Beekeeping

Foto: Marko Šinkovec

 

Conheça a abelha nativa carniolana, kranjska sivka, ao experimentar mel e outros produtos, pratos e bebidas à base de mel.

 

Os apicultores eslovenos cuidam de cerca de 200.000 famílias de abelhas, que coletam mel esloveno com denominação de origem protegida em cerca de 20.000 quilômetros quadrados na Eslovênia. Seus produtos são incorporados em inúmeras iguarias eslovenas.

 

O Dia Mundial das Abelhas é comemorado em 20 de maio, aniversário de Anton Janša, o pioneiro da apicultura europeia, nascido em 1747 perto de Radovljica.

 

Uma das capitais da apicultura eslovena é Radovljica, onde pode conhecer mais sobre o trabalho do famoso Anton Janša, colmeias eslovenas com painéis pintados e outras particularidades da apicultura eslovena no Museu de Apicultura. Na oficina de pão de mel perto do Museu, você pode ver como são feitas as delícias de pão de mel.

 

Honey Dishes

Pratos com mel. Foto: Divulgação

 

 

Apenas kranjska sivka, a abelha eslovena, recolhe o mel esloveno

 

A Eslovênia é o único país europeu onde a apicultura só é permitida com abelhas indígenas.

 

Devido à sua natureza pacífica, boa orientação, imunidade a doenças e outras qualidades, kranjska sivka é popular em todo o mundo. Na Eslovénia, a abelha vive em colmeias originais típicas com painéis pintados. A qualidade de seus produtos foi comprovada. O mel esloveno está equipado com uma denominação de origem protegida, o mel florestal Kočevje e o mel cársico também estão equipados com o rótulo de indicação geográfica protegida.

 

Além do mel, consumido de forma independente ou como ingrediente em muitos pratos e bebidas eslovenos, os apicultores também oferecem pólen, própolis, geleia real e vários outros produtos. Apiterapias estão disponíveis em certas colméias.

 

 

O mel esloveno

Slovenian honey

Foto: Jošt Gantar

 

Você irá reconhecê-lo pela indicação geográfica protegida, formato do frasco e o rótulo atestando a origem controlada e rastreável.

 

Mel da floresta de Kočevje

Forest honey from Kočevje

Foto: Jošt Gantar

 

As abelhas coletam mel de florestas, abetos, abetos e tílias na região de Kočevsko, a região mais arborizada da Eslovênia com florestas primitivas preservadas.

 

O mel Karst

Karst honey

Foto: Boris Pretnar

 

Acacia, flor, floresta, tília, castanha, cereja selvagem e mel de cereja St Lucie do Karst são variedades conhecidas por seus aromas especiais.

 

Um pequeno-almoço doce mas saudável começa com mel no pão, no chá ou mesmo no café

 

O mel, cada vez mais popular como adoçante natural, faz parte do tradicional café da manhã esloveno.

 

Por iniciativa dos apicultores, o pequeno-almoço tradicional esloveno com mel, organizado uma vez por ano para os alunos eslovenos, vai tornar-se no pequeno-almoço europeu com mel. Juntamente com o Dia Mundial das Abelhas, declarado em 2017, o evento serviria para aumentar a conscientização sobre as abelhas como polinizadoras de plantas cultivadas e o mel como alimento saudável.

 

Conheça apicultores e saboreie delícias de mel em eventos especiais na Eslovênia

 

A terra do mel é representada pelos dias do mel, eventos e festas dos apicultores locais, e até um Carnaval de Entrudo das Abelhas.

 

Um mercado que oferece produtos de mel e degustação de mel e bebidas à base de mel é geralmente organizado no Festival do Mel em Lesce. É semelhante no evento de férias de apicultura em Gornji Grad em julho e no Festival do Mel Europark em Maribor. O Carnaval de Entrudo das Abelhas acontece em Bled, onde as abelhas desfrutam de biscoitos de mel.

 

Beekeeper

Foto: Jošt Gantar

 

Apicultor

 

Os corações de pão de mel decorados, antes vendidos em feiras, carregavam mensagens significativas. As mercadorias feitas de mel eram colocadas em mesas festivas e as bebidas à base de mel eram acessíveis apenas às classes mais altas.

 

As particularidades e mercadorias mais tradicionais incluem:

 

– fabricação de pão de mel – biscoitos coloridos feitos à mão com mel; a embarcação foi inscrita no Registo do Património Cultural Imaterial da Eslovénia;

 

– cozedura de pãezinhos de Dražgoše e Loka feitos de mel, típicos de Škofja Loka, e uma grande variedade de biscoitos de pão de mel e bolos de mel e potica, cujo aroma é característico de férias;

 

– destilação de bebidas alcoólicas, como hidromel segundo receita de 1689, licor de mel e aguardente de mel, e ultimamente também cerveja de mel e espumante de mel.

 

Oficinas de pão de mel

 

Você pode experimentar fazer pão de mel em Radovljica e em outros lugares da Eslovênia. Visitas guiadas e sessões de degustação são fornecidas por um dos mais conhecidos fabricantes de pão de mel, Honey Heaven Perger.

 

Bebidas de mel em apicultores

 

Você pode experimentar hidromel, aguardente de mel e licores em certos apicultores que são fornecedores certificados de apiturismo.

 

Apiary

Apiário em Bohinj. Foto: Jošt Gantar

 

O amor pelo mel também é óbvio nos melhores restaurantes, principalmente nos destinos apícolas

 

Toda a Eslovênia e estão localizados pela apicultura, alguns lugares se encontram destinos de apicultura.

 

O cuidado com as abelhas, a inclusão dos apicultores em experiências e o desenvolvimento da culinária do mel são típicos de Sweet Radovljica e outros destinos turísticos da região de Gorenjske; sabores de mel complementam a oferta no spa e cidade cervejeira de Laško; o alojamento ligado às abelhas enriquece a oferta do Vale do Alto Savinja, e o apiturismo está disponível em muitos outros destinos.

 

Vila Podvin

Vila Podvin

Restaurante Vila Podvin. Foto: Arquivo Restaurante Vila Podvin

 

O Chef Štefelin Uroš é considerado um especialista em mel. Ele enriquece os pratos no Vila, próximo ao qual um jardim de plantas portadoras de mel podem ser encontradas.

Thermana Laško

Thermana Laško

Lua de mel - bem-estar. Foto: Arquivo Thermana Laško

 

Experimente a torta de mel original, Laska Medenka, ou desfrute do bem-estar do mel e das experiências preparadas por apicultores locais.

 

Beeland, Vila do Mel

Beeland Honey Village

Beeland. Foto: Jošt Gantar

 

No Vale Savinja, você pode ficar em pequenas casas em formato de favos de mel e curtir diversas massagens com mel.

 

 

Pin It