- Details
- Category: DESTINOS INTERNACIONAIS
- Published: 17 August 2024
Beleza imperturbável e sem poluição luminosa - por que a Áustria é o melhor lugar para observar as estrelas em toda a Europa
Lago Millstaetter - Bad Kleinkirchheim - Nockberge. Tourismusmanagement-GmbH / Gert Perauer. Foto: Perauer
Observar as estrelas é uma das formas mais antigas de entretenimento e contar histórias do mundo. Antes de nós, como humanos, desenvolvermos a escrita, a agricultura ou a matemática, nossos ancestrais contavam histórias sobre as estrelas.
Agora em 2024, esta antiga tradição está de volta! Num mundo cada vez mais digital e pós-covid, os turistas procuram experiências autênticas e naturais e o astroturismo oferece exatamente essa oportunidade. O astroturismo é uma forma de turismo experiencial que pode variar desde a observação noturna de estrelas em locais ou observatórios de “céu escuro” até eventos especiais como eclipse solar ou chuvas de meteoros.
A Áustria é um dos principais locais da Europa para observar as estrelas. Isto se deve à sua população escassa, aos níveis extremamente baixos de poluição luminosa e à vasta gama de cabanas nas montanhas e esmolas disponíveis para dormir no deserto.
O astroturismo está em ascensão globalmente, quatro milhões de pessoas viajaram para ver o eclipse solar deste ano, e o eclipse de 2017 foi um dos eventos mais assistidos do ano (científico, atlético ou de entretenimento), com 216 milhões de pessoas tentando assistir.
Susan Serven, da DarkSky International, uma organização sem fins lucrativos que procura proteger a nossa paisagem noturna, disse ao Evening Standard que 'Temos visto um aumento no número de pessoas interessadas no turismo no céu escuro... É bom para as pessoas, bom para o desenvolvimento económico, bom para o planeta. Tem impactos positivos na vida selvagem, na biodiversidade e na saúde humana. Também mantém a nossa ligação humana com o céu noturno, ao qual todas as gerações anteriores à nossa tiveram acesso.'
A poluição luminosa noturna afeta cerca de 80% da população mundial. Como resultado, 33 por cento das pessoas na Terra não conseguem ver a faixa brilhante da Via Láctea.
Com isso em mente, aqui estão os 5 melhores lugares na Áustria para fugir da cidade e se conectar com as estrelas.
Experimente os céus mais escuros da Europa (Attersee – Alta Áustria)
O Parque Natural Attersee-Traunsee, o maior da Alta Áustria, cobre 77 quilômetros quadrados e abrange as montanhas Traun e Atterseer Flysch entre os lagos Attersee e Traunsee. O parque possui alguns dos céus noturnos mais escuros da Europa Central, oferecendo vistas panorâmicas a partir de suas colinas não florestadas e foi o primeiro Dark Sky Park da Áustria! Você também pode visitar o observatório Gahberg, localizado a 860 metros acima do nível do mar e a cerca de 15 minutos de carro de Weyregg am Attersee. Possui uma extensa seleção de telescópios especiais para observação lunar, solar e planetária, bem como para observação de objetos fracos.
Oberösterreich permite acampar acima da linha das árvores e longe dos campos se você quiser experimentar um acampamento selvagem! Attersee não fica longe da bela cidade de Salzburgo, que abriga o Observatório VEGA, um dos observatórios públicos mais poderosos da Europa Central.
Durma em um observatório (Gerlitzen – Caríntia)
Gerlitzen é um belo lugar para esquiar no inverno, mas no verão se transforma em um país das maravilhas da aventura, com trilhas para caminhadas e mountain bike adequadas para todas as idades, além de esportes aquáticos no lago e parapente nos picos dos Alpes Gerlitzen. A região de Nockberge, na Caríntia, é o melhor lugar para observação de estrelas para astrônomos amadores.
O próprio Alpe está repleto de cabanas de montanha, uma das quais é dirigida por Hans Köchl e sua esposa Ingrid. É o único observatório público de um hotel que possui um telescópio refletor que mede detalhes finos e é muito maior do que o equipamento normal de um astrônomo amador. Ele oferece regularmente visitas guiadas aos hóspedes e mostra-lhes o céu noturno. “O observatório é a atração máxima do hotel. Quando saímos depois de uma observação particularmente intensa do céu noturno, os convidados têm um grande sorriso no rosto porque viram tantas coisas fascinantes”, diz Köchl.
A melhor vista da Via Láctea na Europa (Parque Nacional Gesäuse – Estíria)
Para ver a faixa brilhante da Via Láctea, você precisa de um mínimo de poluição luminosa e de um céu claro. Felizmente, o Parque Nacional Gesäuse, na Estíria, possui alguns dos céus mais escuros da Europa devido à distância de grandes cidades como Viena, Graz, Salzburgo e Linz. Incríveis 6.000 estrelas são visíveis a olho nu (confira este mapa de poluição luminosa para ver os melhores locais)!
O próprio Parque Nacional oferece oficinas fotográficas e datas para "Sternderl-Schauen" (observação de estrelas), bem como visitas guiadas pela área, a fim de evitar que a vida selvagem noturna local seja perturbada.
Se puder, a poucas horas de carro do parque nacional fica a cidade de Graz, que abriga o observatório mais alto do mundo!
Observando as estrelas no "Mar dos Vienenses". (Lago Neusiedl – Viena)
Um terço da superfície do Lago Neusiedl é coberto por juncos de até três metros de altura. O Lago Neusiedl é o terceiro maior lago da Europa Central, localizado ao sul de Viena, perto da fronteira com a Hungria e a Eslovênia. Toda a bacia do lago é um parque natural há mais de 20 anos e é Patrimônio Mundial da UNESCO, conhecido como o “Mar dos Vienenses”. É um belo lugar para observar as estrelas à beira do lago ou de um barco no próprio lago!
Você pode transformar esta viagem em uma visita ao Observatório Kuffner. O planetário oferece visitas guiadas astronômicas e, se o clima permitir, você pode observar as estrelas com o grande telescópio construído em 1889.
As cabanas mais antigas da Áustria (Parque Nacional Hohe Tauern – Tirol)
Situado no Parque Nacional Hohe Tauern está o Naturhotel Outside, o lugar perfeito para se conectar com a natureza e as estrelas. Situado nas montanhas significa que há pouca poluição luminosa ou atmosférica, proporcionando uma visão cristalina do céu noturno em noites sem nuvens. Você pode até observar as estrelas no conforto da sua cama!
Os humanos observam as estrelas aqui há milênios. O Vale Defereggental é o lar de Jagdhausalmen, as cabanas de montanha mais antigas da Áustria, com 15 cabanas de pedra e uma capela situada entre rochas escarpadas e prados exuberantes.
Para passar férias no Parque Nacional Hohe Tauern, você pode voar até Innsbruck, uma das abordagens mais espetaculares para um aeroporto alpino em todo o mundo.
Outras sugestões:
- Área Selvagem de Dürrenstein - https://www.lower-austria.info/excursion-destinations/a-duerrenstein-wilderness-area
- Millstaeter See - Caríntia - https://biwaks.millstaettersee.com/pt/férias-romanticas-in-carinthia.html
- Zell am See-Kaprun - https://zellamseekaprun.at/10-unforgettable-summer-adventures-in-zell-am-see-kaprun/
- Zauchensee (Caminho da Lua/Observatório) - https://www.altenmarkt-zauchensee.at/en/activities/mondweg.html