A colheita da uva em Mendoza não é apenas a época da colheita; É uma celebração enraizada no compromisso de trabalho e na riqueza coletiva. Conheça a Festa Nacional da Colheita, evento anual que cativa gente de todo o mundo
Foto: Reprodução/ Disfrutá Mendoza
É uma festa tradicional e popular que se realiza todos os anos e não só comemora o trabalho de cultivo e colheita da vinha, mas também presta homenagem ao respeito pela natureza e ao sacrifício de quem trabalha no processo de produção do vinho. A província, líder na indústria vinícola argentina com 70% dos vinhedos, transformou esta celebração em um espetáculo que cativa tanto turistas quanto locais, destacando a tradição de Mendoza.
A primeira Festa das Vindimas foi celebrada no dia 11 de abril de 1913, quando se realizou o Congresso da Indústria e Comércio, que terminou com um desfile de vindimadores e carros alegóricos. Mas só em 18 de abril de 1936 é que foi oficialmente instituído. Com o tempo, a celebração conheceu um crescimento notável, tornando-se um evento com projeção internacional e tem como palco principal o Teatro Frank Grego, um lugar único para todos os mendozanos, onde a música, a dança e o esplendor visual se unem.
Foto: Reprodução/ Disfrutá Mendoza
Durante a colheita da uva Mendoza acontece um intenso calendário de atividades e entre as celebrações mais marcantes estão:
- Bênção dos Frutos, acontece na Propriedade Gaúcha do Parque General San Martín.
- Vía Blanca e Carrusel desfilam pelas ruas centrais da cidade de Mendoza.
- Central Act, festa principal que acontece no Teatro Grego Frank Romero Day.