Central RegionValle de ColchaguaMartín Edwards4

 

O portal de Internet Lonelyplanet.com selecionou os dez melhores destinos do mundo para se passar uma romântica Lua de Mel em 2014, e o Vale de Colchagua, um dos maiores produtores de vinhos do Chile, localizado à cerca de 200 quilômetros da capital Santiago, foi um dos eleitos. O Lonely Planet destacou que o Vale é pouco populoso, tem paisagens naturais maravilhosas compostas por vinhedos que cobrem as colinas e pela Cordilheira dos Andes com os topos brancos de neve ao fundo. Sem falar na qualidade internacional de seus vinhos Carménères, Malbecs, Cabernets Sauvignon e Syrahs, e na diversidade de atividades que os viajantes podem fazer, como caminhadas, tours de bicicleta, cavalgadas, passeios por vilarejos coloniais e visitas ao museu de Colchagua.

"Esta novidade soma-se ao grande número de reconhecimentos que o Chile recebeu nos últimos tempos, como a escolha de Torres del Paine como a Oitava Maravilha do Mundo, ou a escolha do Bairro Itália, entre os locais mais lindos do mundo para se fazer compras”, declarou Andrea Wolleter, gerente geral do Turismo do Chile. Daniel Pardo, subsecretário do Turismo do Chile, destacou a importância desta conquista: "Além de nos orgulhar desta nomeação do Vale do Colchagua e de todas as atrações do nosso país, isso será uma contribuição para a promoção e disseminação do Chile, que se posiciona cada vez mais como um destino turístico de classe mundial".

 

Colchagua vale

Colchagua

 

O nome Colchagua significa “lugar de pequenas lagunas”. Historicamente o vale foi parte do império inca, posteriormente passou a ser o lugar escolhido pelas famílias da oligarquia chilena para construir suas mansões, algumas das quais continuam em pé até os dias de hoje. Ele é um dos vales transversais da zona central do Chile, cujas terras são regadas pelas águas do rio Tinguiririca e no qual estão localizadas as cidades de San Fernando e Santa Cruz, duas das mais importantes da região, e algumas localidades de grande interesse turístico como Chimbarongo, Lolol ou Pichilemu.

 

               Central RegionValle de ColchaguaMartín Edwards3            Ruta del Vino Valle de Colchagua1

 

O Enoturismo chileno é bem praticado na região por causa da famosa Rota do Vinho Colchagua, que inclui dezessete adegas produtoras de vinhos tintos e brancos, reconhecidos internacionalmente por sua excelente qualidade, e tours para percorrer os vinhedos e provar os vinhos. Além disso, há vários bons hotéis, restaurantes, lojas de alimentos típicos, cavalgadas e o Trem do Vinho.

Também é possível conhecer a cultura tradicional chilena: Chimbarongo, por exemplo, é um pequeno povoado que se destaca pelo artesanato de vime. Lolol, por sua vez, tem o título de Zona Típica ou pitoresca, uma das categorias entregues pelo Conselho de Monumentos Nacionais, graças a seu esforço por manter a formosa arquitetura colonial de séculos passados.

Pichilemu, localizado na costa da região, é um dos melhores balneários para a prática do surf. A 40 km ao leste, se encontra Santa Cruz, onde fica o Museu de Colchagua, o qual abriga algumas das coleções mais importantes do acervo cultural nacional do país.

O Vale do Colchagua com suas paisagens bucólicas e pitorescas exala tanto romantismo que justifica a escolha do destino como um dos melhores lugares para se passar a Lua de Mel.  

 

 

 

Pin It