No coração da Serra Gaúcha, a 855 m acima do nível do mar, uma cidade com 34.410 habitantes (IBGE) e 237 Km² de extensão brindados pela natureza com paisagens encantadoras, povo hospitaleiro e empreendedor, agraciado por um clima diferenciado, que chega a registrar temperaturas negativas e até mesmo neve no inverno. Essa é Gramado, que chegou aos 60 anos de emancipação política com fama nacional e internacional em turismo. Não por acaso, a Serra Gaúcha figura como terceiro destino turístico preferido no país, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, encomendada pelo Ministério do Turismo.

 

O nome da cidade está relacionado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. Ao chegarem no topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes, encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Há outros que acreditam que a origem do nome da cidade se deve ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.

 

A colonização é europeia, iniciada por imigrantes lusos, em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que mantém as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. Tamanha diversidade só vem a tornar a cidade ainda mais encantadora, pois o resultado dessas misturas pode ser encontrado ainda hoje, na culinária variada e na arquitetura do município.

 

As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.

 

O município de Gramado foi criado pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara. Ao longo destes anos, a cidade desenvolveu uma ampla e qualificada infraestrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a serra gaúcha entre os três do Brasil. São 143 hotéis, pousadas, albergues, campings e motéis (Conforme Censo dos Meios de Hospedagem da Região das Hortênsias 2013, idealizado pela VISÃO - Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias); cerca de 11.500 leitos;1164 empresas comerciais, 244 indústrias; 140 bares e restaurantes (Conforme Secretaria de Turismo de Gramado) capazes de atender mais de 10 mil pessoas simultaneamente.

 

Gramado garante qualidade de vida aos seus moradores e visitantes, contando com um hospital equipado com UTI e serviço de emergência 24 horas, SAMU, sete postos de saúde com atendimento gratuito e um serviço de pronto atendimento da Unimed. Os baixos índices de criminalidade contribuem para a tranquilidade dos que escolhem Gramado para viver ou passear, além do mais, há duas delegacias da Polícia Civil e o destacamento da Brigada Militar, para garantir a segurança.

 

Em frente ao Palácio dos Festivais, a Rua Coberta é um local charmoso com bares e restaurantes servindo também como palco de grandes eventos culturais e turísticos da cidade. Ao passo que a Borges de Medeiros é a avenida mais antiga de Gramado, na qual foram erguidas as primeiras construções de madeira dos colonizadores. Hoje, a principal rua da cidade, foi revitalizada para se transformar no mais novo cartão postal da cidade. Ao longo de seus mais de 50 anos, a pequena rua se tornou na "Avenida Borges", com 2 Km de extensão, que concentra as principais lojas, restaurantes e tantas outras atividades, que fazem dela um shopping a céu aberto, com produtos de alto padrão de qualidade. A rua, que antes tinha extensão limitada e chão batido, se consolidou como destino certo e muito fotografado por milhares de visitantes que vêm para a cidade acompanhar eventos consagrados do município.

 

A descoberta do turismo de negócios como nicho de mercado, levou o município a construir uma invejável estrutura para abrigar todos os tipos de atividades. São dois centros de eventos, o Gramado Serra Park e o ExpoGramado, que juntos somam 35.000 m² de área e possuem infraestrutura suficiente para abrigar grandes feiras. Hotéis também apresentam centros de convenções com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates. Além desses, o Palácio dos Festivais também pode servir de auditório e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul construiu seu próprio Centro de Eventos e Treinamentos no município.

 

Aliás, foram os grandes eventos que deram visibilidade a Gramado. Como é o caso do Festival de Cinema, que promove o cinema latino e brasileiro. O Festival de Cinema de Gramado é um evento genuinamente gramadense, contando com o envolvimento da comunidade na sua realização e nunca deixou de ser promovido, mesmo nas piores fases que o país passou nessas 42 edições. Oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema/Inacen em janeiro de 1973, o Festival do Cinema Brasileiro de Gramado teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante a Festa das Hortênsias, entre 1969 e 1971. O entusiasmo da comunidade artística nacional, da imprensa, dos turistas e dos gramadenses fez com que todos se engajassem num movimento com o objetivo de transformar a iniciativa num evento de caráter oficial. Foi assim que a Prefeitura Municipal de Gramado, a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e de Educação e Cultura do Estado saíram em defesa da ideia e a tornaram realidade.

 

Pelo pioneirismo e respeito que desfruta no cenário cultural brasileiro, em maio de 2006, o Festival de Cinema de Gramado, que ocorre desde 1973 de forma ininterrupta, foi reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural Gaúcho, proposta aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado. Através de Lei Estadual, o Festival de Cinema de Gramado integra o Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, reconhecimento a um espaço que se tornou indispensável para a divulgação, promoção e incentivo da produção cinematográfica Brasileira.

 

O Natal Luz é outro exemplo do pioneirismo de Gramado na promoção de eventos. Mais de 50 espetáculos, alguns dos quais inéditos e de nível internacional, como o Show Nativitaten, que acontece no Lago Joaquina Rita Bier, com efeitos de som, luz, fogo, águas dançantes e fogos de artifício, compõem a festa natalina. A comunidade é parte do espetáculo, participando dos Desfiles de Natal na Avenida Borges de Medeiros, enfeitando pinheirinhos na Tannenbaumfest ou decorando suas casas e vitrines. O Natal Luz também inovou no Brasil utilizando as garrafas PET na decoração, promovendo a reciclagem dos materiais no embelezamento da cidade. Em Gramado, o clima natalino vai de novembro a janeiro. O Natal Luz faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural Gaúcho, desde novembro de 2008, não só pelo movimento religioso cristão que representa, mas também pelo desenvolvimento do turismo e da economia regional proporcionada pela programação que dura 60 dias e recebe mais de 800 mil turistas.

 

A Páscoa em Gramado - Chocofest leva suas atrações para as avenidas e vias da cidade, tendo como palco principal a Rua Coberta, denominada Universo dos Coelhos. Destaque para as 'Pérgolas Musicais e Interativas', áreas da Avenida Borges de Medeiros que se transformam em palcos para apresentações, intervenções musicais e personagens do mundo infantil, que interagem com os visitantes. Outra atração é a 'Parada de Páscoa - Um Chocoamor a Terra', grande desfile que mostra como crianças e adultos podem contribuir em prol da sustentabilidade do planeta. O evento conta também com um Desfile de Moda em Chocolate, exposição e leilão de ovos de Páscoa e, por fim, um espetáculo musical teatral circense, chamado 'O Universo Verde na Terra dos Coelhos'. Já o tom religioso da Páscoa em Gramado fica por conta do Gramado Aleluia, que encena a Paixão e Morte de Cristo com duas atrações: Procissão dos Passos e Via Crucis.

 

O Festival de Gastronomia, idealizado em 2007, veio para somar um novo atrativo ao rico roteiro turístico e gastronômico da cidade, reunindo grandes personalidades da culinária nacional e internacional. Os melhores profissionais da área demonstram o talento e a criatividade através de eventos variados como festins, oficinas e workshops. O capítulo de vinhos e espumantes é um dos destaques do Festival, reunindo o melhor da produção vinícola do Estado e das mais afamadas marcas mundiais. Na programação estão incluídos ainda o Tour Gastronômico, Concurso de Melhor Cozinheiro Chef, degustação de vinhos e espumantes, e de cerveja. Além de toda a programação cultural com apresentação de peças teatrais, shows musicais, dentre outros.

 

Gramado Fantasia: São cinco dias de folia que reúnem gramadenses e visitantes em três espaços: no Centro de Eventos e Convenções ExpoGramado, Clube Minuano e Sociedade Gramadense. Gramado consegue aliar diversão e tranquilidade em um mesmo espaço. As festas acontecem agitando foliões e colorindo a cidade, que entra no clima do carnaval, mas ao mesmo tempo, Gramado é espaço para quem busca descanso. Na época do carnaval os locais mais procurados são sempre as praias, onde a folia é maior. Porém muitas pessoas preferem utilizar o carnaval como opção de descanso, e procuram locais calmos para passar o feriado. Alguns hotéis de Gramado e agências de viagem da cidade oferecem pacotes para quem quer subir a Serra e mesclar momentos para aproveitar o Carnaval, desligar-se da rotina e recarregar as baterias.

 

A pujança do homem do campo, que preserva mais fortemente a herança dos colonizadores, é valorizada na Festa da Colônia. Os costumes do interior tomam conta do centro da cidade, através da estrutura fixa no Centro de Eventos ExpoGramado com 3.500 m² construídos em uma área de 20 mil m², com amplo estacionamento, que abriga o evento. A programação inclui bandinhas alemãs, corais e danças típicas alemãs e italianas, bem como a característica culinária, feita pelos próprios colonos gramadenses. Tamanha riqueza inspirou a criação dos roteiros de agroturismo, a grande pedida em passeios turísticos pela região, onde o turista entra em contato direto com os usos e costumes do interior.

 

A agroindústria tem grande destaque na economia local, uma vez que emprega famílias inteiras, de imigrantes italianos e alemães em sua maioria, em mais de 233 empresas artesanais ou semi-artesanais que produzem mel, geleia, vinho, queijo, graspa, pão caseiro e cuca. Um detalhe da atividade econômica local é a utilização de matéria prima da própria região, como a madeira, o couro e os produtos coloniais. Atualmente existem mais de 114 indústrias no setor de móveis, 29 fábricas de chocolates, dezenas de malharias e outra centena de empresas que trabalham na construção civil, um dos setores mais rentáveis do município. Mais de 300 artesãos fazem parte da associação municipal da classe, sendo que 100 famílias dependem exclusivamente desta atividade econômica. Ainda assim, 90% da receita de Gramado é proveniente da atividade turística.

 

Não é só chocolate e frio que garantem o sucesso de Gramado. A cidade toda é uma constante atração. Embalada por eventos o ano todo, ela é um destino obrigatório para quem pretende fazer uma boa viagem.

 

Em 2009, através de um grande investimento, a Prefeitura Municipal de Gramado adquiriu o Centro de Eventos ExpoGramado. De lá para cá, o espaço recebeu eventos dos mais variados portes, que trouxeram à Gramado milhares de visitantes. O espaço conta com 13.000 m² de área construída e amplo estacionamento. Além de congressos, convenções, fóruns e feiras, o ExpoGramado recebe também espetáculos culturais, como por exemplo, os shows dos astros Luan Santana e Paula Fernandes. O espaço também é palco para um dos mais importantes eventos do município: O Gramado Fantasia (Carnaval), que reúne em duas noites por ano mais de 10 mil pessoas.

 

Roteiros de Agroturismo

 

Graças a um intenso planejamento do poder público somado a organização das comunidades rurais, Gramado abriu seu interior para o turismo rural há pouco mais de três anos. Destacando a cultura e a preservação ambiental, o Agroturismo tornou-se uma atividade auto-sustentável em três diferentes roteiros:

 

“Tour no Vale”

 

No roteiro “Tour no Vale”, você vai conhecer uma das localidades de belezas naturais mais exuberantes em Gramado: a Linha 28. Morros de intensa vegetação, rios e cachoeiras compõem o cenário que você vai conhecer durante o passeio. Além disso, você conhece propriedades rurais, fica sabendo como se produz vinho caseiro.

“Raízes Coloniais”

 

O roteiro “Raízes Coloniais” leva você à Linha Bonita e Linha Nova, localidades onde se originou a cidade de Gramado. Lá você será recebido pelos descendentes dos primeiros colonizadores italianos e alemães e ficará conhecendo a essência da nossa cultura. Arquitetura e culinárias típicas são as principais atrações.

 

“O Quatrilho”

 

“O Quatrilho” reserva surpresas encantadoras. Vales e riachos compõem o cenário das localidades de Campestre do Tigre e Tapera, onde viveram os protagonistas do filme “O Quatrilho”, que mantém ainda hoje a Igreja na qual eram realizados os matrimônios dos casais. Uma família italiana da região se encarrega de demonstrar a produção artesanal do vinho e da graspa e uma família alemã reserva momentos de muito prazer ao receber para o “Typiches Kaffee”, café típico alemão. Além de deleitar-se com cucas, geleias, pães, linguiças e outros produtos caseiros.

 

Os passeios têm saídas diárias em frente à Casa do Colono, junto a Praça das Comunicações de Gramado em um ônibus típico colonial.

 

Atrações de Gramado

 

Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis – RS 235) - Construção de 1973, em estilo bávaro, visando dar boas vindas aos visitantes.

Pórtico (Entrada Via Taquara – RS 115) - Construção em estilo normando realizada em homenagem à colonização alemã.

Belvedere – Vale do Quilombo - Na Avenida das Hortênsias, uma paisagem que se descortina diante dos olhos do expectador. Os 850 m de altitude parecem uma oração de amor e suavidade, onde o ser humano se integra na criação.

Mini Mundo - Criado pela família Höppner em 1981, nele funciona a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, na Dinamarca. Rua Horácio Cardoso, 291. Horário de funcionamento: Todos os dias, 10h às 17h

Site: www.minimundo.com.br

Igreja São Pedro- Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras em perfeita harmonia arquitetônica. Avenida Borges de Medeiros, 2.659.

Horário de funcionamento: diariamente, 7h às 20h

Igreja do Relógio - Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB). Seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização, sobre um bouquet de hortênsias é um dos cartões postais de Gramado. Rua Martin Lutero, s/n.

Horário de funcionamento: 8:30h às 11:30h e das 13:00h às 18:00h

Palácio dos Festivais - Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. Rua Borges de Medeiros, 2.697.

Sessões de Cinema: sexta, sábado, domingo às 20:30h (nos meses de janeiro, fevereiro e julho, todos os dias da semana).

Rua Coberta - Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros a Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva. Centro. 

Praça Major Nicoletti - Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, a praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade. Av. Borges de Medeiros, em frente à Igreja São Pedro.

Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel - Caminhos repletos de flores, hortênsias, bosques, numa área de 72.000 m². A mansão Knorr, localizada no centro do Parque, exibe uma das primeiras construções em estilo bávaro da região, debruçada sobre o vale e hortênsias. É onde Papai Noel mora o ano todo. Rua Bela Vista, 353.

Site: www.papainoel.com

Centro Municipal de Cultura - Reúne várias atividades de cunho cultural, como o Museu Municipal Professor Hugo Daros, Museu de Artes, Museu do Festival de Cinema, além do Arquivo Histórico Municipal e salas para cursos, palestras, oficinas teatrais, artísticas e literárias. Fica as margens do Lago Joaquina Rita Bier, no Gramado Parque Hotel, complexo que foi adquirido pela Prefeitura para ser o novo Centro de Cultura de Gramado.

Centro Municipal de Cultura II - Lá se encontra a Biblioteca Municipal Cyro Martins, que possui sala especial infanto-juvenil. No mesmo local situa-se também a Secretaria de Cultura de Gramado. Rua São Pedro, 369 – fundos

Centro Municipal de Cultura III - Várzea Grande

Espaço totalmente dedicado à valorização da cultura da comunidade. Possui três salas de apoio e auditório com 98 lugares destinados para reuniões, palestras, teatro e cinema, além de biblioteca para pesquisa. Inaugurado no dia 02 de Julho de 2004. Av. do Trabalhador, 900 – Várzea Grande.

Kur Estação das Águas

O Kurotel, uma referência mundial em saúde desde 1982, oferece o Day Spa: É o Kur Estação das Águas e Spa, onde você pode passar o dia ou apenas algumas horas desfrutando das águas térmicas, do bistrô com alimentação saudável e das diversas terapias, em um ambiente descontraído e com a qualidade internacional KUR. Rua Nações Unidas, 533, Bavária.

Clinipel Hotel – Empório & Spa

Mais um estabelecimento voltado à saúde e bem-estar. Além do hotel, o empreendimento oferece um Spa e uma série de tratamentos estéticos. O Empório de Cosméticos apresenta sabonetes, aromatizadores, perfumes, hidratantes e uma série de produtos com essências encantadoras. Rua Reinaldo Sperb, 108 A – Centro.

Teatro Elisabete Rosenfeldt, com capacidade para 360 pessoas, no prédio onde está instalada a Câmara Municipal de Vereadores, e no mesmo espaço em que se encontram a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Municipal Cyro Martins. Rua São Pedro, 369.

Museu Tradicionalista Rodeio Velho - O Museu Tradicionalista apresenta mais de mil peças gauchescas, onde se aprende um pouco mais sobre a cultura e os costumes do Rio Grande do Sul. Rua Augusto Zatti, 55.

Prefeitura Municipal - Cartão postal de Gramado e exemplo típico da arquitetura gramadense. Apresenta no alto o brasão do município, esculturado em madeira policromada, com acabamento em lambrequins e uma pintura bem harmoniosa, resgatando as etnias locais. Av. das Hortênsias, 2.029.

Praça das Etnias – Composta por uma casa italiana, uma alemã e outra portuguesa, em homenagem aos colonizadores de Gramado. Ainda oferece lazer e entretenimento em um pergolado repleto de vegetação. Av. Borges de Medeiros.

Casa do Colono – Local onde são comercializados produtos típicos produzidos no interior da cidade. A casa do Colono se encontra na Praça das Etnias.

Rótula das Bandeiras - Situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, presta uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do “Kikito”, o cobiçado troféu que representa o “Deus do Bom Humor”, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado. Praça Leopoldo Rosenfeldt.

Lago Joaquina Rita Bier - Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000 m², num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. Foi construído a pás e picaretas. O lago é embelezado com uma pequena ilha. Rua Leopoldo Rosenfeldt.

Lago Negro - Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Porém, a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido. Rua A. J. Renner.

Museu do Perfume - Fragram– Fábrica, loja e museu. Possui uma exposição de cerca de 450 frascos de clássicos da perfumaria mundial e outras curiosidades, como um teste psicológico que orienta na escolha do perfume pessoal. Além disso, o visitante pode assistir a um vídeo com duração de cinco minutos com informações gerais e curiosidades sobre o mundo do perfume. Avenida das Hortênsias, 3.662.

Museu de Cera - Traduzindo para o bom português Dream Land significa terra do sonho, e aí está uma definição para o único museu de cera de América Latina, e o primeiro museu de cera ambientado do mundo. O Dream Land que leva esse nome, pois de fato encaminha as pessoas para um mundo de sonhos, onde personalidades se encontram, sendo elas póstumas ou não. O museu inaugurou em Gramado, no final do ano de 2009. Nomes como Elvis Presley, Elton John, Mell Gibson e Brad Pitt estão em exposição no local desde a inauguração do museu, porém, novidades são constantes na “Dream Land”, e quem visitar a terra do sonho agora, encontrará novas réplicas, que vão desde astros do terror, à personagens marcantes de filmes de ação e aventura. Avenida das Hortênsias, 5.507.

Museu do Chocolate - A Prawer oferece ao turista uma visita de lazer e cultura sobre o mundo do chocolate. Além da história da Prawer, a primeira fábrica de chocolate caseiro do Brasil, você pode conhecer elementos históricos e curiosidades sobre o cacau, fabricação e consumo do chocolate. Av. das Hortênsias, 4.100.

Hollywood Dream Cars - A mais linda exposição de carros antigos do Brasil. Nela pode-se sentir e viver o clima da emoção e nostalgia do glamour de Hollywood, dos anos dourados das décadas de 50 e 60, além de conhecer maravilhosas motos antigas, das mais famosas marcas, restauradas em grau de perfeição. Av. das Hortênsias, 4.151.

Museu das Pedras Preciosas - Exposição de mais de 500 pedras semi preciosas, ametistas, ágatas, opalas e geodos encontradas no Rio Grande do Sul e outras regiões do Brasil e exterior. Av. das Hortênsias, 3.570.

Harley Motor Show- Museu de Motos - Primeiro espaço temático em toda a América Latina inteiramente dedicado aos apaixonados pelas motos Harley Davidson. Numa área de quase 1.000 m², apresenta mais de 20 motos Harley Davidson incrivelmente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras preciosidades até os mais modernos e atuais modelos. Entre as mais marcantes atrações do Harley Motor Show está uma moto idêntica à vista no filme “Sem Destino” (Easy Rider, 1969), além de máquinas iguais às usadas pela polícia rodoviária federal e à polícia do exército. Há ainda uma Night Road, que foi projetada em parceria com a Porsche, e outros modelos dos anos 20 aos anos 70 do século XX. Av. das Hortênsias, 5.507.

Green Land - O GREEN LAND é uma oportunidade de contato com a natureza. Lá se encontra um lago com lodo terápico, contato com os animais, emoção nas trilhas suspensas e na ponte pênsil. Neste lugar a natureza mostra a sua beleza de forma segura proporcionando diversão a adultos e crianças. Rua Bela Vista, 353 – Parque Knorr.

Paintball Adventure - Equipados com máscaras, coletes e marcadores que lançam bolas de tinta coloridas, bio degradáveis, em um divertido jogo de ação, no qual duas equipes competem com o objetivo de atingir e eliminar os adversários. Campestre do Tigre, s/n.

Gramadozoo - O parque da Serra Gaúcha não é apenas um espaço turístico recreacional. O Gramadozoo traz um novo conceito para o segmento. Bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental são os pilares que norteiam as atividades do empreendimento. No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. Com vista magnífica dos vales, o restaurante do Gramadozoo, em formato de oca indígena, tem capacidade para atender mais de 200 pessoas. O parque conta ainda com exclusiva loja de produtos que valorizam a fauna brasileira, onde parte do valor arrecadado é revertido para pesquisa e conservação de espécies ameaçadas de extinção. RS 115, Km 35.

Super Carros - Com a proposta de realizar o desejo de muitas pessoas que sonham em um dia dirigir um super carro, a Dream Cars aportou em Gramado. A empresa coloca ao alcance de todos a possibilidade de dirigir nada mais, nada menos do que ícones do automobilismo mundial como a Ferrari F360 F1, o Camaro SS, o Dodge Challenge e a réplica do Shelby Cobra. Já para quem prefere apreciar a paisagem tranquilamente, também é possível aproveitar um passeio na corona de um desses carros dos sonhos. Av. das Hortênsias, 4.151.

Vinícola Ravanello - A Vinícola está instalada em prédio de 1.300 m² e equipada com o que há de mais avançado em tecnologia de elaboração de vinhos de alta qualidade. Dispõe de espaço Gourmet com capacidade para 60 pessoas em 160 m². É a primeira vinícola de vinhos finos de Gramado. RS 235, sentido Nova Petrópolis.

Parque Gaúcho - No dia 14 de novembro de 2011, mais um grande atrativo foi lançado na cidade Jardim das Hortênsias. O Empresário Marcos Gomes, que é proprietário do GramadoZoo, inaugurou o Parque Gaúcho, primeiro parque temático do mundo que conta a história do gaúcho. Nele, o visitante mergulha no universo tradicionalista, resgatando a história do gaúcho, seus usos e costumes e, dentro deste contexto, dos animais crioulos. O Parque é aberto com o Memorial Gaúcho, que resgata peças que fizeram parte do dia-a-dia do gaúcho na sua formação e evolução. Além do Memorial, o espaço possui um belo restaurante temático, que faz o resgate das receitas genuinamente gaúchas e tem capacidade para 400 pessoas, uma Arena de lidas campeiras, Herbário com plantas usadas pelos gaúchos no passado e no presente, Horta Orgânica, animais das raças crioulas, Mangueira para apresentação das lidas gaúchas, espaço para apresentações artísticas, Galpão Mirim, que resgata as tradições e brinquedos gaúchos, além de um espaço para exposições e mostras de arte crioula. O empreendimento tem 120.000 m², sendo que 6.000 m² são de área coberta. RS 115 Km 35 – Bairro Várzea Grande.

A Mina - Uma viagem fantástica ao interior da terra, sensações únicas, conhecimento, novas energias, cultura e as magníficas cores que a natureza proporciona. Uma viagem inesquecível por mais de 80 metros de túneis cravados de pedras preciosas.

Endereço: RS 235 - Km 31 (a 2km do pórtico de Gramado - sentido Nova Petrópolis)

Museu do Piano - Aqui se encontram pianos nacionais e importados de várias marcas e modelos, e tem acesso também à Sala Mozart, onde frequentemente são realizadas apresentações e concertos. Rua Horácio Cardoso, 370.

Museu Medieval - Brasões e Cutelaria em Geral - A volta ao período medieval é a principal característica desse atrativo turístico, onde o visitante encontrará brasões, cutelarias (facas), armas, espadas, elmos (armaduras), machados, mapas e pinturas medievais. Rua Júlio Encke, 115.

Cristais de Gramado - Um showroom de produtos feitos em cristal, onde se pode conhecer o processo artesanal de fabricação de cristais. RS 115 – km 37 (próximo ao pórtico de entrada da cidade).

Kartódromo – Pista, que é única na região, possui 611 metros de comprimento e sete metros de largura. Acesso pela RS 235, km 31.

Gramado Golf Club- Considerado um dos mais belos campos de golf do Brasil, é rico em araucárias e possui vegetação abundante. Topografia em altiplano, lagos, grama natural, bar e restaurante. Estrada Mato Queimado.

Mundo Encantado - Parque temático com miniaturas em movimento, mostrando a arquitetura, o modo de vida das pessoas e toda a beleza natural de nossa região no começo da colonização. São quatro ambientes, em 500 m² totalmente cobertos, que retratam nos cenários os costumes dos pioneiros italianos, alemães, colonizadores de nossa região. Avenida das Hortênsias, 2.400.

Snowland - Localizado em Gramado, na Serra Gaúcha, o Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. Isso mesmo, só existem outros parques cobertos e com neve de verdade na Inglaterra, Holanda, Alemanha, Dubai, China, Nova Zelândia e Coréia do Sul. Além de ser o primeiro do continente, o Snowland tem uma peculiaridade em relação aos demais, que são todos voltados para a prática de esportes na neve. Ao ingressar no parque, o visitante transporta sua imaginação para um charmoso vilarejo alpino ao sopé de uma montanha de neve. Um lugar incrível, onde pessoas de todas as idades tem a oportunidade de experimentar a sensação única de ver a neve pela primeira vez. O parque oferece diversas atividade na neve para todas as idades e gosto, incluindo várias atrações na neve, esporte da neve (Esqui, Snowboarding, e Airboard) área de alimentação diversas lojas no vilarejo alpino e muito mais. RS 235, 9009

 

DISTÂNCIAS DE GRAMADO

  • Canela: 7 km
  • São Francisco de Paula: 47 km
  • Caxias do Sul: 70 km
  • Porto Alegre: 115 km
  • Torres: 320 km
  • Florianópolis: 433 km
  • Curitiba: 654 km
  • Montevidéu: 935 km
  • São Paulo: 1.066 km
  • Buenos Aires: 1.155 km
  • Ribeirão Preto: 1.285
  • Rio de Janeiro: 1.435 km
  • Belo Horizonte: 1.600 km
  • Vitória: 1.800 km
  • Brasília: 1.970 km
  • Salvador: 2.900 km
  • Recife: 3.600 km

 

Fontes: Ministério dos Transportes

DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes

 

Pin It