- Details
- Category: DESTINOS INTERNACIONAIS
- Published: 13 March 2017
Foto: Divulgação
Na República Tcheca há muitas maneiras de aproveitar o feriado da Páscoa: de mostras de artesanato antigo a desfile de carroções, pintura de ovos e outros costumes conhecidos e desconhecidos. E se as tradições já não fossem atraentes, também é tempo de desfrutar da tradicional cozinha tcheca pascal. Que tal presunto na brasa regado em cerveja tcheca, salsicha caseira ou o pão doce chamado "trdelník"? Tudo isso pode ser provado na Feira de Páscoa na Praça da Cidade Velha, no centro histórico de Praga e outras cidades.
O mais famoso símbolo da Páscoa são os ovos decorados que representavam a fertilidade e a nova vida. Na República Tcheca eles são usados para sua decoração, tanto aqueles pintados com técnicas simples como os enfeitados com técnicas muito elaboradas. Nas feiras, mesas festivas, e durante as visitas no interior das casas populares e palácios pode-se ver, por exemplo, ovos pintados, raspados, coloridos com tinta de cebola, entalhados, forjados, decorados com fio ou perfurados. O resultado do novo e belo artesanato são os ovos que se parecem com rendas.
Outro símbolo tcheco é o pomlázka, um chicote de fios do salgueiro entrelaçados e enfeitado com fitas coloridas. Na segunda-feira da Páscoa, os garotos e os homens saem para rua e com a pomlázka, chicoteiam simbolicamente as meninas e as mulheres. Segundo a tradição popular, esse ato trará beleza e suavidade para a mulher durante o ano inteiro. Algumas regiões ainda cultivam a tradição de matracas. A partir da quinta-feira até o sábado, os garotos andam pelas casas de campo, produzindo barulho com matracas de madeira, que nesses dias, substituem os sinos da igreja na sua função de chamar os religiosos para a missa, porque os sinos tinham deixado de tocar e se foram simbolicamente para Roma. O período da quaresma é seguido pelo tempo da abundância.
Foto: Reprodução Pinterest/ Eva Tuttlies
E antes que toquem os sinos do Sábado de Aleluia pode-se participar do tradicional desfile de carroções, como por exemplo, durante as celebrações no Castelo de Loučeň.
Foto: Divulgação
O espírito da Páscoa, porém, vem acompanhado de boa comida. Como carne de cabrito, que antigamente acompanhava as celebrações da primavera no campo, ou sobre as guloseimas das cerimônias. Certamente vale a pena provar os típicos rolos doces chamados "Mazanec" ou "Judas", bolos com massa de levedura.
Foto: Divulgação
Além dos restaurantes que preparam menu especial de Páscoa, pode-se provar amostras dos alimentos tradicionais da época, por exemplo, durante as celebrações na região de Valašsko. No famoso museu etnográfico ao ar livre em Roznov pod Radhost ou durante as visitas de Páscoa no castelo Žleby. Neste último, é possível saber como a família principesca celebrava as festas. Pode-se dar uma olhada na cozinha do castelo e provar as delícias preparadas de acordo com receitas antigas. No estilo da Páscoa e com muitas decorações e eventos interessantes, será dada as boas-vindas à primavera também no castelo Náměšť na Hané.
No entanto, essas festas não significam apenas delícias gastronômicas, mas, também música sacra, razão do Festival de Música Religiosa da Páscoa, um ciclo de concertos em seis igrejas na cidade de Brno.