Winter Garden, Sheffield

 

 

Com um rico passado industrial, com bolsões vibrantes de cultura e sabores locais, a cidade inglesa Sheffield tem uma identidade própria e bem distinta. Também conhecida como a “Cidade do Aço” (“Steel City”), essa área urbana do condado de South Yorkshire adicionou recentemente às suas atrações culturais os cenários e locais de filmagem do aguardado fillme Todos estão falando sobre Jamie, que será lançado globalmente na plataforma de streaming Amazon Prime Video em 17 de setembro de 2021.

 

Estrelado por Richard E. Grant, Sarah Lancashire e o estreante Max Hardwood no papel principal, o filme foi inspirado na história real do estudante britânico Jamie Campbell. Sua trajetória virou um musical de mesmo nome que estreou no Crucible Theatre, em Sheffield, em 2017. Ele segue a jornada de um rapaz da cidade enquanto ele triunfa contra todas as probabilidades para realizar seu sonho de se tornar uma drag queen.

 

A seguir, um roteiro de três dias pela Cidade do Aço que certamente inspirará uma futura aventura em South Yorkshire.

 

Dia 1

 

Prove o patrimônio industrial da região no Kelham Island Museum. Localizado a uma curta caminhada do centro da cidade, o museu traz galerias interativas, maquinários fascinantes e uma oficina de conservação, além de um raro Conversor Bessemer, usado para transformar ferro em aço.

 

Além disso, a experiência da história viva na Abbeydale Industrial Hamlet transporta os visitantes de volta no tempo para descobrir a vida em uma oficina de ferramentas agrícolas do século 18. Encante-se com a casa de campo restaurada do trabalhador, as rodas d'água, a impressionante máquina a vapor e veja a única fornalha de aço com cadinho sobrevivente do Reino Unido. São atrações que pintam um quadro da história local de Sheffield.

 

Depois de desvendar a herança industrial de Sheffield, reabasteça no restaurante independente Kommune. Servindo uma variedade de comidas familiares, como hambúrgueres, comida de rua e assados artesanais locais, o local é um dos favoritos dos moradores.

 

À tarde, visite uma das atrações icônicas da cidade, o Sheffield Winter Garden. Abrigando a maior estufa urbana temperada da Europa, o jardim hospeda mais de 2.500 plantas exóticas, criando um ambiente tranquilo paraíso no meio do centro da cidade. Anexo aos Jardins está a Millennium Gallery, com exposições de arte, artesanato e design abertas ao longo do ano.

 

Depois, e à noite, passeio pelo peculiar Antiques Quarter, que fica num triângulo de ruas ao sul do centro da cidade.

 

Oito centros de antiguidades ficam na região, com mais de 60 lojas, bares e cafés se misturando no alinhamento das ruas. O cinema mais antigo da cidade, o Abbeydale Picture House, é o epicentro icônico do pedaço, hospedando uma variedade eclética de eventos culturais e exibições de filmes. O local também foi o cenário da casa noturna numa cena de fantasia no filme Todos estão falando sobre Jamie. É também o lar do Pedlar's Corner Carboot e do Flea Market, que ocorre todos os primeiros domingos do mês, com mais de 70 barracas. Já o Antiques Quarter Vintage Market ocorre trimestralmente.

 

Convertido do antigo salão de baile e salão de bilhar, o Picture House Social é um local independente completo com música ao vivo, coquetéis, cerveja artesanal, salão de jogos e comida de rua de inspiração italiana. É um dos pontos noturnos mais apreciados da cidade.

Para os amantes da cerveja, a pedida é The Broadfield Ale House, um pub tradicional de Yorkshire que serve tortas caseiras e quase 1.000 tipos de uísque. Descubra também o queridinho local Abbeydale Brewery, que está celebrando seu 25º aniversário em 2021. As cervejas locais podem ser degustadas nos muitos pubs tipicamente britânicos encontrados em Sheffield. Para aficionados em cerveja tipo ale, o Two Thirds oferece uma ampla seleção de marcas artesanais. Para quem aprecia os destilados, a dica é The Gin Bar em Vintedge.

 

Dia 2

 

Um terço de Sheffield fica dentro do Parque Nacional de Peak District, que comemora seu 70º aniversário em 2021. Os visitantes que procuram voltar à natureza podem planejar explorar os campos de Longshaw, Burbage e Eastern Moors, do National Trust, conhecidos por seus pântanos de urze brilhantes, rochas escarpadas e riachos. A menos de 30 quilômetros do centro de Sheffield, o local é facilmente acessível de carro, em passeios de um dia ou por transporte público.

 

Para ter um gostinho da natureza mais perto da cidade, passeie pelo Jardim Botânico de Sheffield, montado no século 19. que inclui estufas de vidro listadas como Patrimônio Grau II e jardins temáticos cheios de belas flores, árvores e características de época com entrada gratuita.

 

Sheffield é o lar dos times Sheffield United, Sheffield Wednesday e Sheffield FC, o clube de futebol mais antigo do mundo. A emoção do futebol ao vivo pode ser experimentada durante toda a temporada na cidade. Os torcedores também podem fazer um tour autoguiado através do app Sheffield: Home of Football, com um passeio de 8 km pelos pontos históricos de futebol na cidade.

 

A noite também pode ser apreciada no próspero teatro e na cena cinematográfica de Sheffield. Um dos destaques da cidade é o premiado Crucible Theatre, conhecido por apresentar espetáculos e eventos teatrais excepcionais, incluindo a produção original de Todo mundo está falando sobre Jamie em 2017.

 

Os fãs do cinema podem acrescentar uma noite no Curzon Sheffield, um Patrimônio Grau II, ao itinerário. O antigo banco da década de 1930 virou cinema e hoje exibe filmes, sessões culturais e transmissões National Theatre, Bolshoi Ballet e Royal Opera House. O local também aparece no novo filme.

 

Em tempo: Sheffield tem uma conexão mundialmente famosa com a música, sendo local de nascimento de grupos como Human League, Pulp e Arctic Monkeys. Adicione um pouco do som local a este itinerário da Cidade do Aço com uma visita noturna ao Crookes Social Club, situado a poucos passos da Woodfield Road. Ganhador de um prêmio Travellers Choice do TripAdvisor em 2020, o clube é conhecido por apresentar grandes bandas locais e noites de jazz e foi usado como locação Todos estão falando sobre Jamie. Chamado de Moorhill Social Club no filme, ele é o cenário de uma das cenas principais da história, tornando-se uma parada adequada para este itinerário de três dias.

 

Dia 3

 

Conecte-se com a natureza pela manhã em Ecclesall Woods, a maior floresta antiga de South Yorkshire, localizada a quase três quilômetros do centro da cidade. Além de admirar o ambiente sereno, você pode reservar um curso de um dia na Ecclesall Woods Craft, que apresenta a pequenos grupos o mundo do artesanato tradicional, incluindo escultura com colher, fabricação de banquinhos e tecelagem de cestos, tudo no coração da floresta.

 

De volta a Sheffield, visite Woodfield Road, local com vistas deslumbrantes da cidade e dos campos ao redor. A charmosa rota de três quilômetros passa por Crookes, a peculiar área estudantil de Sheffield, os edifícios icônicos da universidade e o Crookes Valley Park. A vista também aparece em Todos estão falando sobre Jamie, dando aos espectadores a chance de admirar a paisagem urbana da cidade na tela e apreciando um final cinematográfico após uma visita a Sheffield.

 

Restrições de viagens para e ao redor da Grã-Bretanha estão em vigor devido à Covid-19. Os visitantes devem verificar os sites das atrações individuais para obter as informações mais recentes, pois eventos e detalhes estão sujeitos a alterações.

 

Fonte: VisitBritain

Pin It