Em meio a parques nacionais, reservas de biosfera e paisagens de tirar o fôlego, o país se consolida como destino de turismo sustentável

4367 122 SchoeneAussicht-014

Vista para o Edersee. Foto: Reprodução Parque Nacional Kellerwald-Edersee

 

Cerca de um terço da área total da Alemanha é composto por florestas. São 90 bilhões de árvores que, juntas, somam 3,7 bilhões de metros cúbicos de estoque de madeira – número superior ao de que qualquer outra nação da União Europeia.

 

Protegendo uma enorme parcela desse tesouro natural estão os 16 parques nacionais, 104 parques naturais e 15 reservas de biosfera da Unesco, que cobrem mais de um quarto da área terrestre nacional e são protegidos por diversas instituições, como Europarc Alemanha e Association of German Nature Parks. Nesses paraísos vivem 48 mil espécies de animais, que representam 4% da fauna do mundo. Para que alemães e turistas possam desfrutar de toda essa diversidade sem perturbar o ritmo da natureza, uma série de serviços, produtos e organizações são certificados.

 

De viagens e alojamentos sustentáveis à infraestrutura voltada para bicicletas elétricas, sistema de partilha de carros e incentivo de consumo e produtos locais, a atmosfera é permeada pelos ideais de turismo sustentável, em que em homem e natureza podem coexistir em harmonia.

 

O turismo sustentável pode ser experimentado em passeios por pastos alpinos isolados, aldeias pitorescas, vinhedos, pântanos ou pomares. A história de uma nação e de sua interação com o mundo natural também é destaque, como no projeto Cinturão Verde, que envolve conservar uma faixa de terra ao longo da antiga fronteira interna alemã e perpassa vários Estados.

 

Entre os lugares mais famosos estão o centenário Parque Nacional Kellerwald-Edersee, que guarda extensões intactas de floresta decídua; o montanhoso Parque Nacional Harz, popular para caminhadas e esqui; o Parque Nacional Saxon Switzerland, preferido por alpinistas e apaixonados por escalada; e o Parque Nacional Jasmund. Situado na maior ilha da Alemanha, tem charnecas, florestas antigas e 10 quilômetros de enormes falésias de giz.

 

Entre as reservas de biosfera estão Bliesgau, com seu mosaico composto por pomares, florestas de faias, faixas de orquídeas e trilhas que traçam a história celta e romana, e Elbe Riverside, que cruza cinco Estados rumo norte e envolve patrimônio cultural e natural.

 

No nível marinho, é possível explorar o Mar de Wadden, na Baixa Saxônia, um Patrimônio Mundial da Unesco graças ao seu ecossistema.

 

A importância de áreas verdes cresce na Alemanha. Exemplo disso são as adições recentes, como o Parque Nacional Floresta Negra e o Parque Nacional Hunsrück-Hochwald, primeiro na região de Renânia-Palatinado.

 

Para mais informações sobre os destaques de paisagens naturais da Alemanha, visite: www.germany.travel/nature

                            

 

 

 

 

 

Pin It