Berlin Panorama Prenzlauer Berg. Foto: c GettyImages_spreephoto.de
- Ímãs de entretenimento de classe mundial: Cirque du Soleil e show no Friedrichstadt-Palast
- Eventos de basquete, verão francês, reabertura da cripta de Hohenzollern, design e jogos na capital
- A cidade da liberdade celebra a sua segunda Semana da Liberdade de Berlim
- 100 anos da Semana Verde e muito mais: um calendário repleto de feiras e conferências de importância internacional
Berlim será uma das cidades mais vibrantes da Europa em 2026. De espetáculos, eventos esportivos internacionais e exposições de arte a novas atrações e um calendário repleto de feiras e conferências, os visitantes de Berlim podem esperar uma programação extremamente atraente.
Berlim, com seu entretenimento de primeira classe, apresenta novos destaques: o Cirque du Soleil apresenta Alizé , seu primeiro espetáculo permanente na Europa, no Theater am Potsdamer Platz. A produção combina arte, magia e uma narrativa envolvente, reforçando a reputação de Berlim como uma metrópole cosmopolita e internacional do entretenimento. Um novo e grandioso espetáculo está em cartaz no Friedrichstadt-Palast: em ” Blinded by Delight “, mais de 100 artistas transportam o público para um mundo onírico no maior palco de teatro do mundo.
Grandes momentos esportivos:
Em 2026, Berlim receberá a elite mundial do basquete. Quando o Orlando Magic enfrentar o Memphis Grizzlies no NBA Berlin Game 2026, em 15 de janeiro, na Uber Arena, a Alemanha vivenciará seu primeiro jogo da temporada regular da NBA. Paralelamente à partida, o “NBA House” acontecerá de 9 a 11 de janeiro no Uber Eats Music Hall, um festival gratuito e interativo para fãs de basquete que encantará o público com lendas da NBA e uma programação para jovens, com mais de 2.500 participantes. De 4 a 13 de setembro, outro grande evento esportivo acontecerá: a Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA 2026. Sob o lema “Hora do Jogo Dela”, as melhores jogadoras de basquete do mundo competirão pelo título da Copa do Mundo na Uber Arena e no Max-Schmeling-Halle – um forte sinal para o esporte feminino.
Destaques artísticos e culturais:
Um dos destaques culturais de 2026 será a reabertura da cripta Hohenzollern na Catedral de Berlim. Após seis anos de reforma, a cripta de 1.500 metros quadrados, que abriga 91 caixões da família Hohenzollern, estará novamente acessível ao público. A reabertura será celebrada com um dia de portas abertas em 28 de fevereiro e uma missa festiva em 1º de março.
O verão francês continua: em parceria com o Centre Pompidou, a Neue Nationalgalerie apresenta a primeira grande exposição da obra do escultor Constantin Brancusi na Alemanha em mais de 50 anos, de 20 de março a 9 de agosto – incluindo uma reconstrução parcial de seu ateliê parisiense. De 22 de maio a 27 de setembro, a Alte Nationalgalerie dedica uma grande exposição especial ao marchand de arte Paul Cassirer , com mais de 100 obras-primas do impressionismo francês. Entre elas, obras de Monet, Degas e Cézanne. De 1 a 3 de maio, mais de 50 galerias abrem suas portas para o Gallery Weekend Berlin , apresentando arte contemporânea. Exposições interativas e imersivas estão se tornando cada vez mais importantes: cerca de 20 museus em Berlim oferecem cenários perfeitos para selfies e momentos de arte digital. Mais exposições imperdíveis em Berlim.
E, claro, o verão cultural também acontece ao ar livre. O Carnaval das Culturas, de 22 a 25 de maio, a Staatsoper für alle (Ópera Estatal para Todos) em 24 de maio, a Fête de la Musique em 21 de junho e o Festival Classic Open Air, de 9 a 12 de julho, trazem música à cidade. Cinemas ao ar livre, teatros ao ar livre e o concerto da Filarmônica de Berlim no Waldbühne em 27 de junho também fazem parte da programação tradicional ao ar livre. O Festival Internacional Pop-Kultur 2026 acontecerá de 24 a 29 de agosto, com a Kulturbrauerei e o silent green como principais espaços para concertos, palestras e leituras.
Design, jogos e uma nova atração para fascinar os visitantes com o mundo marinho
Em 2026, Berlim celebrará seu 20º aniversário como Cidade do Design da UNESCO. Mais de 30.000 empresas criativas fazem da cidade um dos polos de design mais vibrantes do mundo – da moda sustentável a espaços de inovação aberta como o CityLab Berlin. Festivais como a Berlin Design Week e o DMY Design Festival, museus de design, espaços de arte urbana e passeios pelos bairros mostram a diversidade da cena. Eventos especiais estão planejados para o ano do aniversário, incluindo o DesignDays.Berlin em setembro, o novo festival de design de interiores, arquitetura e design.
No segundo semestre de 2026, Berlim ganhará um novo centro para jogos, e-sports e cultura digital com a House of Games . Com mais de 15.000 metros quadrados, o espaço em Friedrichshain oferecerá locais para exposições, conferências, torneios e experiências interativas.
O final de 2026 será marcado pela inauguração da Torre Estrel : o arranha-céu de 45 andares será o hotel mais alto da Alemanha – um lugar espetacular para se hospedar, trabalhar, se reunir e fazer networking. Haverá espaços para eventos e coworking, além de um restaurante com bar panorâmico.
Em Lichtenberg, um centro de experiências marinhas de última geração chamado ” Ocean Berlin ” está em construção. No centro do projeto, encontra-se um aquário de 7,5 milhões de litros com peixes predadores. Formatos inovadores de comunicação combinam entretenimento, educação e compromisso com o mar, adicionando mais uma atração familiar à oferta de Berlim.
Segunda Semana da Liberdade de Berlim na cidade da liberdade
Após o sucesso da estreia em novembro de 2025, Berlim – a cidade da liberdade – planeja mais uma Semana da Liberdade de Berlim em 2026, uma semana de eventos que tomará conta da cidade, dedicada à liberdade, à democracia e aos direitos humanos. O ponto alto da semana será a Conferência Internacional da Liberdade de Berlim, em 10 de novembro de 2026, que reunirá vozes engajadas da política, da sociedade civil e da cultura. Para marcar o 37º aniversário da queda do Muro de Berlim, a capital alemã se tornará mais uma vez um palco internacional para ideias corajosas, debates abertos e visões compartilhadas. Estão previstos eventos culturais, workshops e formatos interativos para todas as gerações – abertos tanto a berlinenses quanto a visitantes internacionais. A Semana da Liberdade de Berlim cria um espaço para diálogo e encontros em um lugar que representa o valor da liberdade como nenhum outro.
Destaque de Berlim, a metrópole das feiras e congressos: 100 anos da Semana Verde
O calendário de feiras e congressos da capital também está repleto de eventos. De 16 a 25 de janeiro, a Semana Verde Internacional de Berlim celebrará seu centenário. O que começou em 1926 como uma exposição agrícola local se transformou na principal feira mundial de alimentos, agricultura e horticultura, reunindo regiões do mundo e tendências culinárias. Na feira, a visitBerlin apresentará “Crafted in Berlin”, uma gama diversificada de produtos locais, todos fabricados em pequenas empresas artesanais e fábricas de Berlim.
Outras datas importantes incluem o 37º Congresso Alemão de Câncer, de 18 a 21 de fevereiro; a 60ª ITB , SuperReturn International, de 8 a 12 de junho; a ILA Berlin, de 10 a 14 de junho; a Berlin Brettspiel Con, de 10 a 12 de julho; a IFA Berlin, de 4 a 8 de setembro; e a 30ª InnoTrans, de 22 a 25 de setembro. O escritório de convenções visitBerlin Berlin também celebrará seu 25º aniversário no verão. A instituição tem o compromisso de posicionar a capital como um destino de conferências sustentável e inovador. O site oferece uma vasta gama de informações para organizadores de eventos.
Berlim lidera os rankings
A capital alemã é uma das dez melhores cidades do mundo, uma das metrópoles mais sustentáveis do planeta, a Maratona de Berlim é a mais popular da Europa e Berlim é a principal cidade europeia para música ao vivo; mais detalhes aqui.
Uma visão geral de todos os destaques para 2026 pode ser encontrada aqui e as novas inaugurações em Berlim aqui .




