image001

A República Dominicana possui uma grande variedade de ecossistemas com nove zonas ecológicas e aproximadamente 48.422 km² de rios, montanhas, lagos, praias, bosques e dunas. Ideais para a exploração da flora e fauna endêmica, o país se destaca como um dos destinos caribenhos com maior oferta para o turismo verde. “Nosso país conta com áreas virgens, reservas submarinas e parques nacionais que atraem os amantes da natureza. Compartilhar nosso privilegiado ecossistema de forma responsável e gerar consciência do cuidado com o meio ambiente é um dos nossos objetivos principais”, afirmou Magaly Toribio, assessora de marketing internacional do Ministério do Turismo. Entre os destinos ecológicos, estão:

 

1. Pico Duarte e Lago Enriquillo

                    image002                                         monte plata

 

A República Dominicana tem o contraste do ponto mais alto e do mais baixo das Antilhas. O Pico Duarte é a maior elevação montanhosa do país e escalá-lo é um desafio que atrai os mais aventureiros. No extremo oposto, encontra-se o Lago Enriquillo, declarado Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com aproximadamente 42 metros abaixo do nível do mar, é o maior lago do Caribe, e também o lar de crocodilos, iguanas e flamencos. O Lago Enriquillo está localizado no sudoeste do país entre as províncias Independência e Pederlanes, onde se encontra a Ilha Cabritos, destacada por sua avifauna.

 

2. Monte Plata e seus saltos escondidos

 

Esta joia ecoturística, denominada Província Esmeralda por sua copiosa vegetação, está ao sul de Santo Domingo. Os saltos escondidos e pouco explorados da área destacam-se como seus maiores atrativos. As águas cristalinas do Salto Socoa provêm do Rio Socoa, que nasce no coração do Parque Nacional Los Haitises. No município de Bayaguana, em Monte Plata, as Três Cascatas de Sierra da Água exalam frescor. Encontrar os três saltos adjacentes também é parte da aventura, já que a rota no interior da floresta tropical é pouco frequentada.

 

3. Baía das Águias

 

A área protegida da Baía das Águias, na província de Pedemales, é um lugar onde a natureza torna-se o centro das atenções. A região é parte do Parque Nacional Jaragua, e suas praias virgens e remotas são consideradas as mais belas do país. A reserva, onde se encontram a rica fauna marinha e os recifes de corais mais bem preservados do Caribe, é ideal para avistar aves.

 

4. As baleias de Samaná

   samanaa  Salto El Limón Samaná  Samaná

smaná

 

No noroeste do país, a província de Samaná oferece, além de suas paisagens compostas por praias paradisíacas, ilhotas, montanhas e o imponente Salto do Limão; uma vista ao espetáculo natural de baleias Jubartes durante os meses de janeiro e março. Esta é uma das mais emocionantes experiências que o país oferece e deixa os participantes boquiabertos ao ver os animais marinhos com mais de 20 toneladas darem saltos vertiginosos para atrair seus parceiros.

 

5. Reserva Cientifica Ébano Verde, Constanza

image008

 

No município de Constanza, na zona oriental do país, a Reserva Cientifica Ébano Verde é um santuário natural e uma rota popular para caminhadas. A reserva protege a flora e a fauna em perigo de extinção, como o ébano verde (de onde se deriva o nome) e familiares de solenodontes (mamíferos únicos da Ilha de Hispaniola). Um mergulho nas agradáveis águas do balneário Arroyazo é a recompensa para os que completam a caminhada.

Pin It