O documento de referência, apresenta detalhadamente a metodologia de aplicação de todas as etapas do projeto

 

Na busca pelo desenvolvimento de projetos voltados a produtos e experiências turísticas, como relevante oportunidade para impulsionar o turismo de base comunitária nas comunidades tradicionais no Brasil, o Ministério do Turismo lançou o Guia de Implementação do Projeto Experiências do Brasil Original. O documento apresenta toda metodologia para replicação de ações locais com potencial para promover a inserção social, o desenvolvimento econômico e a valorização dos recursos naturais e culturais em territórios Indígenas e Quilombolas por meio do turismo.

 

O projeto é uma parceria do MTur com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para impulsionar o turismo de base comunitária em comunidades tradicionais. Para isso, foi desenvolvido um manual metodológico para ser o guia de implementação do projeto nas esferas estadual e municipal, buscando sempre o apoio das instâncias de governança regionais e das instituições de ensino.

 

No Guia, que é um documento de referência, é possível saber detalhadamente a metodologia de aplicação das cinco etapas do projeto. Inicialmente, apresenta-se a etapa de diagnóstico, que tem como objetivo coletar dados estruturados sobre a situação atual do turismo nos territórios e comunidades participantes.

 

Na sequência, é detalhada a metodologia das oficinas, que têm como objetivo estimular o desenvolvimento de competências técnicas para o planejamento e oferta de experiências turísticas memoráveis e transformativas. A partir desses passos, realiza-se cursos de qualificação e visita às comunidades para validação das experiências. Por fim, vem o apoio à promoção e à comercialização das experiências.

 

Acesse aqui o Guia e veja como promover as potencialidades do seu território.

 

Pin It