Foto: Cesar Tropia

 

A 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte também será uma oportunidade para a Belotur dar mais um passo em direção à implementação de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG), e que serão colocadas em prática no festejo. Durante o período junino, serão realizadas diversas ações ESG, como a gestão adequada dos resíduos, a inclusão e promoção de oportunidades para grupos vulneráveis, o plantio de árvores, entre outras iniciativas.

 

"Desde o mês de junho, a Belotur tornou-se a primeira empresa municipal de turismo do Brasil a aderir à rede do Pacto Global, juntando-se a um seleto grupo de 43 organizações do setor público. Ao entrar para a rede, a sustentabilidade será protagonista nos projetos da empresa municipal, visando uma Comunicação de Progresso que destaque nossos avanços na área. O Arraial de Belo Horizonte surge como uma oportunidade única para aplicarmos essas práticas sustentáveis, contribuindo para um mundo mais equilibrado, saudável e socialmente justo. Em conjunto com outras secretarias municipais, esta edição do evento focará efetivamente nessas iniciativas, trabalhando para promover a sustentabilidade em todas as suas vertentes", afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

 

Uma das iniciativas que será realizada durante o Arraial de Belo Horizonte é o 'Bosque dos Quadrilheiros', uma parceria entre as quadrilhas, a Belotur e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para plantio de mudas. As árvores serão plantadas na Avenida Antônio Carlos, em ação que conscientiza sobre a importância da preservação ambiental e promove o reflorestamento da região. Outro importante projeto que será colocado em prática no período junino é o 'Controle de Compensação de Carbono', que consiste na criação de um inventário detalhado que irá identificar as emissões de carbono geradas durante o evento, com o objetivo de desenvolver soluções que ajudem a reduzir a quantidade de gases poluentes liberados durante o festejo.

 

Além disso, a Belotur, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana, planejou uma ação envolvendo os catadores da cidade. O foco será o recolhimento de recicláveis durante o evento no Mineirinho, com o objetivo de assegurar que os resíduos sejam descartados de forma correta.

 

Com o objetivo de combater assédios e agressões contra mulheres e a população LGBTQIAPN+, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) promoverá, na próxima sexta-feira (12), um treinamento especial para capacitar os profissionais envolvidos no Arraial de Belo Horizonte com objetivo de identificarem situações de risco no evento e a prestarem suporte adequado às vítimas. Participarão da capacitação seguranças, produtores, comerciantes, servidores públicos, entre outros. Além disso, está sendo preparado um espaço especial de redução de danos no Mineirinho para atendimento imediato de ocorrências relacionadas a essas questões.

 

Para assegurar a inclusão de todos os participantes, haverá intérpretes de Libras no evento, tornando-o mais acessível para pessoas com baixa ou nenhuma audição. Outra iniciativa de grande importância será a implementação do 'Protocolo Quebre o Silêncio', com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da violência contra mulheres nos espaços de lazer da cidade. Além disso, a Guarda Municipal distribuirá adesivos de campanhas contra a importunação sexual, especialmente contra mulheres e meninas menores de idade.

 

Já tradicional no festejo, a Feira Economia Solidária, oferecerá ao público uma variedade de produtos locais, incluindo peças de vestuário, artesanato e produtos de beleza. A iniciativa não só promove a economia local, mas também contribui para a geração de renda na cidade.

 

Com essas ações e operações planejadas, o Arraial de Belo Horizonte de 2024 promete ser um evento sustentável, inclusivo e seguro para toda a comunidade.

 

Arraial de Belo Horizonte

 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 45ª edição em 2024, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com a colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da rede de Supermercados Mart Minas, rádio oficial Liberdade FM e emissora oficial TV Globo em Minas, parceria com o Mercado Central e apoio técnico da Comissão Junina Mineira.

 

Trabalhado a partir da ideia de uma 'Experiência Junina Completa', a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

Pin It