Programa Férias no Parque oferece mais de 150 opções de atividades gratuitas

WhatsApp Image 2023-01-16 at 13.31.15

 

Durante os meses de janeiro e fevereiro, os Parques Estaduais terão uma programação especial com diversos roteiros monitorados de cunho educacional e socioambiental. O programa intitulado Férias no Parque é uma iniciativa da Fundação Florestal (FF) para aproximar ainda mais a população das unidades, principalmente nos primeiros meses do ano, em que coincidem período de férias e verão. Os passeios são gratuitos e acontecem em horários e dias predeterminados, com acompanhamento de monitores ambientais e vagas limitadas – o acesso é cobrado em algumas unidades. Para participar, basta entrar na página do parque escolhido no site de Ingressos Online da FF e fazer a reserva.

 

Os roteiros contam com diversas opções de roteiros, como caça ao tesouro e mergulho. Com programação para todas as idades, as atividades irão abordar temas como meio ambiente, comunidades tradicionais, história dos Parques, animais silvestres, geologia, preservação e conservação, educação ambiental, entre outros.

 

Na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Feena, é possível fazer uma visita guiada pelo Solar Navarro de Andrade, construído para ser residência de Edmundo Navarro no início do século XX e tour monitorado pelo Museu do Eucalipto, centro de diversas pesquisas sobre a espécie. Além disso, para os amantes da meliponicultura, será oferecido minicurso que ensinará os princípios de criação, manejo, manutenção e produção de mel relativos às abelhas sem ferrão, silvestres, como a jataí e a mandaçaia.

 

Já na Ilha das Couves, o visitante poderá fazer um mergulho livre e contemplativo. Durante o passeio, as pessoas aprenderão sobre o ecossistema de costão rochoso, suas interações ecológicas e importância para o ecossistema marinho como um todo, percebendo zonas de distribuição de fauna e flora por influência da variação da coluna de água no ciclo da maré. O mergulho guiado terá duração de 30 minutos e será acompanhado por uma fotógrafa.

 

Para quem quiser entender melhor os hábitos das corujas, a dica é a Corujada Jurupará, no Parque Estadual Jurupará. Em uma caminhada monitorada pela Trilha do Saci, o visitante poderá aprender sobre as principais características e habitat dessa espécie, além de observar não somente a coruja, mas também outras espécies da fauna noturna.

 

Como reservar

 

Acesse o site Ingressos Parques Paulistas e busque o parque que irá visitar. Localize a atividade e reserve. Além da programação especial de férias, é possível aproveitar os atrativos fixos, como ciclorrotas, trilhas e tours históricos.

 

Para mais informações, clique aqui.

Para saber mais sobre os Parques, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/

Pin It