A 2ª Festa Italiana de Santos promete transformar o Centro em um pedacinho do país europeu, com comidas típicas em estandes, música ao vivo e banda itinerante, atrações para toda a família, feira criativa, literatura, área kids e muita tradição.
Toda essa programação será realizada nos próximos dias 16 e 17, das 12h às 20h, no Parque Valongo (Centro Histórico), com entrada gratuita.
“A expectativa é muito positiva para a segunda edição da Festa Italiana, que celebra a tradição e a contribuição da comunidade para a Cidade. O evento, que vai homenagear diversas regiões da Itália, conta com apresentações musicais de qualidade, variadas atrações culturais e gastronomia especial. Com certeza, será uma grande festa, que vai transformar o Parque Valongo num pedacinho da Itália”, destacou Thiago Papa, secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo.
O Festival tem a proposta de homenagear a rica herança deixada pelos imigrantes italianos, que ajudaram a construir a identidade não somente da Cidade, mas do País. A escolha do Parque Valongo é simbólica. O local foi um dos principais pontos de chegada de imigrantes entre os séculos 16 e 19, e está diretamente ligado à história da imigração italiana no Brasil — cujos primeiros registros formais datam dos meados dos anos de 1870.
ACESSO
O acesso ao local pode ser feito através da nova Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, que faz a conexão entre a Rua XV de Novembro, 155 e o Armazém 4, atravessando a Rua Tuyuti – também revitalizada pelo Município – e a Avenida Perimetral. Ou pelo acesso de pedestres à travessia de barcas entre Santos e Guarujá, localizado próximo à Praça da República.
Organizada pela Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, em parceria com a Società Italiana di Santos, a festa é viabilizada por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com patrocínio da Sabesp e apoio da Costa Cruzeiros.
GASTRONOMIA
A culinária será um dos grandes destaques do evento, com pratos típicos de diferentes regiões italianas preparados por restaurantes e instituições locais. Cada estande homenageará uma parte da “Bota”, com cardápios representando regiões como Sicília, Toscana, Vêneto, Lazio, Calábria e outras.
LINHA DE ÔNIBUS GRATUITA
A Prefeitura disponibilizará uma linha de ônibus especial e gratuita com desembarque na Praça Mauá. Os embarques serão realizados no Gonzaga, próximo ao Hotel Atlântico (lado Ana Costa), das 12h às 17h, e em frente Centro Cultural da Zona Noroeste (Av. Afonso Schimidt s/nº) – Sambódromo -, das 12h às 17h. Os ônibus de retorno saem da Praça Mauá, das 14h às 20h.
ESTANDES GASTRONÔMICOS
- Società Italiana di Santos (Sicília)
- Babbo Américo (Puglia)
- Cantina di Lucca (Toscana)
- Cantina Liliana (Basilicata)
- Nonna Casa Italiana (Salerno)
- Osteria Santos Sabores (Lazio)
- Porto Gelato (Molise)
- Rei do Café (Vêneto)
- Santo Afonso Massas (Lombardia)
- Sapori della Nonna (Calábria)
- Vinhos e Tais (Piemonte e Emilia-Romagna)
PROGRAMAÇÃO
Palco principal
Sábado (16)
12h – Missa de abertura com padre Paolo
12h30 – Cerimônia oficial com autoridades
13h às 13h30 – Grupo Sinfônico POP Arte Viva, com Maestro Amilson Godoy e Lucas Degasperi
13h30 às 14h30 – Lucas Degasperi: Il Cuore che Canta
15h às 16h30 – Via Mari + Nino Fornaro: Itália Antiga & Pop Atual
17h30 às 19h30 – Leonardo Ribeiro: Il Giro d’Italia
Domingo (17)
12h às 13h30 – Sergio de Rosa e Banda
14h às 15h30 – Ricardo Bombarda e Teclados
16h às 17h30 – Harmomusical: Vivo per Italia
18h às 19h30 – Tributo a Eros Ramazzotti, com Enzo Schiani
Atrações paralelas
Atração itinerante – Banda Guzella: sábado e domingo, das 13h30 às 16h, circulando entre o Bulevar XV de Novembro e o Bulevar Aéreo.
ARMAZÉM 4
Área Kids (sábado e domingo)
12h às 19h – Brinquedos infláveis
14h às 18h – Escultura de balões com Juka Balões
14h às 18h – Maquiagem infantil
Feira de Economia Criativa
Feito em Santos Valongo: sábado e domingo, das 12h às 20h, com expositores locais de produtos artesanais e autorais
Conversa Literária com o jornalista e escritor santista Ronaldo Andrade
Sábado (16): das 12h às 18h
Domingo (17): das 14h às 19h