Passeios musicais pela cidade de Glasgow. Foto: © VisitScotland / Luigi Di Pasquale
Do amanhecer ao anoitecer e à noite, há uma enorme variedade de coisas para fazer em Glasgow durante cada hora da sua viagem. Glasgow é o lar de algumas das melhores atrações culturais da Escócia e o melhor de tudo é que a maioria delas é totalmente gratuita!
Você pode facilmente passar o tempo explorando os diferentes bairros e aproveitando as incríveis lojas, restaurantes e atrações de Glasgow. Talvez você explore a cena musical de Glasgow em um passeio a pé pela cidade ou descubra inúmeros tesouros em seus fantásticos museus e galerias de arte?
1 Trilha Mural do Centro da Cidade
Trilha Mural do Centro da Cidade de Glasgow. Foto: © VisitScotland / Kenny Lam
Uma das atrações mais famosas de Glasgow é a arte de rua do centro da cidade. Siga este percurso para admirar estas obras de arte urbana que animam muros e recantos do centro da cidade. Veja criações de destaque de artistas de rua aclamados como Ali Wyllie, Art Pistol e Ejek, incluindo o Spaceman em New Wynd de Wyllie e Recoat, ao lado dos fantoches de sombra de mão incrivelmente realistas encontrados na passagem subterrânea de Cowcaddens por Rogue-One. A trilha também apresenta outros exemplos famosos da arte de rua de Glasgow, incluindo o realista Four Seasons na Ingram Street e os vibrantes murais emoldurados pelos arcos ferroviários na Clyde Street.
2 O Museu e Galeria de Arte Hunterian
O Hunteriano. Foto: © VisitScotland / Luigi Di Pasquale
O museu público mais antigo da Escócia é um esplêndido templo das maravilhas da arte, da ciência e da história. Há muito para ver aqui, mas entre suas vastas coleções, as exposições imperdíveis incluem uma galeria permanente dedicada ao Muro de Antonino: a fronteira final de Roma, uma das melhores coleções do mundo das obras de James McNeill Whistler, obras de arte icônicas, incluindo o Entombment de Rembrandt , objetos relacionados com descobertas e avanços científicos revolucionários, e uma infinidade de espécimes zoológicos, paleontológicos e geológicos, e muito mais.
3 Galeria de Arte e Museu de Kelvingrove
Exterior do Museu e Galeria de Arte Kelvingrove. Foto: © VisitScotland / Kenny Lam
A Galeria de Arte e Museu de Kelvingrove é uma das galerias de arte e museus mais visitados do mundo, abrigando uma incrível variedade de 8.000 exposições que abrangem desde um Spitfire da Segunda Guerra Mundial até o hipnotizante Cristo de São João da Cruz, de Salvador Dalí. Descubra esqueletos de dinossauros, armaduras medievais, obras impressionantes dos antigos mestres holandeses, impressionistas franceses e coloristas escoceses. Outros destaques incluem Sir Roger the Elephant, uma taxidermia medindo 10,5 pés de altura e uma das exposições mais populares de Kelvingrove. É sem dúvida um dos melhores lugares para se visitar em Glasgow.
4 Casa para um amante da arte
Casa para um amante da arte. Foto: VisitScotland
Glasgow é sinônimo do nome de Charles Rennie Mackintosh. O seminal arquiteto, designer e artista escocês deixou um legado que pode ser visitado em vários locais, incluindo a House for an Art Lover. Este elegante retiro rural no Bellahouston Park foi construído de acordo com os desenhos elaborados por Mackintosh para um concurso de design em 1900. Deleite-se com o interior deslumbrante que faz uso engenhoso da luz natural e do espaço, repleto de belas artes. A casa acolhe regularmente exposições de arte no seu soberbo restaurante, onde pode jantar ao ar livre nos meses de verão.
5 Jardim Botânico de Glasgow
Jardim Botânico de Glasgow. Foto: VisitScotland
Passeie por 50 acres de parque arborizado no coração do extremo oeste do Glasgow Botanic Gardens e visite o Kibble Palace, uma magnífica estufa vitoriana com estrutura de ferro forjado repleta de samambaias exóticas. Entre nas outras 11 estufas amenas para ver orquídeas raras e uma impressionante coleção de begônias. Se lhe apetecer esticar as pernas, pode seguir o caminho até chegar ao passeio ribeirinho. Isso proporciona uma rota pitoresca pela cidade em direção ao Parque Kelvingrove e ao museu e galeria de arte.
6 Museu Ribeirinho
Museu Ribeirinho. Foto: VisitScotland
Este é ótimo para as crianças. Às vezes descrito como o ‘Guggenheim de Glasgow’, o Riverside Museum é o premiado museu de transportes de Glasgow, instalado em um edifício maravilhoso projetado pela aclamada arquiteta Zaha Hadid. Dentro, você encontrará um tesouro de 3.000 exposições que remontam aos velhos tempos do transporte, com tudo, desde bondes e ônibus agitados até motores a vapor e carros antigos reluzentes em exibição. Atracado do lado de fora está a principal exposição, o Glenlee, uma barca de três mastros lançada em 1896 e um dos únicos cinco veleiros construídos no rio Clyde ainda flutuando.
7 Parque Rural Pollok
Casa Pollok, parque rural Pollok. Foto: © VisitScotland / Kenny Lam
Abrangendo mais de 360 acres, o Pollok Country Park oferece um refúgio natural na periferia sul da cidade. O que o torna especial são os rebanhos de gado das Terras Altas, criados no local desde 1830, que você pode avistar quase assim que entra no parque. Siga a rede de caminhos marcados através de clareiras florestais, jardins e parques tranquilos. Você também pode visitar a Coleção Burrell, que abriga uma impressionante coleção de obras de Rodin, Degas e Cézanne, bem como arte medieval tardia, chinesa e islâmica. Pare para comer alguma coisa no Edwardian Kitchen Café. A Coleção Burrell também recebeu recentemente o Prêmio Museu do Ano 2023, então planeje sua viagem agora!
8 Teatro Cinético Sharmanka
Teatro Cinético Sharmanka. Foto: VisitScotland
Entre no estranho e maravilhoso mundo das esculturas cinéticas no Sharmanka Kinetic Theatre. Uma verdadeira joia escondida, este local mágico semelhante a uma loja de brinquedos abriga ‘brinquedos’ que são melhor descritos como peças de arte de instalação. Maravilhe-se enquanto eles ganham vida para encenar apresentações teatrais em um cenário de música emocionante e iluminação sincronizada. As histórias vão encantar crianças e adultos, celebrando a força do espírito humano e o círculo da vida.
9 Passeios musicais pela cidade de Glasgow
A música tem sido o coração de Glasgow, como a jornalista musical Fiona Shepherd sabe muito bem. Junte-se a ela ou a um de seus colegas aficionados por música em uma variedade de passeios a pé pela herança musical de Glasgow. Ao longo do caminho, pise em locais sagrados onde bandas icônicas, DJs e outros grandes artistas se destacam, desde o lendário Barrowland Ballroom até o King Tut’s Wah Wah Hut. Você não encontrará melhor introdução a uma das cenas musicais mais vibrantes e diversificadas do mundo.