Parque Aldeia do Imigrante – Crédito: Carlos André Roani – Acervo PMNP
Cidade conta com estrutura adequada para o fluxo turístico em alta temporada
A realização da 52ª edição do Festival Internacional de Folclore (FIF) de Nova Petrópolis, que ocorre de 17 de julho a 3 de agosto, reafirma a vocação turística e cultural do Município serrano. O FIF transforma a cidade em um polo de celebração das tradições e diversidade cultural do Brasil e do mundo, com grupos de oito países, somando mais de 2000 dançarinos. Mais do que uma atração cultural, a programação movimenta a economia e reforça a cidade como um dos principais destinos turísticos do Estado. A expectativa é que o evento injete pelo menos R$ 4 milhões no trade do local.

Chegada a Nova Petrópolis – Crédito: Sabrina Schuster
De acordo com dados da Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, o Município recebe anualmente cerca de 500 mil visitantes, com projeção de chegar a 950 mil turistas em 2025, impulsionado justamente por eventos estratégicos como o Festival Internacional de Folclore. “Nova Petrópolis é um destino completo: acolhedora, charmosa e rica em cultura. Oferece atrações para todas as idades, experiências únicas de hospitalidade, paisagens naturais de tirar o fôlego e uma gastronomia de excelência. É um lugar para vivenciar, se encantar e voltar”, destaca Rodrigo Barbieri Sangali, secretário de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis.

Nova Petrópolis tem atrativos que fomentam o município como destino turístico
A estrutura turística da cidade está preparada para receber esse fluxo: são cerca de 1.700 leitos em hotéis, pousadas e hospedagens alternativas, além de mais de 30 estabelecimentos gastronômicos, entre restaurantes típicos, cafés coloniais e cervejarias artesanais. Durante o Festival, essa rede opera próxima de sua capacidade máxima.
O impacto direto do evento é perceptível nos negócios locais. De acordo com Marcelo Becker, presidente do Conselho Municipal de Turismo e gerente do tradicional Hotel Petrópolis, com 60 anos de tradição em hotelaria em Nova Petrópolis, a movimentação é sentida semanas antes da abertura oficial. “O Festival Internacional de Folclore é um evento de grande expressão que atrai turistas de diversas regiões do Brasil, coincidindo com o período das férias de inverno. Antes do início, já observamos uma ocupação em torno de 70%. Durante o Festival, esse índice sobe para cerca de 95%”, relata. Além da ocupação, o Festival contribui para o aumento da permanência média do turista, que chega a até três diárias. “O perfil do visitante nesse período é majoritariamente familiar, em busca de experiências culturais e momentos de lazer. Isso fortalece a imagem de Nova Petrópolis como um destino acolhedor e culturalmente rico”, completa Becker.

Biblioteca Pública Municipal – Flavia Azolin
O comércio também recebe esse impacto positivo impulsionado pelo Festival de Folclore. Márcio André Kny, sócio proprietário da Kny & Schwantes Tricot, celebra essa movimentação. “As malharias de Nova Petrópolis têm como característica principal a venda direta de seus produtos para os consumidores finais, sendo estes, em sua maioria, turistas. Nós somos positivamente impactados pelo FIF”, pontua. A valorização da cultura local impulsiona o consumo de produtos com identidade própria, fato que influencia nas vendas do setor. “Atributos como maquinários e matéria-prima para confecção de produtos únicos colocam a malha da cidade em destaque ao longo dos anos. Ela se diferencia nesses aspectos e permanece em destaque principalmente em períodos de grande movimentação turística”, acrescenta Márcio.
A gastronomia completa o circuito de atrativos – e de beneficiados pelo Festival. Sócia proprietária do Restaurante Lindenhof, referência em gastronomia alemã próximo ao centro da cidade, Juliane Loeser destaca a importância desse rico calendário. “É sempre bom para hotéis, restaurantes, comércio. Os eventos movimentam o município e o fluxo cresce com os turistas que vêm conhecer o Festival do Folclore, por exemplo”, diz.

Gastronomia NP – Mauro Stoffel
O 52º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, e com apoio da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV). Conta com patrocínio master de Dakota – ser linda é ser feliz e Sicredi Pioneira e patrocínio de Randoncorp, Banrisul, Gula Alimentos, Suibom, DGT Monitoramento, Cervejaria Edelbrau e Cervejaria Traum, além de apoio de Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, Digi Sonorizações, Eletrosom e Cristal Malhas.

Pôr-do-Sol no Ninho das Águias – Crédito Everton Porto
SERVIÇO
O quê: 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
Quando: de 17 de julho a 3 de agosto
Onde: Rua Coberta de Nova Petrópolis
Quanto: entrada franca
Programação completa e outras informações: Link