A arte koguei é uma manifestação da cultura popular japonesa, que envolve a criação manual de objetos a partir de elementos da natureza. 150 artistas de todo Brasil participam da exposição, que será inaugurada no dia 05 de outubro, comemorando os 130 anos da Amizade entre o Brasil e o Japão e os 70 anos do Bunkyo
Em um ano repleto de significados históricos e culturais, a Exposição Anual de Arte Koguei Bunkyo chega a sua mais recente edição reunindo 291 obras de artistas selecionados, além das obras dos jurados, artistas convidados e membros da comissão organizadora.

A mostra, que será realizada na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), celebra duas importantes datas: os 70 anos da fundação do Bunkyo e os 130 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Mais do que uma exposição, o evento é um elo vivo entre gerações de artistas e o legado cultural nipo-brasileiro.
A exposição reúne trabalhos das diversas modalidades da Arte Koguei como cerâmica, oshibana-ê, arte têxtil, papel, madeira, metal, entre outras, revelando a riqueza técnica e a diversidade de expressões presentes no cenário artístico nikkei.
Nessa edição, a artista homenageada é a ceramista Kimi Nii, reconhecida por sua trajetória marcante na cerâmica contemporânea e por seu papel como ponte entre a tradição japonesa e a arte brasileira, expressando com sensibilidade o diálogo entre culturas e a busca contínua pela forma e essência. A exposição receberá sua obra “Ilhas”, uma instalação que nasceu a partir de uma viagem de avião rumo a Paraty, cuja imagem marcante foi traduzida em sua criação.
Este ano, de 203 inscrições recebidas, totalizando 537 obras, foram selecionadas 150 para participar da exposição, com 291 obras. Para a seleção dos trabalhos, foram convidados os renomados artistas Hisako Kawakami, Kenjiro Ikoma, Kimi Nii e Sonia Bogaz e a pesquisadora e mestre em cultura japonesa, Keiko Nishie, para compor a Comissão de Jurados.
“Será uma excelente oportunidade para conhecer a beleza das artes manuais, expressas por várias técnicas japonesas, tanto tradicionais quanto contemporâneas. Neste ano temos a ceramista Kimi Nii como artista homenageada, trazendo muita conexão com o espírito da arte koguei, unindo a tradição e a inovação, à força e delicadeza em suas obras”, comenta Luciane Higashi, presidente da comissão organizadora.
A Comissão de Jurados selecionou dois artistas que receberão o Prêmio Koguei Bunkyo 2025. Cada artista receberá a quantia de R$ 5.000,00: John Alexander Uribe Rosas com as obras “Coração”, “Espada” e “Dança de Crescimento” e Patrick Nicholas Korb com a obra “O Punk”.
E como parte do compromisso com a inclusão, será criado um espaço tátil que oferece uma experiência sensorial por meio de materiais como cerâmica, papel washi, madeira, flores e folhas secas. O ambiente incluirá descrições em braile, promovendo uma vivência mais autônoma e significativa.
Palestras e workshops, com a participação do embaixador do Japão no Brasil Teiji Hayashi
A exposição também contará com palestras e workshops de artistas
convidados, que visam enriquecer a experiência do público e promover o intercâmbio entre artistas e visitantes. Serão momentos de compartilhamento de técnicas, processos criativos e reflexões sobre a prática artística.
Palestras e workshops confirmados:
- Workshop de sumiê (Embaixador do Japão no Brasil Teiji Hayashi);
- Palestras: ceramista Kitaro Suenaga, artista Erik Entalhe, historiadora Keiko Nishie;
- Bate-papo com os artistas premiados: Patrick Korb e John Uribe;
- Workshops de shibori (Alice Yokote), washiê (Luiza Okubo), marchetaria (Iara Neves), shippo-yaki (Junko Tanizaki) e sashiko (Gabriela Massuda).
- As palestras e bate-papos serão gratuitos e os workshops pagos, incluindo todo o material a ser utilizado.
Serviço
Ministério da Cultura e Bunkyo apresentam: 55ª Exposição de Arte Koguei Bunkyo
De 05 a 19 de outubro de 2025
Segunda a sexta, das 12h às 17h | Sábados e domingos, das 10h às 17h
Espaço Cultural Bunkyo – Rua Galvão Bueno, 596 – Liberdade – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Informações: artekoguei@bunkyo.org.br
Instagram: @artekoguei.bunkyo | @bunkyodigital
Realização: Ministério da Cultura / Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo / Comissão de Arte Koguei Bunkyo
Patrocínio: Café Fazenda Aliança e Yakult
Apoio: Fundação Kunito Miyasaka e Fast Braille
Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo