Composto por quatro ilhas (apenas uma é habitada), o destino foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 2010

 

Iniciado em 2019 por decreto presidencial, o Projeto Integral da Reserva da Biosfera Islas Marías, no destino mexicano de Riviera Nayarit, visa transformar o centro penitenciário localizado nas ilhas em um centro de preservação ambiental com caráter de reserva da biosfera e que promova o turismo sustentável.

 

"Riviera Nayarit se caracteriza por ser um destino onde a sustentabilidade é primordial, por isso integrar Islas Marías através do Projeto Integral da Reserva da Biosfera a partir de uma visão que apela ao cuidado, promoção e proteção de suas riquezas naturais e culturais, será um importante ponto de apoio para incentivar os viajantes e participantes da indústria do turismo a continuar a conscientizar sobre como fazer um turismo responsável", comenta Marc Murphy, diretor do OVC Riviera Nayarit.

 

As Ilhas Marías, hoje sede do Centro de Educação Ambiental e Cultural ‘Muros de Agua - José Revueltas, são um paraíso natural pouco explorado, declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 2010, e composto por quatro ilhas. Isla Madre, a maior e única ilha habitada, seguida de María Magdalena, María Cleofas e o ilhéu de San Juanito.

 

Devido à sua localização no Oceano Pacífico, o destino possui grande riqueza natural: sua fauna é composta por 21 espécies de tubarões, 10 de raias, 3 de tartarugas marinhas, entre outras. Também podem ser encontrados recifes de coral e 24 subespécies endêmicas de pássaros, além de vários mamíferos, como coelhos e guaxinins.

 

A apresentação do Projeto Integral da Reserva da Biosfera Islas Marías representa a oportunidade de endossar seu compromisso de promover práticas sustentáveis no turismo e permitir o desenvolvimento econômico e social de suas populações.

 

Como parte dos esforços de conservação, estão contempladas obras de reabilitação de ruas, limpeza de estradas, renovação de habitações, entre outras. Prevê-se que não existam hotéis ou qualquer outra opção de alojamento para os turistas com o intuito de preservar o ecossistema. Portanto, espera-se que as visitas à ilha durem um dia para que os visitantes aproveitem ao máximo as atividades de baixo impacto ambiental, como a observação de pássaros ou esportes aquáticos como como o surfe.

 

Riviera Nayarit se distingue na área do Pacífico mexicano por hospedar uma importante riqueza cultural e natural, que, em suma, com a apresentação do Projeto Integral da Reserva da Biosfera Islas Marías, permite endossar sua posição como um destino preocupado em cuidar de seus ecossistemas e proporcionam a seus visitantes experiências exclusivas em espaços que preservam suas belezas e atrativos naturais.

 

Para mais informações visite: www.rivieranayarit.com.mx.

 

.

Pin It