Lobby Grand Mercure Curitiba Rayon. Crédito da foto: Estanis Neto

 

Celebrado desde 1974 em 5/6, o Dia Mundial do Ambiente é o mais conhecido no âmbito da ação ambiental e climática, envolvendo governos, empresas de vários setores econômicos, organizações sem fins lucrativos e pessoas que se mobilizam em prol da concentração de esforços e difusão de boas práticas em relação à temática ambiental.

 

No Grand Mercure Curitiba Rayon, um dos endereços-referência em hospitalidade hoteleira de Curitiba, no Paraná, além das efetivas contribuições ao meio ambiente, as iniciativas adotadas também resultam na economia de recursos financeiros. É o caso, por exemplo, da implantação, em junho de 2021, do redutor de vasão de água em chuveiros e torneiras de todos os apartamentos, áreas comuns e área de back office do empreendimento.

 

Com investimento inferior a R$ 3 mil, naquele ano, a média de consumo passou de 1,35 para 0,83 metros cúbicos mensais, resultando em uma economia de 37% na fatura desde então. Em números absolutos e considerando a mesma média de consumo, 187 mil litros de água e R$ 62 mil foram economizados ao longo destes 36 meses.

 

Para além da economia financeira, Fernando Kanbara, gerente-geral do Grand Mercure Curitiba Rayon, reforça a importância da iniciativa e sua integração a outros projetos que já estão na rotina operacional do empreendimento. "Para além de matar a sede e garantir condições básicas de saneamento, a água é fundamental na produção de alimentos, por exemplo. Exatamente por isso, fizemos questão de nos associar a um projeto que olha de forma muito especial para a parte de alimentos e bebidas", diz, referindo-se à parceria do hotel com o Composta +, que atua na reciclagem e transforma resíduos orgânicos em adubo orgânico. Hoje, mensalmente, 2.000 litros de resíduos orgânicos vão para a destinação adequada e mais de 50 toneladas de lixo produzidos pelos restaurantes Garbo e Hai Yo já seguiram para compostagem desde 2021, quando foi iniciada a parceria.

Pin It