Aerial image of The Eden Project, a travel destination and ecological park, an educational visitor attraction in a series of dramatic biodomes. They have the world's largest rainforest in an enclosed space. Credit to VisitBritain/ Jason Hawkes

Foto: VisitBritain

 

Conectando a estação de Paddington, em Londres, a Penzance, em Cornwall, o trem Night Riviera Sleeper é uma maneira ecologicamente correta de viajar para a costa sudoeste da Inglaterra. Viajando à noite, você pode desfrutar de camas confortáveis e uma variedade de comodidades a bordo, pronto para acordar perto das praias arenosas, baías cintilantes e aldeias de pescadores da região. Quem quer reduzir sua pegada de carbono também vai descobrir uma série de experiências sustentáveis para desfrutar nos destinos do caminho, desde trilhas de bicicleta em Bodmin até os biomas cintilantes do Eden Project, entre outras.

 

Rochas e rum perto de Exeter

 

Uma das primeiras paradas nesta jornada para o sudoeste é Exeter, Devon. Aninhada dentro das muralhas centenárias da cidade e lar de uma catedral gótica de 900 anos, esta é uma cidade rica em patrimônio.

 

Uma boa sugestão de passeio na costa de Devon é visitar a vizinha Exmouth, a porta de entrada ocidental para a épica Jurassic Coast, Patrimônio Mundial da UNESCO. Lar do Exe Estuary, ela é conhecido por pássaros migratórios, incluindo alfaiates raros (o símbolo da RSPB, a Royal Society for the Protection of Birds). Exmouth fica a apenas uma curta viagem de ônibus de Orcombe Point, que marca o início da dramática trilha costeira e sua história de 185 milhões de anos. Entre no passado na colcha de retalhos em minérios da Jurassic Coast e acompanhe o progresso do tempo no Geoneedle, uma escultura que revela os diferentes tipos de rocha que datam dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Você pode calçar seus tênis de trilha para descobrir os 154 km inteiros da costa ou explorar os segredos locais em um cruzeiro circular com um guia especializado.

 

Experiência ecológica: Se você quiser brindar à sua chegada, faça um tour pela destilaria Two Drifter de Exeter - e aproveite para ver como eles produzem rum com pegada negativa de carbono. Acessível de carro ou ônibus, a destilaria oferece tours de 90 minutos que custam £ 20 por pessoa.

 

Florestas tropicais e flores em St Austell

 

O trem Night Riviera também para em St Austell, Cornwall, um local repleto de destaques costeiros e verdes. Se você deseja mergulhar na vegetação nos 80 hectares dos Lost Gardens of Heligan, lar de uma coleção nacional de camélias e rododendros, ou explorar as praias de areia, St Austell é uma ótima adição a um itinerário ecológico, com muitas atrações acessíveis por transporte público.

 

Outra ideia é acrescentar um pouco de aventura, já que esportes aquáticos estão disponíveis na praia vizinha de Pentewan, onde a Cornwall Watersports alugar caiaques, pranchas de stand-up paddle e equipamentos de windsurf.

 

Experiência ecológica: Projeto futurista focado na proteção da biodiversidade mundial, o Eden Project está repleto de experiências com foco no meio ambiente. Se você é um amante da natureza, pode desfrutar de passeios pelos grandes biomas semelhantes a um globo que abrigam a maior floresta tropical exótica em cativeiro, bem como os vibrantes jardins externos e exposições permanentes.

 

Localizado a alguns quilômetros da estação de trem St Austell, o Eden Project tem ingressos a partir de £ 29,50 para um adulto e £ 10 para crianças e jovens de 5 a 16 anos (menores de 5 anos não pagam).

 

Trilhas e casas na árvore perto da Bodmin Parkway

 

Os fãs do ciclismo podem começar uma viagem na estação ferroviária de Bodmin Parkway, um dos principais pontos de ciclismo da Cornualha. Dá para pedalar até a costa na Camel Trail, que segue uma ferrovia desativada ao longo do Camel Estuary e conecta a Bodmin Parkway à famosa cidade portuária de Padstow.

 

Outra alternativa, esta para quem gosta de história, é conhecer Lanhydrock, uma grande mansão vitoriana com jardins formais em uma propriedade arborizada. Lar de espécies raras, incluindo o anfíbio tritão-palmado e o besouro de óleo, este local histórico é objeto de trabalho de conservação contínuo graças a uma rede de voluntários. Ele fica a menos de cinco quilômetros da estação de trem.

 

Há também o recém-reformado Bodmin Jail, uma prisão do século 18  repleto de experiências imersivas que levam você através da história sombria da área. Há até um hotel boutique de quatro estrelas no local.

 

Experiência ecológica: Uma escapadela completamente despojada pode ser vivida numa cabana dinamarquesa, em tipis (barracas indígenas) ou casas na árvore em Kudhva. É um local de arquitetura surpreendentemente simples e sustentável que mostra toda a beleza natural da área em todos os espaços de plano aberto. Fornecendo a você uma experiência inesquecível, este local de glamping é bastante acessível e fica a apenas 35 quilômetros da Bodmin Parkway.

 

Surf e algas marinhas em Penzance

 

Outrora um paraíso para comerciantes e piratas, outra parada do trem noturno é a cidade mercantil de Penzance. O local tem um porto pitoresco e fica a uma curta distância de Marazion, onde fica o monte de St Michael. A ilha formada naturalmente pelas marés tem uma igreja majestosa no topo – e é, segundo rumores, um local de filmagem para House of the Dragon, a série derivada de Game of Thrones.

 

A cidade de Penzance tem vista para o encontro do Canal da Mancha com o Oceano Atlântico e exploradores interessados podem viajar atér Land's End, a 14,5 km de Penzance. Como o ponto mais ocidental da Inglaterra, ele oferece vistas amplas do litoral azul-celeste até onde a vista alcança.

 

Experiência ecológica: Penzance também é um ponto importante de surfe, ideal para quem deseja estar em sintonia com as ondas. Futuros surfistas podem reservar uma sessão no Sennen Surfing Center, com aulas individuais a partir de £ 35. Outra ideia, para os gourmets, é planejar uma experiência de comida recolhida na natureza – de algas marinhas a alimentos silvestres – com foco ecológico nos cursos de Wild Cooker School Courses, que começam em £ 225.

 

Conservação e cultura em London Paddington

 

O ponto de partida e chegada do trem noturno Night Riviera é a estação Paddington, no oeste de Londres. No meio do caminho entre o Hyde Park e o Regent's Park, com Baker Street e Notting Hill também por perto, o local é um centro ideal para absorver a história e cultura da capital, muitas vezes com um toque ecológico.

 

Experiência ecológica: Uma boa maneira de aproveitar a cidade de um jeito diferente é trocar o passeio turístico nas ruas movimentadas de Londres por algumas horas a bordo de um barco autônomo. Passando por Little Venice, Regent's Park e por Camden Lock, as rotas da Go Boat oferecem uma maneira divertida e sem trânsito de explorar os pontos turísticos de Londres - há até uma mesa de piquenique para desfrutar de algo ao longo do caminho. Uma alternativa é ver o trabalho de conservação em ação no London Zoo, no meio do Regent's Park.

 

Trem noturno Riviera Sleeper - informações práticas:

 

trem noturno Riviera Sleeper vem com a opção de cabines individuais ou duplas, completas com beliches confortáveis, bagageiro e café da manhã de cortesia. Como alternativa, há a opção reservar um único assento para uma experiência econômica e sem amenidades. Todas as opções devem ser reservadas com antecedência para obtê-las pelo preço mais baixo. Você também pode desfrutar do lounge-bar a bordo, completo com uma variedade de bebidas e lanches leves.

 

Restrições de viagens para e ao redor da Grã-Bretanha estão em vigor devido à Covid-19. Os visitantes devem verificar os sites das atrações individuais para obter as informações mais recentes, pois eventos e detalhes estão sujeitos a alterações.

 

Fonte: VisitBritain

Pin It