bonaire

Foto: Reprodução

 

Localizada ao norte da Venezuela, Bonaire faz parte das chamadas ilhas ABC: Aruba, Bonaire e Curaçao. Mundialmente reconhecida como a capital do mergulho de praia, essa pequena ilha possui 86 pontos de mergulho oficiais, dos quais 60 são acessíveis pela costa. A visibilidade na água entre 18 e 30 metros e a exuberante fauna marinha local, faz com que o mergulho livre e a fotografia submarina sejam altamente praticados. Fora das rotas dos furacões e com temperatura média anual de 27,8 °C e temperatura média da água de 26,7 °C, Bonaire pode ser visitada o ano inteiro.

 

O principal naufrágio da ilha é o navio Hilma Hooker. Ele está intacto, com porões abertos e acesso à casa de máquinas. Não há muitos peixes nesse naufrágio, porém, belas esponjas e formações de coral negro dão um colorido especial. O ideal é visitá-lo antes das 10 horas da manhã, ou na hora do almoço quando a luz é melhor para fotos e não há movimento de barcos de mergulho. As principais atrações encontram-se numa profundidade média de 20 a 25 metros.

 

Sua fauna também é composta por burros selvagens, iguanas e uma diversidade de pássaros, entre eles, o Flamingo, facilmente encontrado no lago de sal Gotomeer Lake. Caiaque, exploração de cavernas, mountain biking, windsurfing, kite-surfing e observação de pássaros são as principais atividades para se fazer na ilha.

 

O leste da ilha é bom para a prática de caiaque, na parte oeste há cavernas com estalactites e estalagmites, ao sul, Lac Bay é ideal para windsurf e kite-surf e ao norte, há muitas trilhas para mountain biking e é lá que ficam o Parque Washington Slagbaai, uma reseva ambiental, e o monte Brandaris, ponto mais alto da ilha com 218 m de altitude. Na ilhota Klein não há habitantes, deserta ela é ponto de desova de tartarugas.

 

A região central de Bonaire é semi-árida e a sul é plana com salinas e manguezais. Extensas áreas rurais são protegidas pela lei. Bonaire desenvolve programas de conservação e preservação ambiental com o objetivo de se tornar a ilha mais verde do Caribe. A Corporação de Turismo de Bonaire se associou ao TSI – Turismo Sustentável Internacional, para implantar o primeiro programa mundial de turismo de zero emissão de carbono. Fontes alternativas de energia já estão sendo adaptadas pelo poder público em conjunto com o setor privado. Uma campanha de conscientização sobre os benefícios da redução de emissões de carbono e gases de estufa também está sendo desenvolvida entre a comunidade local e os visitantes.

  

 

Os primeiros habitantes da ilha foram os índios Caiquetios, uma ramificação dos índios Arawak da Venezuela, que chegaram lá por volta dos anos 1.300 antes de Cristo. O nome Bonaire vem de Bojnay, que significa "terras baixas", denominação dada ao lugar pelos índios. Apenas em 1499, é que os espanhóis Alonso de Ojeda e Américo Vespúcio alcançaram a ilha. Depois ela foi tomada pelos holandeses que, anos mais tarde, levaram escravos africanos para trabalhar lá. Durante o período de 1799 a 1816, ela foi ocupada por vários países e pessoas. Em 1816, Bonaire voltou às mãos da Holanda e desde outubro de 2010, tornou-se município da Holanda. Hoje, tem habitantes de mais de 80 nacionalidades e várias etnias, o que explica seu aspecto multicultural. Há dois idiomas oficiais: o holandês e o papiamento, uma mistura das muitas línguas faladas nas ilhas ABC. O inglês e o espanhol também são comuns entre sua população de apenas 15 mil habitantes.

 

A capital chama-se Kralendijk e a economia da ilha é baseada na produção de sal e turismo de mergulho e a moeda corrente é o dólar americano. Outllets de marcas famosas compõem parte do seu comércio. Com uma das melhores cozinhas do Caribe, o menu gastronômico vai desde pratos típicos, como ensopados à base de peixes, até pratos da cozinha internacional. A bebida típica é o licor Cadushy, o único no mundo feito à base de cacto.

 

Dicas

 

Para os amantes da fotografia, o Digital Photo Center oferece locação de equipamentos e cursos de fotosub digital e vídeos nos níveis iniciantes, intermediário e avançado.

Abre diariamente das 8:00 às 17:00 horas. Sábados até o meio-dia.

 

Onde comer:

 

Ingridiënts Restaurant - A última novidade em Resort oferece uma grande variedade de ingredientes para você criar seu próprio prato, além de pizza feita no forno à lenha.

http://www.ingridientsrestaurant.com/ingredients/

 

The Poolbar Bar & Restaurant – Bar e restaurante com pratos internacionais. É famoso por seu frango assado. Todas as sextas-feiras ocorre a Managers Rum Punch Party, um animado evento com música ao vivo, pipoca, rum e fruit punch de graça das 17:30 às 18:30 horas. Está localizado no Buddy Dive Resort.

http://www.buddydive.com/index.php/restaurant-and-bar

 

Carribean Club Bar & Restaurant – Aberto para café da manhã, almoço e jantar, serve pratos da cozinha internacional com um toque caribenho. Aos domingos acontece o Manager’s Rum Punch Party acompanhado por churrasco.

http://www.caribbeanclubbonaire.com/restaurant-and-bar.html

 

Onde ficar:

 

Buddy Dive Resort

www.buddydive.com

 

Belmar Bonaire Oceanfront Apartments

https://www.facebook.com/pages/Belmar-Oceanfront-Apartments/152147038820

 

Caribbean Club Bonaire

http://www.caribbeanclubbonaire.com/

 

Plaza Beach Resort Bonaire

www.plazaresortbonaire.eu

 

Mais informações:

http://www.tourismbonaire.com/en/

Pin It