Iniciativa "Consórcio de Universidades" irá utilizar a inovação para ofertar produtos e serviços mais completos ao turista; testagem começou no bairro da Ilha de Paquetá

 

Estudantes da UFF e da PUC-Rio, acompanhados pela equipe do EmbraturLAB, testaram a plataforma pela primeira vez (Foto: Divulgação)

 

Já pensou em um aplicativo que mapeia os principais pontos turísticos de um destino? Estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da PUC-Rio, acompanhados pela equipe do EmbraturLAB, testaram essa plataforma pela primeira vez, nesta quinta-feira (4), na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

 

A iniciativa faz parte do Projeto de Identificação da Oferta Turística da cidade do Rio de Janeiro, parceria entre a Embratur, UFF e PUC- Rio, que irá gerar dados para que empreendedores locais conheçam as especificidades de cada região para ofertar um produto melhor ao turista.

 

"A ideia da Embratur, com esse projeto, é dar aos possíveis empreendedores da cidade do Rio acesso às bases de informação. Estamos gerando dados e a Embratur trabalhando esses dados para gerar informação para que os empreendedores possam ter o conhecimento necessário. Ao identificarmos melhor, a gente tem uma oferta mais qualificada para o turista internacional", explicou o coordenador do Inventário de Oferta Turística do Rio de Janeiro (IOT-RJ), Carlos Alberto Lidizia.

 

Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, com uma base mais estruturada de dados é possível ser mais assertivo na promoção do marketing turístico. "O projeto será um impulsionador de novos negócios para o campo do turismo e para empreendedores. Através dele conseguiremos fomentar possibilidades de criação de novos negócios, a partir do uso estratégico dos dados disponibilizados no aplicativo", disse.

 

Um dos pesquisadores do projeto, Leonardo Vidal, contou como foi a testagem do app in loco. "Estivemos em Paquetá para compreender as especificidades e singularidades desse destino turístico. Nós utilizamos o aplicativo, estamos compreendendo suas funcionalidades, questões a melhorar, todas as questões técnicas", explicou Vidal. "Conversamos com donos de pousadas, de restaurantes, de todos os equipamentos e serviços turísticos que a Ilha de Paquetá oferece para melhorar essa oferta turística ao turista", acrescentou.

 

Planejamento assertivo

 

Identificar, mapear e inserir em um aplicativo os dados e informações é um dos projetos da Universidade Federal Fluminense, que fechou uma parceria com a Embratur, no ano passado, com o objetivo de promover o destino Brasil, com base em metodologias e conhecimento científico.

 

Com a iniciativa "Consórcio de Universidades", lançada no Rio Innovation Week 2023, em novembro de 2023, o centro de inovação da Embratur irá desenvolver projetos similares com instituições de ensino em todo o país, que irão coletar dados, mapear as informações e assim, promover a colaboração entre os diversos atores do setor.

 

Pin It