Estudos comprovam que o contato com a natureza previne o estresse e melhora sintomas de depressão, ansiedade e déficit de atenção

 

 

Diversos estudos internacionais indicam que a falta do contato com ambientes naturais está relacionada a problemas como obesidade, baixo rendimento escolar, miopia, baixa autoestima e falta de equilíbrio e habilidade física. Diante das evidências, atividades ao ar livre e que conectem meninos e meninas com o meio ambiente passaram a ser recomendação médica. Neste Dia das Crianças, visitar parques, praças arborizadas e áreas naturais como praias pode ser uma boa ideia para reunir a família e inspirar mudanças de hábitos.

 

"Sabemos que muitas famílias não têm acesso a áreas verdes no dia a dia, mas vale o esforço de tentar mudar um pouco a rotina no tempo livre. As crianças precisam de incentivos e estímulos para viver experiências mais desafiadoras e enriquecedoras. Diante de tantas evidências de que o contato com a natureza faz muito bem à saúde física e mental, é importante mostrarmos que a vida lá fora pode ser muito mais rica e interessante", afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de Comunicação e Engajamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

 

Para orientar pais, familiares, educadores e pediatras, a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Instituto Alana criaram um manual com dicas de atividades para crianças e adolescentes. Entre as recomendações estão: estimular as crianças a explorar e conhecer seus bairros, fazer fora de casa algumas atividades que se costuma fazer dentro, organizar encontros e festas ao ar livre, cultivar plantas e hortas, dar preferências a destinos naturais durante as férias escolares e oferecer livros e revistas sobre natureza às crianças e adolescentes.

 

Os médicos recomendam que as crianças tenham ao menos uma hora diária de brincadeiras e convivência em meio à natureza ou, ao menos, em locais abertos. Os profissionais de saúde ressaltam que deve haver um equilíbrio entre tarefas escolares e tempo livre, priorizando, sempre que possível, atividades em ambientes com árvores, flores, plantas, terra e água.

 

O Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países em que as crianças mais preferem utilizar dispositivos eletrônicos a realizar atividades ao ar livre, atrás apenas dos Emirados Árabes e dos Estados Unidos, segundo estudo da Lenstore Vision Hub, do Reino Unido. "Todas as brincadeiras ao ar livre que proporcionem esse contato precisam ser incentivadas desde a primeira infância. E isso pode ocorrer até mesmo no quintal ou na praça perto de casa", afirma Rodrigues.

 

Confira benefícios que o contato com a natureza traz à saúde das crianças:

 

●      Reduz sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e do estresse;

●    Melhora a nutrição: crianças que plantam seus próprios alimentos são mais propensas a comer frutas e vegetais, têm um conhecimento maior sobre nutrição e mais chances de manter hábitos alimentares saudáveis por toda a vida; 

●      Estimula a atividade física: brincar em diferentes ambientes naturais as torna mais ativas fisicamente, mais conscientes sobre sua alimentação e mais cuidadosas com o outro; 

●  Inspira momentos de concentração: proporciona a experiência do belo, aumenta o equilíbrio e a autorregulação em jovens que vivem na cidade;

●      Estimula os sentidos e a criatividade.

 

(Fonte: Projeto Criança e Natureza - Fundação Alana)

 

Trilha das Brincadeiras

 

Para quem quiser e puder viajar no feriado do Dia das Crianças, uma dica de passeio é a Reserva Natural Salto Morato, criada e mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e localizada no município de Guaraqueçaba, a 172 quilômetros de Curitiba (PR). Uma das atrações da reserva é a "Trilha das Brincadeiras'', com aproximadamente 500 metros e repleta de experiências para as crianças. No trajeto, os pequenos podem passar por "desafios" como cabana de madeira, túnel da cigarra, perna de pau, entre outras atividades lúdicas para motivar a criançada.

 

A trilha foi planejada para que as crianças possam brincar livremente, incentivando o toque, as sensações e os sentidos. Os brinquedos são feitos de troncos, pedras, plantas, galhos, cipós, lama, terra, entre outros materiais naturais. O local é adequado para crianças de todas as idades e está aberto todos os dias. Para visitar a Reserva Natural Salto Morato é necessário fazer agendamento pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Conteúdo para inspirar a vida lá fora

 

A Fundação Grupo Boticário também oferece conteúdos especializados para incentivar as novas gerações a ampliar a conexão com a natureza. A Coleção Meu Ambiente, por exemplo, destinada a profissionais de educação e alunos de todo o país, aborda a relevância da conservação, bem como a relação direta entre os ambientes naturais preservados e o bem-estar social. O conteúdo, disponível neste link.

 

A Fundação também é uma das patrocinadoras do filme O Começo da Vida 2: Lá Fora, disponível na Netflix, que traz depoimentos de especialistas de diferentes países sobre evidências científicas do bem-estar trazido pela conexão com a natureza. Estão disponíveis no Youtube ainda três minidocumentários com cenas extras do filme que trazem reflexões de especialistas sobre a necessidade de assegurar o convívio com a natureza da primeira infância até a adolescência para garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado.

 

 

Pin It