Evento cultural e gastronômico movimenta o fim de semana com exposição de produtos e outras atividades na Praça Júlio César de Campos, no centro de Parelheiros

 

Festival do Cambuci tem diversos produtos artesanais para o público. Foto: Daniel Deák/ SPTuris.

 

O Polo de Ecoturismo de São Paulo, no sul da cidade, recebe a 14ª edição do Festival Cultural e Gastronômico do Cambuci no próximo fim de semana, dias 11 e 12 de novembro. O evento já tradicional acontece na Praça Júlio César de Campos, no centro de Parelheiros, com diversas atrações.

 

Serão dois dias com exposição e comercialização de produtos artesanais dos produtores locais e também do estado de São Paulo, com opções variadas de alimentos, bebidas, geleias, doces e artesanatos. Empreendedores do Polo de Ecoturismo apresentarão seus produtos, trazendo o Cambuci como ingrediente de sanduíches, cerveja, cachaça, bombons, sorvetes, creme hidratante, e até estampado em peças de roupa.

 

O cambuci é uma fruta nativa da Mata Atlântica e da Serra do Mar paulista, rica em tanino, com propriedades antioxidante e anti-inflamatória que combatem o envelhecimento precoce.

 

Animais como a anta, a paca e a maritaca também alimentam-se da fruta, abundante no Polo de Ecoturismo de São Paulo – que envolve Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé –, e tornou-se um dos símbolos da região.

 

O Cambuci, a estrela do festival. Foto: Daniel Deák/ SPTuris

 

As atrações são para toda a família e também haverá apresentação de música ao vivo. A programação no sábado (11/11) vai das 10h às 22h e, no domingo (12/11), das 9h às 18h.

 

Atrativos próximos

 

Para quem vai participar do Festival do Cambuci, existe a possibilidade de conhecer alguns locais que fazem parte do Polo de Ecoturismo e estão próximos à praça do evento. Entre eles estão:

 

Parque Natural Municipal do Itaim: com área de mais de 400 hectares, trilhas, parque naturalizado e parquinho infantil, área para piquenique e outras estruturas;

 

Casa do Rosário: galeria de arte que fica no Centro Paulus (opção de hospedagem), com acervo e exposição de obras de artistas contemporâneos;

 

Parque Nascentes do Ribeirão Colônia: primeiro parque urbano de Parelheiros, com espaço para prática de esportes, pista de caminhada, campo de futebol e lago para contemplação.

 

Saiba mais sobre essas e outras atrações do Polo no site: https://polodeecoturismosp.com

 

Fortalecimento do Polo

 

Localizado extremo no sul da capital paulista, o Polo de Ecoturismo de São Paulo faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por meio da Coordenadoria de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, e a São Paulo Turismo, empresa de turismo e eventos da Prefeitura, a fim de posicionar a região como destino turístico sustentável.

 

Considerada a maior extensão verde e preservada da cidade – ocupando 28% do território –, o Polo inclui também as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Capivari-Monos e Bororé-Colônia e é pouco conhecido pelo público.

 

A Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo participou essa semana da WTM London 2023, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo em Londres, que reuniu mais de três mil expositores, mais de 100 países e atraiu mais de 35 mil visitantes.

 

Presente no estande Destino Brasil, da Embratur, em parceria com a Setur-SP, a chefe de equipe Michele Fernanda e o coordenador de desenvolvimento sustentável, Luis Fernando Cardoso, estiveram presentes em diversas reuniões, conectando o Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé com players do mundo inteiro.

 

O Reino Unido é o sexto emissor de turistas para São Paulo, sendo um importante mercado para o turismo internacional.

 

Siga as redes sociais do Polo de Ecoturismo de São Paulo:

 

 

Pin It