incorporar cores vibrantes, formas esculturais e detalhes lúdicos — redefinindo o visual clássico da costa central da Califórnia.
TRADIÇÕES CULTURAIS E PATRIMÔNIO LOCAL
Cultura regional e local, arte popular, patrimônio e experiências imersivas
Em breve
Em Atlanta, Geórgia, o National Center for Civil & Human Rights está adicionando duas novas alas (com exposições imersivas, salas de aula e espaço para eventos), com reabertura prevista para o outono de 2025.
Visite a Carolina do Norte no outono para festivais como a Cherokee Indian Fair, em outubro, que celebra a narrativa e o artesanato indígena.
O Dia dos Mortos (Día de los Muertos) é amplamente comemorado no final de outubro e início de novembro nos EUA, com uma das maiores celebrações ocorrendo anualmente no Hollywood Forever Cemetery, em Los Angeles, no sábado anterior a 2 de novembro.
Em Corpus Christi, Texas, o Festival do Día de los Muertos (atualmente em sua 18ª edição) ilumina o centro da cidade em 1º de novembro de 2025 com música latina ao vivo, dançarinos folclóricos, oferendas tradicionais (altares em homenagem a entes queridos falecidos) e uma exposição de arte com mais de 85 expositores. A celebração homenageia o rico patrimônio mexicano do sul do Texas e é considerada uma das melhores do país.
Previsto para 2026
Em Nova Orleans, Louisiana, as festividades do Mardi Gras 2026 se estendem de 6 de janeiro a 17 de fevereiro com desfiles, festas e bailes. Enquanto isso, Mobile, Alabama, abriga o Mardi Gras organizado mais antigo dos Estados Unidos, com celebrações também em fevereiro.
Em Indianapolis, Indiana, os visitantes poderão conferir a exposição Cowboy Couture no Eiteljorg Museum, de 26 de março a 2 de agosto de 2026, com foco no estilista Jerry Lee Atwood, natural de Indiana. Conhecido por seus “nudie suits” cravejados de strass, Atwood já criou peças para rappers, produtores musicais, DJs, atletas e outras celebridades. Além desta exposição, o Eiteljorg abriga uma das maiores coleções de arte indígena e do Oeste americano do país.
Santa Fe foi reconhecida como a “Capital Mundial da Moda Indígena” com dois grandes eventos que destacam estilistas nativos. A Native Fashion Week Santa Fe retorna em 2026, enquanto a tradicional SWAIA Native Fashion Week reúne quatro dias de desfiles, lojas temporárias e painéis promovidos pela Southwestern Association for Indian Arts. Essas plataformas celebram a criatividade indígena, consolidando Santa Fe como destino cultural e de estilo.
Sempre Vale a Visita
Em Denver, Colorado, o Denver Art Museum (DAM) comemora um século de valorização das artes indígenas. A exposição central, Sustained! The Persistent Genius of Indigenous Art, co-curada com membros das comunidades indígenas, explora a resiliência cultural por meio de temas como família, moda e cerimônia. Como parte da programação anual, o DAM também apresenta exposições individuais de artistas indígenas contemporâneos, como Kent Monkman e Andrea Carlson.
No coração do Distrito de Artes do centro de El Paso, Texas, o Chalk the Block celebra a cultura da região da fronteira com um concurso de arte em giz nas calçadas, sendo um dos maiores eventos do gênero na região. A uma curta viagem de carro, Marfa, TX, continua sendo um polo de instalações de arte contemporânea e eventos criativos durante todo o ano. Em San Antonio, TX, o Fiesta San Antonio celebra a diversidade cultural da cidade com desfiles e eventos culturais durante 10 dias em abril.
Em San Diego, o Balboa Park (o maior parque cultural urbano dos EUA) abriga mais de 17 museus e jardins exuberantes, oferecendo aos visitantes uma combinação de arte, história e natureza, tudo ambientado em uma impressionante arquitetura no estilo Spanish Colonial Revival.
Por todo o país, novas exposições, inaugurações marcantes e tradições culturais consagradas estão oferecendo aos viajantes novos motivos para explorar os Estados Unidos. Cada destino conta uma história — e visitantes de todo o mundo estão convidados a descobrir a alma criativa dos EUA. Para se inspirar e planejar sua viagem, acesse AmericaTheBeautiful.com.