Um dia de verão no Hyde Park, em Londres. Foto: VisitBritain

 

Com restaurantes que não desperdiçam ingredientes e lojas repletas de materiais reciclados, Londres é repleta de opções sustentáveis para incorporar em sua próxima viagem. Uma dica quente antes de chegar par viajantes: baixe o aplicativo Refill para encontrar postos de abastecimento de garrafas de água gratuitos em toda a cidade!

 

Dia 1 de 4: Zero-Waste no oeste de Londres

The Cookery School

 

A Cookery School, que proibiu os plásticos de uso único anos atrás, oferece aulas de todos os tipos de alimentação com o menor impacto ambiental possível. A escola usa 100% de energia renovável certificada e consegue manter o desperdício de alimentos ao mínimo, enviando os restos de alimentos para serem usados na produção de energia e fertilizantes. Além de ensinar os chefs em formação a fazer geleias, doces ou pão de massa fermentada, além de opções sem glúten, a escola oferece aulas sobre como reduzir o desperdício de alimentos.

 

Buck Street Market

 

Menos de cinco quilômetros ao norte de Marylebone, em Camden, você encontra o Buck Street Market, o primeiro shopping center de Londres com foco na sustentabilidade, construído com 88 contêineres de transporte reciclados. O comércio apresenta uma variedade de produtos, muitos deles ecologicamente corretos, como o café de origem ética. O mercado se orgulha de não ter plástico e tem seu próprio sistema de compostagem para resíduos de alimentos. Se você quiser comer algo, há muitos restaurantes veganos e vegetarianos no mercado.

 

Native at Browns

 

Native at Browns é um restaurante ético como novo endereço em Mayfair. A casa é conhecida por servir produtos sazonais e ingredientes colhidos na natureza, ao mesmo tempo em que segue uma filosofia de desperdício zero. Sinta-se bem enquanto saboreia uma refeição de origem local e, em seguida, termine a noite com um espresso martini feito com restos de borra de café e seu licor de café caseiro!

 

Dia 2 de 4: O leste ecológico de Londres

Old Spitalfields Market

 

No Old Spitalfields Market você encontrará produtores e criativos locais, além de lojistas independentes que vendem itens artesanais e de alta qualidade. O mercado apresenta várias marcas sem plástico e sem desperdício e tem um estúdio de ioga no local para os visitantes desestressarem.

 

Culpepper Rooftop Garden

 

A uma curta caminhada do mercado de Spitalfields fica o adorável Culpeper Rooftop Garden. O jardim da cobertura oferece uma vista deslumbrante de Londres e também cultiva produtos que são usados no restaurante e bar. Quando precisa de algum ingrediente que não é cultivado ali, o restaurante trabalha com fornecedores locais e éticos. O segundo andar também tem cinco belos quartos, caso você queira se hospedar na área.

 

TT Liquor

 

Teste suas habilidades atrás do balcão com uma aula de preparação de coquetéis na TT Liquor, em Shoreditch. O local usa sacos e caixas de vodca ecologicamente corretos em suas sessões, reduzindo suas emissões de carbono, uma vez que menos energia é consumida para produzir esta embalagem do que a dispendida para garrafas de vidro. Tudo isso significa que você pode aprender a fazer (e depois beber) quatro coquetéis diferentes enquanto ajuda o meio ambiente.

 

Dia 3 de 4: Tour sustentável em Londres

Go Boat

 

No Go Boat em Canary Wharf, você pode embarcar em um barco autônomo que não é apenas elétrico, mas também produzido de forma sustentável, com partes feitas de plástico reciclado e madeira de origem sustentável. Melhor ainda, nenhuma experiência de navegação é necessária! Além de Canary Wharf, os barcos podem ser alugados em outros locais, incluindo Kingston e Paddington, cada um oferecendo um tipo diferente de viagem com uma variedade de pontos turísticos para ver ao longo do caminho.

 

Unseen Tours

 

Existem poucos passeios tão únicos quanto os da Unseen Tours. Há uma série de opções lideradas por pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. Nelas, você faz uma caminhada guiada com percepções e conhecimentos que não teria com qualquer guia. Cada ingresso destina 60% do valor diretamente para o guia. O objetivo da empresa é mudar a percepção do público sobre a situação de rua e dar uma plataforma para as pessoas que a vivenciaram. Localizado a poucos quilômetros de Canary Wharf, o passeio pela London Bridge o levará a áreas escondidas e ruas menos conhecidas, onde você aprenderá sobre a história de pobreza e exclusão social da área, verá uma das poucas igrejas góticas restantes em Londres e acabará com o passeio em um dos pubs mais antigos da cidade.

 

Dia 4 de 4: Reduzir, reutilizar, reabastecer

Original Bike Tour

 

Existe melhor maneira de viajar de forma sustentável do que de bicicleta? Você pode ver os marcos icônicos de Londres, aprender a história da cidade e apreciar todos os pontos turísticos e arredores –e ainda se manter em forma no processo! A Original Bike Tour da empresa London Bicycle começa perto da estação Waterloo e passa pela Tate Modern, Globe, Borough Market, Tower Bridge e, finalmente, a St. Paul's Cathedral, em três horas e meia de pedaladas e paradas. Se estiver viajando com um grupo, lembre-se de que o passeio é para pessoas com 10 anos ou mais.

 

Nine Lives

 

Depois de abrir o apetite em seu passeio de bicicleta, dirija-se à vizinha Holyrood Street para uma parada no Nine Lives, um bar e restaurante com desperdício zero. Com um menu de bebidas feito de ingredientes excedentes de outras bebidas e seu próprio jardim de ervas urbano para sua comida e bebida, este é o local sustentável perfeito para reabastecer.

 

Onde ficar

 

Há uma grande quantidade de hotéis em Londres que levam a sustentabilidade muito a sério. Considere reservar um deles em sua próxima visita:

 

  • Zetter Townhouse Marylebone foi inaugurado em 2015 com a missão de prover para o planeta – além de seus hóspedes. Para incentivar o menor consumo de energia e água, eles oferecem comida e bebidas gratuitas aos hóspedes que optarem por não receber o serviço de limpeza dos quartos se ficarem mais de duas noites. Cada quarto tem xícaras de café reutilizáveis e o hotel oferece café de cortesia para qualquer hóspede que comprar a xícara.

  • The Good Hotel não é um hotel padrão. A propriedade flutuante localizada no Royal Victoria Dock faz parte de uma rede com origem em Amsterdã. Cada quarto foi decorado com materiais naturais e reaproveitados. Toda a cobertura do hotel forma um rooftop bar no qual você pode saborear cervejas produzidas localmente enquanto aprecia a vista do famoso horizonte de Londres. O restaurante sustentável do hotel tem um cardápio vegano e vegetariano, e o melhor é que 100% dos lucros do hotel vão para ajudar os necessitados. O hotel fica próximo ao Emirates Cable Car, o teleférico de Londres, para que você possa desfrutar de um passeio rápido até Greenwich para um dia cheio de atividades.

  • No leste de Londres, a pedida é o Qbic Hotel, uma propriedade de padrão médio a poucos passos de restaurantes movimentados, galerias de arte, boutiques e vida noturna. Ele é, indiscutivelmente, um dos hotéis mais verdes da cidade. Alimentado em grande parte pelos painéis solares no telhado, o Obic garante uma estada ecológica sem comprometer a qualidade, com vantagens como bebidas gratuitas para quem dispensa a limpeza do quarto, estações de recarga elétrica no local e bicicletas gratuitas que você pode usar para explorar Londres.

  • Ostentando cinco estrelas, o luxuoso One Aldwych recentemente passou por uma renovação impressionante com a sustentabilidade no centro das atenções. Ele agora tem recursos inovadores de economia de energia, incluindo recuperação de calor e eficiência de água. O famoso sistema de drenagem EVAC foi instalado em todo o hotel. Outros toques ecológicos surpreendem durante a estada. Há colmeias na cobertura, uma horta amiga das abelhas para apoiar a saúde das abelhas urbanas e refeições com ingredientes frescos de uma fazenda de Kent que usa o composto do próprio hotel. Há também uma política de reciclagem abrangente com foco em ‘reduzir, reutilizar e reciclar’ em todos os momentos. Uma dessas ações transforma óleo de cozinha em biodiesel.

 

Fonte: VisitBritain

 

 

Pin It