Angra dos Reis é considerada a Capital da Energia Nuclear no país, pois a cidade abriga as usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2 e também conta com Observatório com visitação gratuita

angra 1 eletronuclear

Angra dos Reis conta com Observatório Nuclear com visitação gratuita. Foto: Divulgação Eletronuclear

 

Quando se pensa em Angra dos Reis, o que vem em mente são as praias e o visual deslumbrante deste município localizado na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. Mas você sabia que não é somente de praia e sol que vive esse destino turístico tão atraente?

 

Angra é considerada a capital da energia nuclear do país, pois a cidade abriga a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), administrada pela Eletronuclear, que é formada pelas usinas nucleares Angra 1, 2 e 3 (ainda em construção).

 

A 100 metros do complexo nuclear, fica o Observatório Nuclear (ON), centro de visitação da empresa, localizado às margens da Rodovia Rio-Santos. Trata-se de um espaço moderno e interativo que proporciona informações sobre a geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, a história da energia nuclear no Brasil e os cuidados que a Eletronuclear tem com a segurança, de modo a proteger os trabalhadores da companhia, a população e o meio ambiente.

 

observatorio nuclear 1

Entrada do Observatório Nuclear. Foto: Divulgação Eletronuclear

 

Em 2022, cerca de 50.000 pessoas visitaram o ON, marca que superou a meta estipulada para o ano e representou um novo recorde para o espaço. A expectativa para 2023 é ampliar ainda mais esse número com a construção de uma varanda panorâmica, um espaço com cafeteria, lojas de souvenirs e um local para comercialização de artesanato de comunidades tradicionais.

 

Diversão com informação

 

Em todo o mundo, a desinformação sobre a operação e a segurança das usinas nucleares alimenta mitos sobre o assunto. Por isso, desde a implantação da central nuclear de Angra, a Eletronuclear adotou uma política de transparência e esclarecimento da sociedade, materializada no Observatório. Essa é uma ótima atração turística para levar a família e se divertir!

 

Horário de funcionamento:

 

  • Segunda a sexta, das 8h às 16h
  • Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h

 

O local é pet friendly e conta com acessibilidade para cadeirantes, além de wi-fi disponível para os visitantes. A entrada é gratuita.

 

O ON também conta com um programa de visitação técnica à central nuclear, oferecido para entidades profissionais e de ensino, com grupos de 15 a 45 pessoas. Para verificar a disponibilidade de datas e realizar agendamento prévio, ligue para (24) 3362-9063/9770 ou envie uma mensagem para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

 

Trilha Porã reabre para visitantes em fevereiro

 

trilha pora 01

Entrada da Trilha Porã. Foto: Divulgação Eletronuclear

 

A Eletronuclear reabre para visitação no mês de fevereiro a Trilha Porã, espaço de preservação da fauna e flora mantido pela empresa. Umas das novidades para 2023 é a criação de um espaço para estacionamento, dando mais conforto e segurança para os visitantes. O local fica situado na Rodovia Rio-Santos, em Praia Brava, a cerca de 2 km da central nuclear. Além da conservação, o intuito é promover educação ambiental, pesquisa científica e recreação. A trilha recebe todos os anos a visita de milhares de estudantes.

 

Inaugurada em 2005, seu nome é de origem indígena, significando “aquilo que tem beleza”. Antes de abrir a trilha para visitação, a Eletronuclear realizou um levantamento das espécies endêmicas e apurou informações e curiosidades sobre as plantas e animais presentes no local. Esse material está disponível para o público por meio de placas espalhadas pelo espaço. Além disso, a sede administrativa recebeu painéis interativos com mais conteúdo para que os visitantes e os professores e suas turmas possam se preparar antes da caminhada.

 

O novo horário de funcionamento será definido em breve. 

 

A entrada é gratuita.

Telefone para contato: (24) 3362-9063

Pin It