Mais de 1600 km percorrendo todo o país conduzem os visitantes pelas mais belas paisagens do país alpino, levando-os aos mais diversos destinos que lhes proporcionarão experiências únicas

Sao Gotardo

O Rei dos Passos Alpinos - Passo de São Gotardo

 

Se você tem o sonho de fazer uma road trip pelos famosos alpes suíços com seus picos nevados, lagos e paisagens de cartão postal, além de viver a experiência de saborear os melhores chocolates e queijos do mundo, mas não sabe por onde começar, nem onde ir, ou, o que visitar, então, você precisa conhecer o Grand Tour da Suíça.

 

O Grand Tour da Suíça é uma proposta de road trip com roteiros turísticos criados pelo Turismo da Suíça, no ano de 2015, exclusivamente, para que o turista possa conhecer o país de uma maneira prática, com informações sobre os destinos e seus principais atrativos. Por serem roteiros flexíveis, você pode escolher por qual cidade deseja começar e em qual cidade terminar sua visita.

 

Com exatos 1643 km de rotas, o Grand Tour da Suíça cobre todo o país, e foi elaborado especialmente para que o turista possa apreciar as melhores paisagens. “Quando a gente fala de Grand Tour da Suíça, não é que ele pega a via mais rápida, a estrada mais rápida, para chegar ao destino com mais agilidade. Na grande maioria das vezes, os trajetos mais longos são os mais bonitos, onde você passa pelas encostas de montanhas, onde você consegue enxergar um lago maravilhoso, durante o caminho. Assim, como o Grand Train Tour da Suíça, o Grand Tour da Suíça também é como se fosse um passeio, ele faz parte do seu tour dentro da Suíça, justamente porque ele faz esse itinerário passando pelas paisagens mais famosas do país”, revela Natália Leal, gerente de marketing do Turismo da Suíça no Brasil.

 

federer

Roger Federer. Foto: Turismo da Suíça

 

Grand Tour of Switzerland

 

As rotas do Grand Tour da Suíça passam por:

46 atrações principais

5 passos (passagens) alpinos

13 Patrimônios Mundiais da UNESCO

2 reservas de biosferas

22 lagos

 

 

O Turismo da Suíça criou um site especialmente dedicado ao assunto, com informações completas e detalhadas sobre os destinos e suas atrações com direito a um tour virtual interativo por todo o percurso.

 

mapa grand tour

Mapa do Grand Tour da Suíça

 

Abaixo, apresentamos algumas das diversas atrações dos roteiros:

 

Berna – Poucas cidades conseguiram manter suas características históricas tão preservadas como Berna, a capital da Suíça. O centro histórico de Berna entrou para a lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco, e graças aos seus 6 km de arcadas - os moradores locais se referem a elas como “Lauben”, a cidade ostenta os mais longos calçadões de compras cobertos da Europa.

 

 

Appenzell – O vilarejo de Appenzell e o Cantão de Appenzell de Innerrhoden situam-se numa paisagem de colinas ondulantes, de beleza singular. A região é conhecida por seus costumes e tradições rurais, como a descida cerimonial do gado no outono e certos eventos culturais, como música popular e danças rústicas, bem como passeios a pé na região de Alpstein.

 

appenzell

Beco principal. Foto: Christof Sonderegger

 

Basileia – Com 40 museus, a cidade cultural feita para os apreciadores das artes oferece a maior densidade de museus do país. Além disso, a Basileia possui uma bela cidade antiga, arquitetura moderna e o Reno, que convida a descansar.

 

basileia

Basileia. Foto: Turismo da Suíça

 

La Chaux-de-Fonds – Museu Internacional do Relógio – Dedicado à história da cronometragem, o Musée International d’Horlogerie (MIH) abriga mais de 4.500 peças de coleção, das quais 2.700 relógios e 700 relógios da parede.

 

exposition permanente la chaux de fonds

Exposição permanente La Chaux-de-Fonds. Foto: Turismo da Suíça

 

Augusta Raurica – Cidade romana – Os romanos criavam porcos nos pastos lanosos, chamavam ocasionalmente seus cavalos de “devassos” e peneiravam os resíduos de temperos dos seus vinhos antes de bebê-los. Pelo menos é o que eles faziam em Augusta Raurica, a cidade romana mais bem preservada ao norte dos Alpes.

 

 download.gif

 

Montanha The Säntis – Do topo desta montanha de 2.502 metros de altura, acessível por teleférico, pode-se avistar seis países: França, Alemanha, Áustria, Liechtenstein, Itália e a própria Suíça.

 

santis

Photo spot na montanha The Säntis. Foto: Turismo da Suíça

 

Rigi Kaltbad – Uma caminhada elevada com a vista soberba do Rigi Kaltbad em direção ao cume, Chänzeli e Staffel. A vista varre o Mittelland suíço (planalto), assim como a Floresta Negra, os Vosges e os Alpes. Há, ainda, panoramas deslumbrantes dos majestosos lagos de Lucerna e Zug.

 

rigi

Rigi Kaltbad. Foto: Turismo da Suíça

 

Emmetten – Passeio na montanha de Niederbauen – Pilotos de asa-delta conhecem bem a crista da montanha de Niederbauen. Mas, caminhantes em busca de vistas estonteantes e amantes do queijo Tritt também são visitantes comuns por aqui.

 

niederbauen kuh1 57562

niederbauen kuh

Niederbauen. Fotos: Turismo da Suíça

 

Vaduz - O Principado de Liechtenstein possui uma área de 160 quilômetros quadrados, o que o torna um dos menores estados da Europa. A residência principesca domina o cenário acima da cidadezinha de Vaduz, capital do principado, com cerca de 5.000 habitantes. O castelo medieval foi aprimorado nos séculos XVI e XVII. O povo de Liechtenstein chama sua cidade principal de "Staedtle", ou "Cidadezinha", e seu país de "Laendle", ou "Paisinho". Considerando a dimensão geográfica do país, esses diminutivos são apropriados, mas não poderiam ser mais impróprios se pensarmos na história e na importância de Vaduz como centro financeiro.

 

Vaduz

Distrito Governamental - Vaduz. Foto: Turismo da Suíça

 

Rivera - Monte Tamaro - A impressionante montanha de 1962 metros de altura fica precisamente entre Locarno e Lugano – e é famosa pela Santa Igreja Maria de Angeli do arquiteto Mario Botta, bem como pela popular caminhada até a igreja de Monte Lema.

 

locarno

Monte Tamaro - Rivera. Foto: Turismo da Suíça

 

Zermatt – A cidade de Zermatt está situado ao sopé do Matterhorn e seu desenvolvimento turístico está intimamente ligado àquela que é muito provavelmente a montanha mais famosa do mundo.

 

 download.gif

 

Saas-Fee – Pavilhão de Gelo – Vista do Interior da Geleira – Coloque o maior metrô do mundo no maior pavilhão de gelo do mundo, ao lado do maior restaurante giratório do mundo. É assim que se poderia descrever a visita à Gruta de Gelo de Mittelallalin.

 

saas

Esculturas de gelo no Pavilhão de Gelo em Saas Fee. Foto: Turismo da Suíça

 

St. Léonard – Passeio de barco em um lago subterrâneo – O maior lago subterrâneo navegável da Europa fica entre Sion e Sierre. Os guias contam sobre a história da caverna e sua geologia aos visitantes.

 

st. léonard

Concerto no lago subterrâneo em St. Léonard. Foto: Turismo da Suíça

 

Montreux – A cidade de Montreux encontra-se abrigada numa baía protegida do Lago de Genebra, rodeada por vinhedos e emoldurada pelo pano de fundo deslumbrante dos Alpes, brancos de neve. O famoso Festival de Jazz de Montreux acontece em junho/julho e traz shows em vários palcos diferentes.

 

Montreux

Montreux. Foto: Turismo da Suíça

 

Bürgenstock – Elevador de Hammetschwand – Elevador construído por Franz-Josef Bucher-Durrer em 1905. Do alto, se tem uma linda vista do Lago Lucerna. Verifique neste link se os meios de transporte e o restaurante estarão funcionando antes de ir, pois, no inverno o elevador e o restaurante Hammetschwand ficam fechados.

 

elevador

Elevador de Hammetschwand - Bürgenstock. Foto: Turismo da Suíça

 

Centro Histórico de Zurique – A maior concentração de clubes noturnos da Suíça, um dos mais famosos centros de compras, além de uma infinidade de ofertas culturais – tudo inserido num cenário medieval. O centro de Zurique é uma mistura cultural, social e histórica.

 

 zurich

Centro histórico de Zurique. Foto: Turismo da Suíça

 

Teleférico conversível Stanserhorn – Aprecie o vento no rosto e a vista perfeita: primeiro, sacolejando no funicular aberto como há 120 anos atrás, depois no andar superior do futurista teleférico conversível.

 

cabrio stanserhorn

Teleférico conversível Stanserhorn. Foto: Turismo da Suíça

 

Vevey – A cidade onde Charles Chaplin escolheu viver até seus últimos anos de vida é uma das “pérolas” da Riviera Suíça. Localizado à beira do Lago de Genebra, tem clima ameno, várias opções de passeios, vinhedos, barcos a vapor que navegam pelo lago e vistas deslumbrantes da paisagem alpina.

 

vevey

Estátua em homenagem à Charlie Chaplin que viveu seus últimos 25 anos de vida na cidade de Vevey. Ao fundo o Lago de Genebra. Foto: Turismo da Suíça

 

Genebra – Devido ao seu caráter multicultural, Genebra é muitas vezes chamada de “a menor metrópole”. Ela possui um animado centro histórico, com tabernas de vinho, antiquários e galerias de arte.

 

genebra.jpg

Centro histórico e Catedral de Saint Pierre. Foto: Geneve Tourisme

 

Le Sentier – O Vallée de Joux é considerado o berço da relojoaria. No Espace Horloger de Le Sentier, é possível descobrir, entre outras coisas, alguns relógios complexos provenientes da produção atual dos fabricantes mais importantes do vale.

 

Le sentier

Museu do Relógio Espace Horloger. Foto: Vincent Hofer

 

Travers – Minas de aslfato - Por mais de cem anos, o asfalto foi extraído laboriosamente das minas de asfalto subterrâneas de La Presta e exportado para todo o mundo, para a construção de estradas. Hoje as minas já não estão mais em operação, mas continuam parcialmente abertas ao público como museu.

 

Travers

Antiga mina de asfalto em Travers. Foto: Turismo da Suíça

 

Cruzeiros no Lago Constança – O Alto Reno, entre Schaffhausen e Stein am Rhein, oferece um dos cruzeiros fluviais mais deliciosos da Suíça, enquanto o Baixo Lago é considerado a joia do Lago Constança.

 

cruzeiro constanca

Cruzeiro no Lago Constança. Foto: Turismo da Suíça

 

Noiraigue – através do desfiladeiro de Areuse - Onde quer que as águas do Jura tentam traçar seu caminho entre Jura e Mittelland, desfiladeiros profundos foram esculpidos. O curso do Areuse segue em meio a um desses desfiladeiros. Essa trilha, por vezes, proporciona vistas incríveis de um espetáculo natural. Mesmo nos dias quentes de verão, uma brisa bem fresca sopra deliciosamente por aqui.

 

areuse

Desfiladeiro de Areuse. Foto: Turismo da Suíça

 

Neuchâtel – Chamada de Neuemburg em alemão, possui um rico passado cultural e arquitetônico. O Castelo e a Igreja Colegiada (construída em estilo gótico na Idade Média como Igreja Reformada), ambos vistos à distância, são marcos da cidade.

 

Neuchatel

Igreja colegiada e Castelo em Neuchâtel. Foto: Turismo da Suíça

 

Broc - Casa Cailler – Fábrica de chocolates – A visita guiada dos visitantes à fábrica da Cailler, na cidade de Broc, baseia-se na identidade da Cailler da Suíça e promete uma experiência variada.

 

cailler

Workshop na Maison Cailler, marca tradicional de chocolates suíços, adquirido pela Nestlé desde o ano de 1929.

 

Gruyères – O Castelo e a pequena cidade – Essa cidadezinha medieval tem a beleza de um cartão postal. Ela encontra-se numa pequena colina, com um castelos e três museus totalmente diferentes: em Gruyères, 800 anos de cultura e história regional convivem, ao mesmo tempo, com alienígenas premiados com o Oscar e esculturas budistas.

 

 download.gif

 

Glacier 3000 – Teleférico, arquitetura, aventura e o cenário montanhoso alpino – os visitantes experimentam tudo isso e muito mais no caminho a uma geleira única no mundo.

 

Les Diablerets

Ponto panorâmico Les Diablerets. Foto: Turismo da Suíça

 

 

Prepare a câmera fotográfica ou smartphone!

 

hs1

 

federer anne

Roger Federer e Anne Hathaway - Grand Tour da Suíça. Foto: Turismo da Suíça

 

hs2

 

No caminho, existem 43 photo spots para fotografar algumas das mais famosas atrações sob o melhor ângulo. Consulte no mapa abaixo, onde eles estão localizados e clique aqui para saber mais sobre cada um deles.

 

 download.gif

 

 

hs4

Photo Spot em Rapperswil-Jona. Foto: Turismo da Suíça

 

hs5

Photo spot Casa da Heidi, Maienfeld, Heidiland Valentin Manhart, 2016. Foto: Turismo da Suíça

 

hs6

Balsa de carro no Lago Lucerna, o único photo spot móvel do Grand Tour da Suíça. Foto: Turismo da Suíça

 

hs3

 

Para os turistas que optarem por fazer o Grand Tour mesclando os transportes rodoviário e ferroviário, a gerente de conta chave do Turismo da Suíça no Brasil, Fernanda Maldonado, aconselha aos visitantes a utilizar o Swiss Travel Pass pelo custo-benefício e conveniência que representam uma grande vantagem aos viajantes, uma vez que o passe dá direito a utilizar o transporte público suíço de forma ilimitada, além de outros benefícios como entrada livre em museus e descontos em passeios de montanhas, entre outros.

 

Swiss-Travel-Pass-Ticket-Sleeve_1.jpg Swiss_Travel_Pass_Mobile.jpg

Swiss Travel Pass em bilhete impresso e em QR Code baixado pelo aplicativo no formato PDF no smartphone. Fotos: Turismo da Suíça

 

Inclusive, existem viagens de trem temáticas que você pode acrescentar à tua visita ao país, conheça algumas delas:

 

Trem do Chocolate (No verão) – Passeio de um dia inteiro com visita à Maison Cailler - Saída e chegada em Montreux – Horário de saída por volta das 9h e chegada às 17h – Tempo de viagem, 5h31m ida e volta Montreux-Broc-Montreux

 

trem chocolate

 

Trem do Queijo (No inverno) – Passeio de um dia inteiro com visita a um dos primeiros restaurantes de fondue suíço, o Le Chalet Restaurant, em Chateau-d'Oex - Saída e chegada em Montreux - Horário de saída por volta das 9h e chegada às 17h.

 

trem queijo

trem queijo 1

Fotos: Turismo da Suíça

 

Globi Express - Faz o trajeto de Lucerna a Engelberg, na rota Zentralbahn, e é pura diversão para toda a família. Um vagão especialmente decorado com paredes coloridas, livros e muito mais leva as crianças para o brilhante mundo de Globi, o personagem azul dos livros infantis suíço. Globi vivencia diversos tipos de aventuras em sua jornada durante as quatro estações do ano: imagens que mostram Globi em típicas atividades sazonais aparecem continuamente no percurso entre Lucerna e Engelberg para que os jovens possam responder perguntas, ajustadas às suas idades, sobre os lugares que veem nas fotos. As crianças que acertarem pelo menos quatro respostas, de um total de seis, recebem um belo presente na estação de Engelberg.

 

globi

Globi Express na Estação Central de Lucerna. Foto: Zentralbahn Quelle und Entstehungsjahr. 22 Oktober 2015

 

Trem da Rota Kambly – Uma rota circular que liga as cidades de Berna e Lucerna e no meio do caminho entre as duas cidades ocorre uma parada na fábrica dos biscoitos finos Kambly, situada na comuna de Trubschachen. Lá pode-se degustar à vontade todos os biscoitos, fazer workshop com as crianças, fazer uma visita guiada na fábrica e muito mais.

 

trem kambly

Experiência Kambly. Foto: Turismo da Suíça

 

Saiba tudo sobre o Swiss Travel Pass clicando aqui.

 

E para tornar a viagem pelo Grand Tour da Suíça mais agradável e relaxante, o Turismo da Suíça também criou uma playlist exclusiva que pode ser baixada no Spotify.

 

Assista ao vídeo sobre Road Trips na Suíça com a atriz norte-americana Anne Hathaway e a lenda do tênis profissional e Embaixador do Turismo da Suíça Roger Federer: 

 

 download.gif

 

Quando ir

 

Para o turista brasileiro, a sugestão é que o Grand Tour seja feito no verão em razão do clima agradável e por conta da segurança em relação à dirigibilidade do veículo sob condição climática de neve, e, também porque podem ocorrer intempéries como nevascas que chegam até a causar fechamentos de vias. Aqueles que desejam visitar montanhas nevadas, não precisam se preocupar, porque mesmo no verão, há três destinos recomendados com neve durante o ano todo: Jungfraujoch, Titlis e Glacier 3000. Quanto ao Monte Zermatt, apesar de também apresentar neve o ano inteiro, no verão é indicado somente para esquiadores profissionais e experientes devido ao nível de dificuldade de suas pistas com um grau de inclinação muito acentuada.

 

jungfrau

 

Como ir

 

As rotas do Grand Tour da Suíça podem ser percorridas de carro, moto, ônibus, bicicleta, ou, combinando-se esses meios de transportes com barcos e trens.

 

matterhorn.jpg

Photo spot Matterhorn. Foto: Turismo da Suíça

 

Baixe o aplicativo do Grand Tour da Suíça:

 

Baixe Agora

 

 

Mais informações:

 

Grand Tour

https://grandtour.myswitzerland.com/pt/

Swiss Travel Pass

https://www.myswitzerland.com/pt/planejamento/transporte-hospedagem/bilhetes/swiss-travel-pass/

Turismo da Suíça

https://www.myswitzerland.com/pt/ 

Mapa rodoviário para comprar

https://www.swisstravelcenter.ch/en/details/?tx_shop[view]=detail&tx_shop[productId]=11641

Aplicativo Guia de Viagem Suíço

https://www.myswitzerland.com/pt/interesses/aplicativo-swiss-travel-guide/

Playlist Grand Tour of Switzerland

https://open.spotify.com/playlist/1HXmR3JtyQxPHLPGYIuvlQ

 

Pin It

Add comment

Security code
Refresh