Brazilian Welcome Challenge, desafio lançado pela Embratur em parceria com o LinkLab da ACATE, busca soluções para melhorar a experiência dos turistas

 

 

Após uma seleção entre 57 propostas de empresas do país inteiro, duas startups vão aplicar na prática soluções inovadoras para melhorar a experiência dos passageiros nos aeroportos do Brasil. É a fase final do Brazilian Welcome Challenge, organizado pela Embratur em parceria com o LinkLab da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia).

 

As duas startups que estão na fase final do desafio são a Blumaps, de Florianópolis (SC), e a Strelo, de Salvador (BA). As duas apresentaram suas propostas em um demoday virtual realizado na última sexta-feira (23), e agora terão dois meses para, com um prêmio de R$50 mil cada, executar a Prova de Conceito para simular e experimentar as tecnologias no contexto do turismo internacional. Ao fim do processo, as soluções podem ter a chance de contratação e aplicação em aeroportos de todo o Brasil.

 

A Blumaps propôs duas soluções diferentes para os terminais. A primeira é um serviço de mapas interativos que pode ser utilizado pelos passageiros nos dispositivos próprios (smartphone, computador, tablet) ou em totens espalhados pelos aeroportos. Nos mapas, cada pessoa pode se localizar e traçar rotas para os pontos desejados dentro do terminal, como lojas, restaurantes, pontos de informação, terminais de embarque, portões, entre outros locais. Com suporte para vários idiomas, a plataforma também é integrada às informações de voos da Infraero e o usuário pode criar uma rota com base no número do voo. As informações coletadas também fornecem relatórios para a administração de cada aeroporto decidir sobre melhorias na organização do espaço e sinalização.

 

 

A segunda solução apresentada pela startup catarinense utiliza Inteligência Artificial em um sistema de câmeras dentro dos aeroportos. O programa faz todo o rastreamento de fluxo de pessoas pelos terminais, criando relatórios automatizados e completos sobre a movimentação. Pontos mais frequentados, horários, locais onde as pessoas ficam mais ou menos tempo, entre outras informações.

 

 

Com uma solução já aplicada parcialmente no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), e no aeroporto de Salvador (BA), a Strelo apresentou a proposta de uma plataforma integrada. O sistema tem soluções de chatbot para atendimento dos usuários online, ferramenta de reserva de serviços (como sala vip, traslado, aluguel de carro, entre outros), e-commerce para as lojas dentro do aeroporto e uma espécie de "iFood da praça de alimentação", que permite pedidos online e entregas por parte das lanchonetes e restaurantes do terminal. Juntas em uma mesma plataforma, essas ferramentas podem oferecer também recompensas em um sistema de gamificação, em que uma reserva de sala vip pode gerar um cupom de desconto em um restaurante, por exemplo — tudo para ser usado dentro do aeroporto.

 

As Provas de Conceito serão acompanhadas por representantes da Embratur, por meio do EmbraturLab, e da ACATE, por meio do LinkLab.

 

O EmbraturLAB

 

O EmbraturLAB, iniciativa da Embratur, promove a inovação, a economia criativa e os princípios ESG no turismo brasileiro. Como laboratório de inovação, o EmbraturLAB se concentra na criação e implementação de soluções tecnológicas que fortalecem a competitividade do Brasil no cenário turístico global.

 

Suas áreas de atuação incluem o desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao turismo, a digitalização de negócios, a criação de experiências para visitantes e a promoção da sustentabilidade.

 

O EmbraturLAB conecta empresas de tecnologia, startups, instituições acadêmicas e entidades públicas e privadas, criando um ambiente colaborativo que gera soluções para as demandas do mercado turístico global, com potencial de replicação em diversas regiões do Brasil.

 

O LinkLab

 

O LinkLab é o programa de inovação aberta da ACATE, onde corporates e startups convivem em um ambiente inspirador e dinâmico, que estimula trocas e novas conexões.O programa busca fortalecer e unir o ecossistema da tecnologia catarinense e de outros estados, com mais de 450 projetos já realizados, e serve como um hub entre as necessidades das empresas ou entidades e as startups em busca de aplicações para suas soluções inovadoras.

 

Grandes empresas nacionais e multinacionais já fizeram parte da iniciativa, como WEG, AMBEV, Whirlpool, Schulz, Fiocruz, Governo do Estado de Santa Catarina, entre outras.

Pin It