100 anos da independência da Finlândia

País inaugurou Consulado em São Paulo reforçando a importante relação com o Brasil. Feira Escandinava celebra a data com exposição de fotos e vídeos

1117 fin2

Helsinki. Foto: Lauri Rotko

 

Neste ano, a Finlândia comemora 100 anos de independência e democracia contínua. O país tornou-se autônomo há 208 anos com a formação do Grão-Ducado da Finlândia em 1809. No ano de 1906, constituiu seu parlamento que trouxe desde as primeiras eleições abertas e livres realizadas em 1907, uma série ininterrupta de eleições democráticas que já dura 110 anos. Foi o primeiro país do mundo a conceder direitos políticos plenos tanto a homens quanto a mulheres; logo em seu primeiro parlamento, 19 dos 200 membros eram mulheres. A posição das mulheres permanece forte até hoje, com a Finlândia ocupando o 3º lugar em qualidade de gênero no âmbito mundial.

 

O respeito à liberdade de expressão e às leis do parlamento faz da Finlândia, o 2º país menos corrupto do mundo. Quando se trata de liberdade de imprensa, o país ocupa o 1º lugar. É a mais alfabetizada de todas as nações e disponibiliza serviços de saúde e educação do mais alto nível a todos os seus 5,5 milhões de habitantes.

 

Mais de 70% do território finlandês é composto por florestas e águas, 188 mil lojas oferecem água boa para consumo e o país tem o 3º ar mais limpo do mundo. “De muitas maneiras a Finlândia é o país, mais verde e mais limpo da Terra e pretendemos mantê-la assim. Tudo isso faz da Finlândia um ótimo lugar para viver, visitar e fazer negócios. Não só somos o país mais funcional do mundo, mas também temos a melhor qualidade de vida da União Europeia, somos o 5º colocado no relatório de felicidade mundial”, destacou Markku Virri, embaixador da Finlândia no Brasil. 

 

De acordo com Virri, os pilares que sustentam a Finlândia são o sistema de educação, inovação de alto nível, infraestrutura muito funcional, aproveitamento altamente qualificado da informação e tecnologias ambientalmente sustentáveis. “Nós dizemos o que fazemos, e fazemos o que dizemos, é por isso que a Finlândia é o país mais funcional do mundo e o aperto de mão finlandês é o mais confiável”, afirmou o embaixador.

 

Os mercados globais são importantes para o crescimento econômico do país e as relações comerciais com o Brasil baseiam-se na celulose e papel, silvicultura, mineração setor de energia, tecnologia de comunicação e construção naval, e nos últimos anos, áreas de cooperação, tecnologias limpas, bioeconomia e educação. No momento, a Finlândia está à procura de parcerias nas áreas de telecomunicações e digitalização.

 

O Brasil é o maior parceiro comercial da Finlândia na América do Sul, e para estreitar ainda mais as relações bilaterais entre os dois países, na semana passada, foi inaugurado o Consulado da Finlândia em São Paulo, pelo Ministro de Assuntos Econômicos da Finlândia durante sua visita ao Brasil. Antes, havia apenas um Consulado Honorário na cidade.

 

Quem estiver na cidade de São Paulo pode conhecer um pouco mais desse país exemplar na Feira Escandinava, que acontece até hoje no Esporte Clube Pinheiros. A feira traz uma exposição de fotos e vídeos sobre a Finlândia, além de mercadorias oriundas de todos os países nórdicos. Há desde bebidas, chocolates, biscoitos, doces, caviar, bacalhau, embutidos, utensílios para cozinha, cristais, objetos de decoração, cama e mesa, brinquedos, geleias, condimentos, enlatados, até alimentos sem glúten e dietéticos.

 

 

Feira Escandinava

Rua Tucumã, 36 – esquina com a Av. Brigadeiro Faria Lima no bairro do Jardim Paulistano.

Data e horário: 7 de novembro, das 11h às 22h e 8 de novembro, das 10h às 20h.

A entrada é franca. 

Related Posts:

  • All Post
  • CONECTADO
  • DESTAQUES
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTINOS NACIONAIS
  • Home

© 2014-2024 Copyright