0219 brit1

Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

Por Priscila Moraes

 

 

O brasileiro está entre os que mais visitam o Reino Unido entre os meses de janeiro e março. Se você estava em dúvida sobre viajar ao Reino Unido no inverno, este post é para você!

 

1. É mais barato

 

Passagem aérea e hospedagem são geralmente os maiores custos de uma viagem e é justamente no inverno, ou seja, na baixa temporada que os preços melhoram. Principalmente se reservados com antecedência. Os trens também adotam tarifas especiais e é comum ver atrações populares como London Eye e o museu de cera Madame Tussauds oferecendo descontos.

 

2. É mais vazio

0319 london eye

Londo Eye. Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

O verão é marcado pelas longas férias de quem vive no hemisfério norte - julho e agosto são como dezembro e janeiro para nós no Brasil. É neste período que turistas europeus e americanos chegam em maior quantidade, e não tem jeito: há mais filas nas atrações e multidões nas ruas populares. Os preços também sobem.

 

Às vezes até o roteiro pode ficar prejudicado: na Ilha de Skye, por exemplo, visitantes que não tenham se programado com meses de antecedência correm o risco de não entrar, simplesmente porque a ilha só comporta uma certa quantidade de pessoas. Já no inverno a sensação é de que a ilha está lá só para você!

 

3. É perfeito para ir às compras!

0319 christmas shopping in chester sarashotley

Chester, Inglaterra. Foto: Sara Shotley

 

Falaremos sobre o clima mais abaixo, mas o fato é que o inverno é uma das melhores épocas para ir às compras no Reino Unido. Eu confesso: não consigo mais comprar roupas de inverno no Brasil! Além da qualidade das peças, casacos e acessórios próprios para o frio, o custo é uma fração do que se paga no Brasil. Sem contar que as lojinhas são quentinhas! Se a sua viagem for no outono você aproveita a liquidação de verão. Entre janeiro e março são as roupas de inverno que estão na promoção!

 

4. É uma imersão no estilo de vida britânico

regent street christmas lights 2015

Regent Street. Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

Sabe aquela imagem clássica dos britânicos andando nas ruas de Londres, com seus sobretudos pretos, procurando um pub para se esquentar no final do dia? Pois é, eles são assim durante quase o ano todo - menos no verão. No verão eles saem da rotina e, como nós, viajam para outros países. Por isso estar no Reino Unido na baixa temporada é fazer parte do lugar, é mergulhar na cultura e na rotina britânica. Se deixar, em poucos dias é capaz de você estar se vestindo como eles, se comportando como eles e até bebendo tanto quanto eles, rs. E são estas as maiores recordações que trazemos na mala.

 

5. O aconchego da lareira

vb24471003

Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

Basta um breve passeio pelo interior da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales para ver a fumaça saindo das chaminés. Inverno é época de aconchegar-se diante da lareira, seja no pub, restaurante ou no conforto do seu B&B. Este é um dos hábitos que a calefação não conseguiu apagar: os britânicos adoram sentar e conversar diante da lareira, bebendo um chá ou whisky para esquentar. E quem não gosta?

 

6. A paisagem com neve

vb34164721

Lake District, Inglaterra. Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

Se neve é uma das coisas que você gosta, então estará muito bem servido na Escócia, no norte da Inglaterra e no País de Gales. Ver as montanhas das Terras Altas cobertas de neve é uma daquelas coisas que fazem a mente viajar para longe... nesta época o melhor mesmo é pegar o carro e dirigir pelo norte da ilha britânica. Se você não quer se aventurar na mão invertida, escolha uma das muitas excursões disponíveis (como estas) ou faça passeios de trem pelas paisagens do interior, como estes.

 

Aqui vão 10 lugares para ver neve na Grã-Bretanha.

 

7. Com a roupa certa, o frio não atrapalha

cotswolds - couple vb34143013

Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

Os britânicos dizem que não existe clima ruim - existe roupa inadequada. É a sua primeira vez no inverno europeu? Dedique-se às compras logo na chegada: camisetas térmicas, leggings que aquecem, pullovers e toucas fazem muita diferença. E vão durar muito tempo! Se pretende passar várias horas ao ar livre, nada que um casaco quente, à prova de vento e chuva não resolva. Tente encarar o frio com as roupas certas e verá que não há nada a temer!

 

8. As decorações de Natal (e a liquidação pós-Natal!)

111123 430vb

Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

Quem visita o Reino Unido em dezembro volta apaixonado. A atmosfera nas ruas de Londres é de magia pura, com decorações e iluminação especial, comidinhas típicas e pistas de patinação espalhadas pela cidade. No interior da Inglaterra, na Escócia e no País de Gales também não é diferente. É uma época realmente mágica e que só pode ser vista no inverno. Se puder ficar para o Boxing Day então, melhor ainda! Sabe a Black Friday? Este é o equivalente britânico, que acontece sempre no dia seguinte ao Natal, em 26 de dezembro.

 

9. Descobre-se novas atrações

museum of london fire fire exhib

Exposição sobre o Grande Incêndio de Londres, no Museum of London. Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

No calor a gente quer mais é estar ao ar livre, sentar no parque e caminhar pelas ruas de forma descontraída. O inverno é a nossa chance de descobrir a quantidade de tesouros que estavam fora de nossas vistas. É a época perfeita para visitar os museus gratuitos de Londres, o museu de cera Madame Tussaus, o esconderijo de Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial e as galerias Tate em Londres. Podem ser os castelos e destilarias da Escócia ou o museu do Titanic, na Irlanda do Norte. Prepare-se para ótimas surpresas!

 

10. É como caminhar em um cenário de filme ou livro

hadrians wall 3

Foto: Divulgação/ Visit Britain

 

As árvores secas, as colinas cobertas de névoa, o cheiro de lenha queimada no ar... este cenário foi justamente a inspiração para muitos de nossos livros e filmes favoritos! Há sem dúvidas uma magia no ar, principalmente se você se permitir sair dos centros urbanos para descobrir o interior. Quem sabe você não se inspira também?

Pin It