Jornada de conservação ambiental acontece de 3 a 9 de junho

 

Desde 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho para refletir sobre problemas ambientais. Em sintonia com a data, o Grupo Cataratas promove ações para engajar o público na conservação do planeta e da biodiversidade, convidando todos para a Semana do Meio Ambiente com atividades para diversos públicos em seus parques. Fundada em 1999, a empresa se destaca em ecoturismo no Brasil e é responsável por atrações como AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, EcoNoronha, Urbia + Cataratas, Marco das Três Fronteiras e, futuramente, AquaFoz.

 

Serão oito dias de atividades, iniciado no dia 3 de junho, e ocorrerão até o domingo, 9 de junho. A Semana Mundial do Meio Ambiente do Grupo Cataratas, intitulada "#GeracaoRestauracao pela cura do Planeta", tem atividades que vão de plantio de mudas para restauração de restinga na Praia de Ipanema a lançamento de exposição de fotos do Projeto Baleia Jubarte, no AquaRio, passando por mutirões de limpeza no Rio de Janeiro, em Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu.

 

"A ideia é aproximar as pessoas que visitam nossos parques diariamente. Cada ação feita em prol do meio ambiente gera impacto positivo, por isso, elaboramos uma programação que ajuda visitantes e embaixadores da empresa a repensarem os hábitos de consumo, a conhecerem a história da própria cidade e engajar as crianças. Convidamos a todos para trazer para o seu dia a dia pequenas ações para tornar a nossa relação com o planeta mais saudável, alertando-as para a necessidade de recuperar espécies de plantas e animais que correm sério risco de se perderem para sempre", enfatiza Talita Uzeda, gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas.

 

A programação começou no dia 3 de junho, com atividades educativas no AquaRio. Na data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o atrativo inaugura a exposição "Baleias Cariocas", que traz imagens inéditas de baleias jubartes e outros cetáceos registradas pelos fotógrafos Bia Hetzel, Custodio Coimbra, Enrico Marcovaldi, Marco Terranova e o droner Eduardo Melo, no Rio de Janeiro, além de uma réplica da cauda de uma das primeiras jubartes avistadas na região, carinhosamente batizada de "Almirante Ibsen" em homenagem ao Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, carioca e pioneiro da defesa das baleias no Brasil. A amostra, fica disponível no circuito de visitação até o início de julho. Já em 8 de junho, data da celebração do Dia Mundial dos Oceanos, o AquaRio e o BioParque do Rio, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizam um mutirão de limpeza da praia de Ipanema com o plantio de 100 mudas de espécies de restinga, além de atividades de educação ambiental. A ação é aberta ao público.

 

De 5 a 9 de junho, o BioParque do Rio apresenta uma série de atividades educativas que mostram como ações no presente podem impactar o futuro das novas gerações. Uma delas apresenta registros em xilogravura de como a seca impacta fauna e flora e como ações no presente de manejo sustentável do solo podem proteger a biodiversidade. Outra propõe o uso de cartilhas educativas com informações sobre atitudes não sustentáveis que geram a desertificação e as possíveis soluções para resolver esse problema. No zoológico também será possível conhecer peças biológicas de animais para saber mais sobre a diversidade da fauna silvestre e a importância das espécies para o meio ambiente. A ação será feita em parceria com a Liga de Animais Silvestres, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

 

No dia 6 de junho, os visitantes de Fernando de Noronha também poderão participar de uma ação de plantio de mudas de espécies nativas na praia do Sancho, promovida pela concessionária EcoNoronha.

 

Embaixadores imbuídos de propósito

 

As atividades propostas pelo Grupo Cataratas para celebrar a Semana do Meio Ambiente não se limitam apenas aos visitantes dos parques. Elas também se estendem aos embaixadores.

 

Os colaboradores de Paineiras Corcovado realizarão um mutirão de limpeza da trilha do Rio Carioca. No BioParque do Rio, eles terão a oportunidade de participar de um treinamento para colocação de armadilhas fotográficas para monitoramento de fauna, em uma ação em parceria com o projeto Onças Urbanas. Com o Refauna, os embaixadores do grupo terão uma vivência na floresta do Parque Nacional da Tijuca para monitoramento de fauna.

 

No Marco das Três Fronteiras e no AquaFoz, eles terão atividades de conscientização e educação ambiental com limpeza do entorno do parque, assim como um treinamento de capacitação sobre onças e felinos com o projeto Onças do Iguaçu.

 

Serviço:

 

5 de junho | Inauguração da exposição "Baleias Cariocas"

Local: AquaRio

Sobre: Exposição de imagens inéditas de baleias jubartes e outros cetáceos pelas lentes dos fotógrafos: Bia Hetzel, Custodio Coimbra, Enrico Marcovaldi, Marco Terranova e Eduardo Melo e exposição de uma réplica da cauda da jubarte "Almirante Ibsen"

Disponível até o início de julho

 

5 a 9 de junho | Atividades, exposição e exibição de peças biológicas

Local: BioParque do Rio

Sobre:

-Atividades educativas sobre o impacto das ações no presente no futuro;

-Exposição de xilogravuras sobre a seca e manejo sustentável do solo;

-Uso de cartilhas educativas sobre atitudes não sustentáveis e soluções para desertificação e

-Exibição de peças biológicas de animais em parceria com a Liga de Animais Silvestres da UERJ

 

6 de junho | Ação de plantio de mudas de espécies nativas

Local: Praia do Sancho, Fernando de Noronha

Promovida pela concessionária EcoNoronha

 

8 de junho | Dia Mundial dos Oceanos em Parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Locais: AquaRio e BioParque do Rio

Sobre:

-Mutirão de limpeza da praia de Ipanema

-Plantio de 100 mudas de espécies de restinga

-Atividades de educação ambiental

Ação aberta ao público

 

 

Pin It