Carnaval em Veneza. Fotos de RTEMagicC - Italia.it

 

Situado no nordeste da Itália, Vêneto se estende das Dolomitas ao Mar Adriático, por meio de uma extensa gama de colinas e um vale sulcado por rios, canais e pelo delta do Rio Po.

 

O cenário típico da costa de Vêneto é a lagoa veneziana e, nesta mesma lagoa, fica talvez a cidade mais única do mundo - Veneza, visitada por milhões de turistas todos os anos.

 

No entanto, todo o Vêneto, uma região com mil faces diferentes, é o guardião de tesouros naturais, artísticos e tradicionais.

 

Vêneto expressa uma variedade extraordinária em seu cenário: das Dolomitas, mergulhadas nos tons avermelhados do pôr do sol, até a costa leste do Lago Garda e Peschiera del Garda, Torri del Benaco e outros destinos turísticos. Longas praias de areia se alternam com resorts conhecidos, como os de Jesolo, Bibione, Cavallino e Caorle.

 

Neste cenário natural espetacular encontra-se uma rica herança cultural que torna o Vêneto uma região tão fascinante, desde suas cidades de arte até as magníficas vilas paladianas espalhadas pela Riviera Brenta. E não se deve esquecer as pequenas aldeias de Arquà Petrarca, Monselice, Asolo e Bassano del Grappa que reúnem os aspectos mais típicos desta região diversificada e variada.

 

Vêneto também é o destino ideal para férias de conforto e relaxamento, graças às suas águas termais com valiosas propriedades terapêuticas: as suaves encostas das colinas de Euganean abrigam as instalações bem equipadas dos spas euganeanos: Abano, Montegrotto e Teolo, onde os hóspedes podem combinar tratamentos e terapias com agradáveis ​​excursões às áreas próximas.

 

 

O QUE VER

 

Piazza San Marco - Veneza. Fotos de RTEMagicC - Italia.it

 

Vêneto é uma região cheia de fascínio e charme, com inúmeras atrações naturais e artísticas, além de uma ampla variedade de locais e pontos turísticos.

 

A primeira parada em sua jornada de descoberta, naturalmente, deve ser Veneza, um Patrimônio Mundial da UNESCO que também compreende sua lagoa, ilhas e o Grande Canal, ladeado por edifícios antigos e decorados que lembram o esplendor da antiga República Marítima.

 

Veneza, famosa por seu histórico Carnaval, vidro de Murano e renda de Burano, pode ser visitada a pé, através de pequenas pistas (chamadas calli) e por inúmeras pontes - ou de barco - de barcos a vapor a gôndolas, transportando passageiros pelos canais para admirar algumas das paisagens mais especiais do mundo. Piazza San Marco, com sua Basílica exibindo mosaicos e cúpulas bizantinas; o Palácio Ducal, o labirinto de ruas marcadas por lojas e oficinas; igrejas decoradas com pinturas, esculturas e afrescos; museus e até as praças mais escondidas são inesquecíveis.

 

Outro patrimônio da lista da UNESCO é o centro histórico de Verona, uma mistura única dos estilos arquitetônicos renascentista, medieval e romano.

 

Os monumentos mais famosos da cidade são a varanda romântica de Julieta, famosa pela tragédia de Shakespeare, e a arena, que se torna uma espetacular casa de ópera ao ar livre durante o verão.

 

A natureza é outra das excelências do Vêneto: as Dolomitas foram recentemente incluídas na lista da UNESCO devido à sua forma notável e à fascinante interação de luz entre seus picos e pináculos.

Este é o lugar ideal para os entusiastas do esqui: uma imensa área com quilômetros de pistas e resorts bem equipados – o primeiro entre eles, o exclusivo e elegante Cortina d'Ampezzo, a “pérola” das Dolomitas e um dos resorts de montanha mais famosos no mundo.

 

Pádua, a cidade da cultura, oferece aos visitantes muitas atrações, desde a Basílica de Santo Antônio, um destino de turismo religioso, até a maravilhosa Capela Scrovegni, uma obra-prima atemporal inteiramente afrescada por Giotto. Seu Jardim Botânico do século XVI, rico em ervas medicinais, também é um Patrimônio Mundial.

 

O centro histórico de Vicenza, caracterizado pelo estilo clássico do arquiteto Andrea Palladio, também recebeu o status de UNESCO, juntamente com as maravilhosas casas imponentes que ele projetou, incluindo as impressionantes Villa Capra Valmarana e Villa Poiana, cercadas por grandes parques.

 

Esta região tem muito mais surpresas reservadas para os visitantes de Belluno, Treviso e Rovigo. Até as cidades mais pequenas estão repletas de história e cultura: Asolo, uma pitoresca vila medieval; Possagno, dominado pelo mausoléu de Canova; e as cidades muradas de Cittadella, Monselice, Montagnana e Castelfranco Veneto, agora são parte da paisagem regional.

 

O QUE FAZER

Cortina d'Ampezzo - Belluno. Fotos de RTEMagicC - Italia.it

 

Montanha, mar ou colina: a região de Vêneto oferece férias emocionantes em um ambiente natural, com oportunidades para esporte, relaxamento e experiências agradáveis.

 

Das Dolomitas a Lessinia, resorts famosos como Cortina d'Ampezzo, Falcade, San Vito di Cadore e outros oferecem experiências inigualáveis ​​para os entusiastas de esportes de inverno: pistas cheias de adrenalina para esquiar ou praticar snowboard, rafting, escalada, trekking em todos os níveis, cursos especiais para esqui cross-country, caminhadas com raquetes de neve e emocionantes corridas de trenó de cachorro.

 

A costa dourada que se estende de Bibione a Cavallino é perfeita para se exercitar: vôlei de praia, vela, surf, esqui aquático e ciclismo em pinhais frescos e arredores intocados. Aproveite a vida noturna nos modernos bares e clubes de resorts turísticos. Os fãs de golfe encontrarão vários "greens" nas colinas, com o lago Garda ao fundo ou perto da costa.

 

Os amantes da natureza podem fazer excursões ou seguir trilhas nas áreas protegidas de Vêneto, como o Parque Nacional das Dolomitas de Belluno, conhecido por sua paisagem de tirar o fôlego, ou o Parque de Lessinia, onde você pode ver a fauna típica do sopé dos Alpes.

 

Você pode visitar muitos lugares enquanto pratica mountain bike, incluindo o Planalto Asiago, que é atravessado por uma rede de trilhas com diferentes níveis de dificuldade, em meio a paisagens extraordinariamente bonitas.

 

O charmoso delta do Pó e as outras áreas da lagoa, dominadas pelo reflexo do céu na água e povoadas por centenas de espécies de pássaros, são um verdadeiro paraíso para quem gosta de observar pássaros e fotografar a natureza, enquanto as margens do lago Garda, cercada pela vegetação mediterrânea típica, oferece muito espaço para esportes aquáticos, vela, canoagem e mergulho.

 

Você pode desfrutar de uma estadia relaxante nos muitos spas da região, incluindo a famosa Terme Euganee (Euganean Spas), com tratamentos e terapia de beleza para restaurar o equilíbrio entre corpo e mente.

 

Os amantes da boa comida podem seguir as muitas trilhas do vinho: de Bardolino a Pramaggiore, de Conegliano a outras áreas que se tornaram conhecidas por sua produção de vinho, parando nas vinícolas para provar excelentes vinhos e produtos típicos.

 

A agenda de eventos está sempre cheia; alguns desses eventos são reconhecidos mundialmente, especialmente a Bienal e o Carnaval de Veneza, seguidos de exposições e mostras de arte, vários festivais religiosos e de vilarejos e feiras de alimentos (sagre), até mesmo nas menores vilas da região.

 

O QUE COMER

 

Verona. Fotos de RTEMagicC - Italia.it

 

Embora a culinária seja diferente de uma província para outra, a comida da região é baseada em alguns ingredientes comuns: arroz, legumes e principalmente polenta.

 

Polenta, particularmente amada pelos nativos de Vêneto, é preparada e consumida com carne, peixe ou queijo. O feijão de Lamon (província de Belluno) é um produto típico da região, assim como os aspargos de Bassano del Grappa, o aipo de Verona e o radicchio vermelho de Treviso, que se tornou um ingrediente universal mesmo fora de Treviso.

 

Outra especialidade desta província é a soapa calda, uma sopa quente com pombo e frango; nas áreas próximas dos Alpes, você também pode comer cogumelos e veados, enquanto o platô de Asiago é conhecido por seu queijo.

 

Na lagoa, por outro lado, são frutos do mar.

 

Entre os pratos típicos da região estão o risoto com vieiras, camarões e chocos, saor (sardinha marinada com vinagre e cebola), bacalhau seco ou bacalhau ao estilo Vicenza. A enguia cozida (bisato) é uma especialidade veneziana.

 

Existem muitas sobremesas típicas, incluindo bolinhos, zaletti (biscoitos de polenta), carnaval galani (doces) e o pandoro de Verona que mais tarde se tornou nacionalmente famoso.

 

Vêneto também possui uma produção extensa e valiosa de vinhos tintos e brancos, incluindo Amarone di Valpolicella, Breganze Bianco, Bardolino e Soave, para citar apenas alguns. Os vinhos com passas são melhor representados pelo Recioto di Soave; os vinhos espumantes (espumante) também são os favoritos, em especial o Prosecco da Conegliano-Valdobbiadene. A produção de grappa é notável em Bassano del Grappa e em Conegliano.

Pin It