Evento receberá visitantes para uma imersão cultural-gastronômica e terá a Itália como país homenageado

2205 gramado

11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Foto: Divulgação

 

Reconhecida mundialmente por sua beleza e culinária, a Itália é o país convidado pelo 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que acontecerá de 03 a 13 de setembro, na cidade que foi escolhida como o quinto destino mais desejado do mundo em 2020, em pesquisa realizada na plataforma TripAdvisor. Com a proposta de reunir comida de rua, festins, música, teatro, oficinas e workshops, o evento contará com diversas atrações distribuídas pela Praça Major Nicoletti, Rua Pedro Benetti, Rua Coberta e restaurantes.

 

Já estão confirmados 16 restaurantes locais, que vão ocupar as bancas de rua e oferecer um cardápio recheado de pratos, doces e salgados, inspirados na alta gastronomia italiana. Tudo com a curadoria preciosa do renomado crítico da área, Josimar Melo. Também marcarão presença as melhores cervejarias e vinícolas da Serra Gaúcha, além de rótulos italianos para apreciação do público. Além disso, o país europeu participará dos já tradicionais festins (jantares harmonizados) - com menus preparados por celebrados chefs da Itália.

 

Os sabores das colonizações, que fazem parte da história de Gramado, também serão lembrados durante o Festival. A Rua Coberta receberá uma Feira da Agroindústria, com a participação das famílias e produtores da Festa da Colônia.

 

"Após a relação com países latinos como Argentina, Uruguai e Chile, a escolha da Itália se deu através de uma relação que vem sendo construída há algum tempo com a Gramadotur. Além disso, é uma das etnias que fazem parte da origem de Gramado. O público pode esperar para a 12º edição uma gastronomia de alto nível e diversificada, elaborada com ingredientes nobres e selecionados. Cada região italiana carrega suas características e peculiaridades na cozinha", comenta Felipe Andreis, Presidente da Abrasel Hortências.

 

Realizado pela Gramadotur, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - Região das Hortênsias, com o apoio do Consulado-Geral da Itália e da ENIT (Agência Nacional de Turismo da Itália), o evento acontecerá com todos os procedimentos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos e vigilância sanitária.