Resort no sul da Bahia promove ações de conscientização ambiental e integração com a comunidade local e vê qualidade dos serviços disparar

 

trilhaecocanabrava

 Trilha ecológica. Foto: Divulgação

 

Em 2022, o Cana Brava Resort instituiu suas primeiras políticas de EGC (Estratégia de Governança Corporativa). Os investimentos iniciais em cursos e capacitação para líderes logo deram lugar a um Comitê de Sustentabilidade, que hoje atua ativamente na pesquisa e implantação de iniciativas de ESG. O turismo sustentável tem ganhado destaque: segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo de 2022, 75% dos viajantes ao redor do mundo pretendem escolher opções sustentáveis para suas próximas viagens. É no quesito engajamento, contudo, que o Cana Brava ganhou força, adotando práticas sustentáveis e de impacto social pensadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O resort viu a qualidade de seus serviços aumentar proporcionalmente ao quão expressivas eram suas iniciativas.

 

O sucesso das ações voltadas para seus hóspedes - educativas, interessantes e divertidas – foi quase instantâneo. A iniciativa "Praia Limpa", com palestras sobre reciclagem seguidas por caminhadas em grupo para coletar resíduos nas praias de Ilhéus, e a trilha até a aldeia tupinambá Taba Jairy, guiada pelo próprio líder do povoado, passaram a proporcionar aos hóspedes imersão e integração com a comunidade e com a natureza local. "As famílias se divertem. São atividades que pais e filhos, casais, avós e netos, realizam juntos, aproveitam a região e ainda impactam positivamente o meio ambiente. Não imaginávamos que ia ser tão bem recebido, e não tinha como ser melhor", lembra Tio Well, responsável pelo esporte e lazer do resort. "Depois disso, nosso objetivo se tornou implementar cada vez mais iniciativas com esse potencial de diversão e conscientização".

 

Enquanto isso, a responsabilidade ambiental também chama a atenção de hóspedes e afeta positivamente a comunidade local. O uso cada vez maior de energia solar para abastecer o resort, além de ser amigável com o meio ambiente, reduz despesas mensais, permite a alocação investimento nos equipamentos de lazer e garante eletricidade de maneira confiável a todo o resort; a política de redução de desperdício de alimentos e redução de resíduos orgânicos ajuda a manter a saúde do ecossistema da região. "É o nosso compromisso enquanto empresa, e a consequência disso é o retorno também para a comunidade. Nós dependemos de tudo que nos rodeia para receber hóspedes e oferecer uma experiência incrível. Percebemos que precisávamos aliar responsabilidade ambiental, responsabilidade com as pessoas, e hóspedes", ressalta Ana Carolina D'El-Rei, responsável pelo Comitê de Sustentabilidade do resort.

 

É por isso que as parcerias com entidades locais também se tornaram importantes para o Cana Brava. O resort passou a promover um mutirão anual de doação de sangue entre seus colaboradores, voltado para o reabastecimento dos estoques do Hemocentro de Ilhéus. O Cana Brava também dá cabo a um programa de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social que acaba por empregar uma boa parte destes no próprio resort – tudo em parceria com a ONG Amigos Solidários.

 

Vale lembrar que a conexão com a natureza foi o principal motivo para 25% das viagens domésticas realizadas a lazer no Brasil nos últimos anos, segundo o Boletim do Turismo Doméstico de 2022. Na visão de Maitê Teixeira, Gerente Comercial do resort, "o Cana Brava está atento às mudanças do mercado e percebeu que o perfil do viajante no Brasil mudou - e assim o resort também vem se adequando, entendendo o seu papel enquanto empresa de adotar medidas mais sustentáveis e de impacto positivo no meio ambiente e na comunidade".

 

Pin It