Desde abril de 2022, foram mais de 61 toneladas de ajuda humanitária transportadas pelo grupo no Brasil, Chile e Panamá

 

Só no último mês de junho, foram 40 toneladas de tendas transportadas entre a Colômbia e o Panamá para abrigo temporário a milhares de refugiados na região

 

Ao longo desta terça-feira (20), clientes que voam pela LATAM estão sendo impactados por mensagens da companhia de conscientização sobre a causa lidas pelos comissários de bordo antes da partida dos voos 

 

No Dia Mundial do Refugiado, data designada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo, a LATAM celebra o primeiro ano de sua parceria com a agência para refugiados da instituição (ACNUR), que já resultou no apoio a mais de 3 mil pessoas com o transporte gratuito de 61 toneladas de ajuda humanitária pelo Avião Solidário, programa que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

 

As cargas são transportadas gratuitamente pelas afiliadas da LATAM Cargo. No Brasil, desde abril de 2022, quando a parceria foi firmada, 48 unidades habitacionais foram transportadas e serviram de abrigo temporal para cerca de 190 pessoas. Também foram entregues mais de 7 toneladas de kits de higiene, fraldas e roupas para os refugiados no país. Todas essas cargas tiveram como destino as cidades que mais recebem pessoas refugiadas no Brasil, como Manaus, Boa Vista, Rio Branco, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

 

No último mês de junho, a parceria entre LATAM e ACNUR resultou em um feito histórico: o transporte de 600 tendas da Colômbia até o Panamá, totalizando 40 toneladas, que servem de abrigo temporário para milhares de refugiados que chegam à região. Já no Chile, durante todo o período foram transportadas 2 toneladas de lonas plásticas impermeáveis usadas também para a construção desses abrigos.

 

"O programa Avião Solidário permite que a LATAM atue em conjunto com a sociedade e esteja cada vez mais próxima e ativa nas comunidades onde opera. Desta forma, tornamos nossa empresa em um ativo social, ambiental e econômico para a região. O trabalho que realizamos em parceria com a ACNUR é um exemplo disso ao apoiar, em pouco mais de um ano, mais de 3 mil pessoas e movimentar gratuitamente 61 toneladas de ajuda humanitária" afirma Johanna Cabrera, gerente de Sustentabilidade do grupo LATAM.

 

"Essa parceria estratégica com a LATAM tem ampliado nossa capacidade de fazer a diferença na vida das pessoas refugiadas e de outras populações vítimas de guerras, conflitos e violações dos direitos humanos, entregando assistência e soluções especialmente para aquelas que se encontram em situações de maior vulnerabilidade. Buscamos garantir que essas pessoas estejam salvas e recebam o apoio necessário para refazer suas vidas. Neste Dia Mundial do Refugiado, esperamos que essa parceria motive outras empresas latino-americanas a se unirem para apoiar milhões de pessoas refugiadas e deslocadas em todo o mundo em meio à crise migratória sem precedentes que enfrenta a região", complementa José Samaniego, diretor geral da ACNUR para as Américas.

 

Ao longo desta terça-feira (20), clientes que voam pela LATAM estão sendo impactados por mensagens da companhia de conscientização sobre a causa lidas pelos comissários de bordo antes da partida dos voos:

 

"Prezados passageiros, hoje é um dia especial.

O dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, é uma data internacional designada pelas Nações Unidas para homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo.

São mais de 25 milhões de pessoas que deixam seus países de origem e mais de 41% delas são crianças.

Desde 2022, o Programa Avião Solidário da LATAM já transportou 19 toneladas de itens de assistência humanitária para refugiados em todo o Brasil, em parceria com a ACNUR, agência da ONU para refugiados.

Hoje sentimos orgulho por disponibilizar nossos aviões, e contar com uma equipe que faz com que não existam fronteiras para a esperança.

 

 

 

Pin It