inverness castle vb34146751

Inverness. Foto: Visit Britain

 

A renomada revista Lonely Planet listou as Highlands da Escócia como uma das melhores regiões do mundo para visitar em 2019. Além da paisagem que mescla montanhas, lagos cristalinos e castelos, as Terras Altas guardam a essência da cultura escocesa. 

 

 

1. Inverness

 

Maior cidade das Terras Altas, Inverness fica a pouco mais de 3 horas de carro da capital escocesa, Edimburgo, ou 1h30 de avião partindo de Londres. Inverness ficou mundialmente famosa por conta do monstro do lago Ness, chamado carinhosamente de Nessie pelos escoceses. Grandes lojas, bons restaurantes, o museu dos Highlanders e um cruzeiro pelo lago Ness (que se estende para além da cidade) estão entre as atividades recomendadas por aqui.

 

2. Castelo de Cawdor

cawdor castle vb34148607

 

Não muito distante de Inverness, o castelo de Cawdor é famoso por suas conexões literárias com a obra de Shakespeare, Macbeth - mesmo tendo sido construído três séculos depois do romance. Além dos suntuosos interiores, habitados hoje pelo clã Campbell, os jardins do castelo são uma atração à parte. Não se surpreenda se encontrar a Condessa de Cawdor durante a sua visita - ela é uma adorável anfitriã!

 

3. Glencoe

glencoe vb34172421

 

Explosões vulcânicas e glaciares foram os responsáveis pela formação deste vale icônico das Terras Altas. Tão icônico que apareceu em filmes como 007 - Operação Skyfall, e Harry Potter(locação da cabana de Hagrid). É impossível vir às Terras Altas e não fazer ao menos uma parada em Glencoe. Quem quiser explorar mais pode escolher entre trilhas a pé, trilhas de mountain bike e até mesmo esquiar nos meses de inverno, no Glencoe Mountain Resort

 

4. Fort William & Ben Nevis

fort william vb34161131

 

A cidade de Fort William é muito procurada pelos aventureiros que querem desbravar Ben Nevis, a montanha mais alta da Grã-Bretanha. Próximo de Ben Nevis há um sistema de gôndola, o Nevis Range, que oferece boas vistas da montanha e do vale ao redor. E é em Fort William que você pode embarcar na locomotiva a vapor Jacobite, também conhecida como Expresso de Hogwarts.

 

5. Glenfinnan

glenfinnan viaduct fort william - mallaig

Foto: Visit Britain

 

Eis aqui o Expresso de Hogwarts em movimento! Mas além de locação dos filmes Harry Potter, há em Glenfinnan um monumento de grande importância histórica - uma homenagem aos clãs escoceses que lutaram e morreram pela causa Jacobita (retratada, por exemplo, na série Outlander). Foi inaugurado em 1815, no exato local onde Bonnie Prince Charlie iniciou o Levante Jacobita.  

 

6. Castelo Eilean Donan

eilean-donan-castle

Foto: Visit Britain

 

Um dos castelos mais fotografados de toda a Escócia, Eilean Donan foi construído em uma ilhota com vistas para a Ilha de Skye, em um ponto onde três grandes lagos se encontram. A paisagem é de tirar o fôlego. As origens do castelo remontam ao ano 634 DC, quando o bispo Donan escolheu o local para fundar um mosteiro. 

 

7. Ilha de Skye

faerie glen - isle of skye vb34161185

 

Citada em músicas folclóricas escocesas como 

, que tem à frente de seu mundialmente famoso restaurante o chef Marcello Tully - um brasileiro!

 

8. Rota North Coast 500

locheriboll2-riainsarjeant

Foto: Visit Britain

 

Considerada a versão escocesa da 'Rota 66', a North Coast 500 é uma rota que explora os vilarejos costeiros das Terras Altas da Escócia. Castelos românticos, praias de areia clara e ruínas históricas estão entre os destaques da NC500, que pode ser feita de carro, de moto, de bike, de campervan, de Aston Martin... para saber mais sobre o que explorar na NC 500 e como, acesse o site oficial.

 

9. Campo de Batalha Culloden

culloden battlefield vb34163076

Foto: Visit Britain

 

Um marco na história escocesa, a Batalha de Culloden foi o ápice do Levante Jacobita e a última batalha em solo britânico, em 16 de abril de 1746. O desfecho foi trágico: 1.500 soldados jacobitas mortos, 700 deles nos primeiros 3 minutos. O que aconteceu antes, durante e após este dia é contado com riqueza de detalhes no Culloden Battlefield Visitor Centre, perto de Inverness. A experiência começa com a exposição no museu interativo, seguido de uma caminhada pelo campo onde tudo aconteceu, e onde hoje ficam memoriais erguidos em homenagem aos combatentes mortos, enterrados ali mesmo.

 

10. Compras na House of Bruar

house of bruar by visitscotland

Foto: Visit Scotland

 

Um paraíso de compras nas Terras Altas! A House of Bruar é uma loja de departamentos que reúne os melhores produtos da Escócia. Roupas, acessórios, decoração, alimentos... tem de tudo um pouco, e de primeiríssima qualidade. Se estiver buscando algo um pouco mais em conta, dirija-se ao outlet de liquidações, ao lado da loja principal.

 

 

Pin It