Airbus A350-900. Foto: Divulgação Air France
Sistema no hub da Air France, na capital francesa, agiliza conexões e garante prioridade a passageiros com pouco tempo entre voos
Na 55ª edição do Paris Air Show (SIAE), realizada em junho, a Air France-KLM e o Groupe ADP anunciaram em parceria o Connect France, com o objetivo de aprimorar a experiência dos passageiros no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. E este verão europeu marca o lançamento da primeira iniciativa concreta: um sistema que prioriza passageiros em conexão em Paris, conforme o tempo disponível para realizarem a troca de voos.
Todos os dias, a Air France transporta até 140 mil clientes, sendo que quase metade realiza conexão no hub de Paris-Charles de Gaulle. Para facilitar o deslocamento desses viajantes pelo aeroporto, o Groupe ADP implementou um trajeto dedicado, agora com um sistema de sinalização multilíngue totalmente reformulado.
Embora a malha aérea da Air France seja otimizada para garantir conexões rápidas e eficientes – tanto para passageiros quanto para bagagens – imprevistos podem, por vezes, reduzir o tempo disponível para a troca de voos.
Com esta solução, quando o tempo de conexão fica abaixo de um determinado limite (por exemplo, 45 minutos para uma conexão entre Toulouse e Nova York JFK, chegando no Terminal 2F e partindo do Terminal 2E Hall K), um processo prioritário é automaticamente acionado para os passageiros envolvidos, sem que precisem tomar qualquer ação.
Como funciona:
- Até, no máximo, o momento da chegada do voo em Paris-Charles de Gaulle, os passageiros recebem um SMS e um e-mail informando que, devido ao tempo reduzido para chegar ao portão de embarque do próximo voo, eles têm direito a acesso prioritário nos controles de segurança e fronteira. Em breve, essa mensagem também será enviada por notificação no aplicativo da Air France e pelo WhatsApp.
- Ao chegarem aos pontos de controle, o cartão de embarque é escaneado e o prestador de serviços do Groupe ADP é automaticamente informado sobre a conexão curta. O acesso prioritário é, então, concedido.
O objetivo é reduzir o tempo gasto nos controles e garantir que os clientes cheguem ao portão a tempo. O sistema depende do compartilhamento de informações em tempo real entre a Air France, o Groupe ADP e seu prestador de serviços, incluindo:
- Tempo estimado de deslocamento a pé pelo aeroporto;
- Tempo necessário para passar pela triagem de segurança e pelos controles de fronteira, além do tempo de espera nesses pontos;
- Horário atualizado de partida do próximo voo.
Chamada Short Connection Pass, é a primeira implementação concreta do Connect France.
“Um mês após a assinatura do Connect France, esta iniciativa ilustra perfeitamente nossa ambição compartilhada com o Grupo Air France-KLM: otimizar o fluxo de passageiros e tornar Paris-Charles de Gaulle um hub ainda mais eficiente e atrativo. O Short Connection Pass é simples para o passageiro e eficaz operacionalmente, sendo um verdadeiro avanço na melhoria da experiência de viagem”, afirmou Régis Lacote, Vice-Presidente Executivo de Operações & Inovação do aeroporto de Paris-Charles de Gaulle.
“Apoiar nossos clientes e tornar sua jornada mais fácil é uma prioridade absoluta. O hub da Air France no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle já é o mais poderoso da Europa em termos de oportunidades de conexão. Graças a essa ação conjunta com o Groupe ADP, fortalecemos ainda mais seu apelo e reafirmamos nossa ambição de posicionar Paris-Charles de Gaulle entre os principais hubs do mundo”, declarou Alain-Hervé Bernard, Vice-Presidente Executivo de Operações e Carga da Air France.