Jacobite steam train crossing Glenfinnan Viaduct, Inverness-shire, Scotland.

Foto: VisitBritain

 

As ferrovias icônicas da Grã-Bretanha ligam cidades prósperas, vilas pitorescas e algumas das paisagens mais impressionantes e inacessíveis do país. De locomotivas modernas à trens a vapor, os tradicionais trens britânicos aguçam a imaginação. Embarque em uma jornada inesquecível através da rica herança ferroviária do país.Todos a bordo do Jacobite na Escócia

 

Conhecido como o Hogwarts Express na saga de Harry Potter, a locomotiva a vapor Jacobite passa por alguns dos locais mais pitorescos da Escócia. Partindo de Fort William, aos pés da montanha mais alta da Grã-Bretanha, Ben Nevis, o trem serpenteia entre montanhas cobertas de neve e lagos profundos em seu trajeto até a cidade de Mallaig. Atravessa o espetacular viaduto de Glenfinnan, com vistas de tirar o fôlego sobre o Lago Shiel e das montanhas ao seu redor, antes de parar no Museu da Estação de Glenfinnan, onde é possível descobrir a rica herança ferroviária da região. Imagine apreciar as paisagens sobre o Lago Nevis, o mais profundo lago de água do mar da Europa, antes de se aquecer provando uma fresca porção de ‘fish and chips’ em algum restaurante de Mallaig.

 

Quem passar pela capital escocesa pode se hospedar no Waldorf Astoria - Caledonian de Edimburgo, uma antiga estação ferroviária transformada em um sofisticado hotel. A uma curta distância das principais atrações de Edimburgo, muitos de seus quartos proporcionam vistas impressionantes do Castelo de Edimburgo e da cidade.

 

De trem em Snowdonia, País de Gales

 

Viaje pelas paisagens mágicas das montanhas de Snowdonia a bordo da Welsh Highland Railway, uma linha ferroviária histórica do País de Gales e cuidadosamente restaurada, que liga Porthmadog à Caernarfon. Você pode escalar as torres da imponente fortaleza de Caernarfon, um dos quatro castelos da região considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e se encantar com a pitoresca vila de Beddgelert, conforme passa pelo gelado Monte Snowdon em um passeio de inverno.  Veja as maravilhas do caminho de Aberglasyn e embarque a bordo da premiada ferrovia de Ffestiniog – a ferrovia mais estreita e antiga do mundo que data 200 anos atrás – para descobrir o ápice das viagens de trem na Grã-Bretanha. Com três locomotivas originais e carruagens luxuosas, aproveite para relaxar de forma luxuosa enquanto passa por gloriosas paisagens costeiras, bosques antigos e por vastos campos de paisagem galesa.

 

Durma a caminho do sudoeste na Inglaterra

 

Embarque em Londres à noite e acorde com praias e as belas paisagens costeiras do sudoeste da Inglaterra após uma jornada no trem noturno de Night Riviera, operado pela Great Western Railway. Ligando a estação de Paddington, em Londres, à encantadora região de Cornwall, o trem oferece compartimentos confortáveis ​​com uma e duas camas, além de várias outras instalações. 

 

Ferrovia Settle-Carlisle, Inglaterra

 

Para ver de perto as maravilhas de Yorkshire Dales e North Pennines, no norte da Inglaterra, faça uma viagem pela ferrovia Settle-Carlisle. Remetendo a meados do século XIX, os quase 120 quilômetros de extensão passa por túneis e viadutos notáveis, além de ter sido a última ferrovia a ser construída quase que completamente à mão. Seguindo a paisagem natural da região, o trem passa pelo icônico viaduto Ribblehead e por uma porção de terrenos áridos e remotos. Há trajetos dirários na linha principal, enquanto as locomotivas clássicas são operadas em dias específicos do ano. 

 

Viajando com estilo na Inglaterra

 

Quem anseia por uma viajem luxuosa e livre de estresse pode embarcar em uma generosa aventura pelas áreas rurais da Grã-Bretanha. O esplendoroso Belmond British Pullman traz carruagens restauradas que incorporam a idade de ouro das viagens de trem das décadas de 1920 e 1930 na Inglaterra. Com rotas para cidades vibrantes, castelos antigos e palácios elegantes, esta é uma ótima opção para quem quer viajar com estilo até Bath, ou conhecer o local de nascimento de William Churchill, em Blenheim Palace, por exemplo.Seguindo a linha de luxo e estilo, há uma série de hotéis icônicos construídos próximos de ferrovias em Londres, incluindo o hotel St Pancras Renaissance. Com vista para a estação de St Pancras, ele remonta os anos 1873 e está completamente ligado às ferrovias. Projetado por George Gilbert Scott, o luxuoso cinco estrelas tem uma história rica e eclética. Seu epicentro é a fabulosa escadaria ao estilo vitoriano gótico, cuidadosamente restaurada em sua glória dos anos 1901. Outra opção é o ‘primeiro grande hotel ferroviário do mundo’, no coração de Kings Cross St Pancras: o luxuoso hotel Great Northern abriu suas portas em 1854 e recebe viajantes desde então.

 

Belezas de Dartmouth, Inglaterra

 

A Dartmouth Steam Railway é uma ferrovia tradicional de 6,7 milhas (10,8 km) entre Paignton e Kingswear, no charmoso condado de Devon, Inglaterra. A maior parte das jornadas da ferrovia vem de turistas de verão dos resorts de Torbay, que viajam para Kingswear, onde a balsa de passageiros de Dartmouth os leva através do rio Dart até Dartmouth.

 

Colinas e castelos no litoral sul da Inglaterra

 

Uma rota histórica dos tempos vitorianos pela costa sul da Inglaterra, de Wareham para Swanage, uma viagem que originalmente custa aos viajantes 11 old pence (unidade monetária do Reino Unido antes da adoção do sistema decimal, em 1971). A ferrovia Swanage se estende por quase 16 quilômetros, passando pela linda região de Dorset e suas colinas, florestas atmosféricas e até o Castelo Corfe de William, o Conquistador. Com raízes em 1885, as locomotivas a vapor são uma jornada através do tempo.

 

Para acordar com vistas deslumbrantes do mar você pode escolher uma estadia no luxuoso hotel Pines, em Swanage. Oferecendo um ambiente sereno para relaxar, muitos dos quartos apresentam varandas deslumbrantes de frente para o mar.

 

Ferrovia da Ilha de Wight, Inglaterra

 

Tanto um museu de trens a vapor antigos quanto uma ferrovia em funcionamento, a premiada Isle of Wight Steam Railway traz mais de 150 anos de história dos transportes. A linha de 16 quilômetros de extensão te permite viajar em vagões vintage, puxados por impressionantes locomotivas a vapor, com um número de paradas em estações históricas ao longo do caminho. Um destaque da viagem é a parada na estação restaurada dos anos 1940 - Havenstreet, que abriga um centro de descoberta de trens, um museu fascinante e workshops sobre vagões. 

 

Os amantes de história podem aguardar para ver a Arreton Manor, mansão particular que foi propriedade de nada menos do que oito monarcas. Está agora aberta para receber visitantes para pernoites, além de que, seu recanto possui sua própria decoração moderna e rústica, oferecendo um espaço aconchegante em meio à vigas de madeira tradicionais e uma majestosa cama king-size.

 

Jornada ao passado de Yorkshire, Inglaterra

 

Uma jornada que atravessa a maravilhosa região campestre de Yorkshire, a bordo da ferrovia histórica de North Yorkshire Moors. Paradas ao longo da rota de 38 quilômetros incluem a chance de voltar para os anos 1930, na estação restaurada de Pickering, a estação Levisham com a decoração de 1912, e a estação Grosmont – que os entusiastas de filmes talvez a reconheçam como Hogsmeade, da saga Harry Potter. Essa linha te leva para um dos centros históricos de Yorkshire, a cidade costeira de Whitby, onde você pode apreciar ruínas antigas, caminhar pela famosa escadaria dos 100 degraus, e aproveitar uma porção tradicional de ‘fish and chips’, um delicioso tratamento tradicional para os meses mais frios do ano!

 

Para dar um toque de luxo moderno em sua viagem histórica, reserve uma estadia em Horngarth, no coração de Whitby. Outra opção para quem busca uma noite relaxante de modo mais tradicional, o hotel Bagdale Hall do século XVI, em Whitby, é ótimo. Com janelas de mármore, grandes camas com dossel, você se sentirá como se estivesse acordando no passado, na casa Tudor da Grã-Bretanha!

 

Distrito dos Lagos, Inglaterra

 

Percorrendo as montanhas mais altas da Inglaterra, as ferrovias de Ravenglass e Eskdale, com 11 quilômetros de extensão, passam por algumas das paisagens mais dramáticas da Grã-Bretanha. Remetendo os anos 1875, a rota começa em Ravenglass, a única cidade costeira do Parque Nacional de Lake District. Passa por várias atrações ao longo do caminho, incluindo Muncaster Mill e Beckfoot, antes de chegar à estação de Dalegarth, em Eskdale. A região é excelente para caminhadas ao longo dos lagos, e oferece um mar de cores durante o outono, além de passeios inesquecíveis no inverno. Se você gosta de um toque de glamour, pode sonhar em embarcar na primeira classe para vislumbrar paisagens incríveis pelo caminho. 

 

Para fechar o dia em Lake District, siga para o hotel Sella Park Country House, de quatro estrelas, em um ambiente que inclui lindos jardins que se estendem até o rio Calder.

 

Fonte: VisitBritain