- Details
- Category: DESTINOS INTERNACIONAIS
- Published: 09 June 2021
O porão abobadado no Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Marschall
A pacífica vila de Obertilliach está localizada em um vale alpino do Tirol Oriental. Aqui, tradições centenárias são vividas em harmonia com a natureza, mas a "Tilga", como seus habitantes gostam de chamar a si mesmos, estão abertas a novas experiências. E também, Josef Lugger. É a terceira geração a comandar o Gasthof Unterwöger e, neste momento, está levando este estabelecimento tradicional para a era moderna.
Os três Josefs de Obertilliach
A família anfitriã Lugger. Foto: Meyer
"A família é o coração e a espinha dorsal do nosso estabelecimento", diz Josef Lugger, um dos três Josefs do Gasthof Unterwöger. É uma história repleta de tradições que une um avô, um pai e um filho, porque o nome de Josef é tão característico deste negócio familiar quanto o aprendizado necessário para se tornar um açougueiro.
"Somos açougueiros, porque é importante para nós que possamos usar nossos próprios animais para nossos pratos", explica o chef júnior, o segundo dos três Josef. Ele dirige o negócio da família junto com sua esposa, Helena, e com a ajuda de sua família de advogados.
"Música em família": harmonia com o dulcémele
A recepção do Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
O Gasthof Unterwöger é um negócio familiar por convicção: "o avô é responsável pela contabilidade, meu cunhado é o chef, nossas esposas cuidam dos convidados e meu filho está treinando como açougueiro e seguirá meus passos", explica Lugger.
Quarto do Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
Juntos, a família garante que seus convidados se sintam em casa nesta propriedade de 270 anos. "Também gosto de sentar e conversar com eles à mesa, porque conheço muitos deles há anos", diz Lugger. Mas os Luggers não só cuidam da hospitalidade, mas também muitas outras tradições do Tirol Oriental: se houver tempo, a família se reúne para tocar música. Com dulcémele, harpa, violino e contrabaixo, a aconchegante sala de jantar revestida de madeira se torna um palco uma vez por semana.
Sala de jantar do Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Grafik Zlöbl
O caminho mais curto para a boa qualidade
Produtos produzidos no Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
Não surpreende que os Luggers apostem em sua própria agricultura: "Para nós é muito importante saber de onde vêm os produtos que acabam nos pratos dos nossos hóspedes, e o melhor é, se os produzimos nós mesmos, como nossa carne", diz Lugger com um sorriso. Raças locais como gado cinzento tirolesa e ovelhas tirolesas (Tiroler Bergschaf) brincam em seus pastos alpinos. "Essas raças podem não ser as mais rentáveis, mas estão acostumadas com o clima inclemente da montanha", explica este homem nascido em Obertilliach, que gosta de passar seu tempo ao ar livre nas montanhas com os animais.
Nas pastagens alpinas da Família Lugger. Foto: Meyer
Ovelha na Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
É um trabalho árduo tanto no verão quanto no inverno, mas "vale a pena, porque o ar fresco da montanha faz com que as barrigas dos nossos hóspedes rosnem rapidamente e se alegram quando recebem comida de boa qualidade da região em seu hotel", diz Lugger. O cardápio inclui principalmente a culinária caseira do East Tyrol com ingredientes regionais e a especialidade da casa é cordeiro em caçarola "Lammpfandl" com ervas frescas, batatas e feijões verdes envoltos em bacon.
Lammpfandl, cordeiro em caçarola, especialidade no Gasthof Unterwöger. Foto: Lugger
O selo de qualidade AMA GENUSS REGION confirma essa origem e a qualidade dos produtos que são processados no Gasthof Unterwöger.
Vá para baixo as rotações
Refresco de verão no Klapfsee perto de Oberttiliach. Foto: TVB Osttirol/ Wörgötter
"No verão, as montanhas são um ar condicionado natural, então você pode suportar o calor muito bem", explica Lugger. "Aqui você pode andar ou andar de bicicleta por horas e, se você for corajoso, pular no lago frio da montanha." E quando os hóspedes pegam um peixe, eles podem até levá-lo para a cozinha do Unterwöger para estar preparado.
Obertilliach. Foto: Markus Angerer
Quando a neve chega, a vila de Obertilliach se torna um paraíso de inverno, porque é um dos lugares onde mais neva na Áustria. Oferece um total de 140 quilômetros para esqui cross-country, esqui alpino e trilhas de caminhada snowshoe. "Por causa do nosso centro de biatlo, até atletas vêm de toda a Europa", relata Lugger com orgulho. "Eles quase poderiam nos chamar de meca dos esportes nórdicos", diz ele com um sorriso.
Esqui cross-country. Foto: Rio Lolin
Uma vila pitoresca com tradições centenárias
Hotel Gasthof Unterwöger em Obertilliach. Foto: Markus Angerer
"O lugar onde vivemos é realmente uma atração turística em si mesmo", explica o orgulhoso Tilga Lugger, "muitas de nossas casas estão na aldeia há séculos e estão listadas como um edifício protegido". Basta dar um passeio pela aldeia para admirar a arquitetura típica do Tirol Oriental. Normalmente, os andares inferiores têm paredes de pedra e os superiores são cobertos com madeira.
Visão exterior do Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
Os Lienz Dolomites e os Alpes Carnic ficam ao fundo e fazem a vila, a casa de Josef Lugger, parecer quase pequena. "Eu nunca estive em outro lugar e também não preciso disso, porque temos muitas coisas maravilhosas aqui", diz Lugger.
Pequeno glossário para se orientar por um menu austríaco:
Marille = damasco
Erdäpfel = batatas
Paradeiser = tomates
Speckfisolen = feijão verde embrulhado em bacon
Karfiol = couve-flor
Kohlsprossen = Couve-de-Bruxelas
Marille = damasco
Erdäpfel = batatas
Hotel Gasthof Unterwöger
Dorf 26
9942 Obertilliach
Österreich
Tél.: +43 (0) 4847 5221
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
https://www.hotel-unterwoeger.at