Em uma jornada inovadora em direção à sustentabilidade, o Capril do Bosque, uma pequena fazenda familiar localizada em Joanópolis, interior de São Paulo, apresenta seu primeiro doce de leite produzido de maneira completamente ecológica. A empreendedora local Heloisa Collins, investiu em um biodigestor HomeBiogas 7.0, tecnologia de origem israelense distribuída no Brasil pela BioMovement. O resultado? Um doce de leite totalmente sustentável, onde o biogás gerado a partir do esterco das cabras é integralmente utilizado no processo de produção.

 

O Capril do Bosque é uma referência nacional na arte dos queijos de cabra artesanais e autorais. Com mais de 40 anos de expertise, construiu uma reputação impecável ao produzir queijos naturais e premiados, conquistando medalhas de Ouro e um Troféu Super Ouro no prestigiado Prêmio Mundial do Queijo do Brasil 2022. Inspirados no terroir da Mantiqueira Paulista, seus queijos são uma verdadeira expressão do local. Pioneiros na produção de queijos finos desde os anos 90, foi uma das primeiras fazendas a oferecer queijos de sabores complexos no Brasil.

 

Agora, que implantou a tecnologia, a fazenda expande seus horizontes sustentáveis para além do plantio, apresentando um doce de leite, produzido de maneira eco-friendly. O biogás gerado pelo biodigestor é utilizado como fonte de energia para todo o processo de produção, desde o aquecimento até a esterilização das embalagens, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa e os custos com energia.

 

De acordo com Heloisa, o investimento representa um passo importante em direção à sustentabilidade econômica e ambiental. “Com o HomeBiogas podemos transformar o esterco das cabras em uma fonte de energia limpa e renovável, contribuindo para um futuro mais verde e consciente", afirma.

 

O equipamento converte resíduos orgânicos, como esterco animal, restos de comida e resíduos agrícolas, em biogás para cozinhar e em fertilizante líquido para horta. Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e os custos com aterros sanitários, o uso do biodigestor também contribui para a segurança energética e a autonomia das comunidades rurais.

 

Um HomeBiogas 7.0 é capaz de produzir o equivalente a 2,5 botijões de gás de 13kg (GLP) por mês, além de promover a economia circular, gerindo os resíduos orgânicos, cerca de 60kg por dia no Capril do Bosque, e produzindo o equivalente a 1.800 litros de fertilizante líquido natural no mês. Com uma instalação simples e operação intuitiva, o biodigestor pode ser facilmente integrado às atividades diárias de uma fazenda, proporcionando benefícios econômicos, ambientais e sociais. Dessa forma, também está contribuindo com 13 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e positivamente para vários indicadores do ESG.

 

A iniciativa do Capril do Bosque não apenas promove a produção de alimentos sustentáveis, mas também inspira outras fazendas e comunidades a adotarem práticas mais ecológicas em suas operações. Também com foco renovado na saúde do solo e na conservação dos recursos naturais, essa parceria representa um verdadeiro compromisso com o futuro da agricultura e do meio ambiente.

 

Atualmente, o fogão fica próximo à ordenha para aproveitar a energia e esquentar a água para limpeza, pois é essencial manter esse ambiente extremamente limpo. Mas também é possível utilizar o biogás para outras produções que levam horas no fogo. O doce de leite é um exemplo disso e tenho desejo de colocar em prática a receita de um queijo feito de soro de leite, ainda inédito na fazenda, cozinhando com o biogás. Mas a produção comercial vai depender também de conversas com o nosso sistema de inspeção", conta Heloisa sobre planos futuros com o biogás.

 

Pin It