Foto Tadeu Sales 2

Campos do Jordão. Foto: Tadeu Sales

 

No verão, uma multidão desce a serra em direção ao mar. Somente no litoral norte de São Paulo, cerca dois milhões de turistas devem se acotovelar durante as férias. É tanta gente que as praias desaparecem encobertas por guarda-sóis. Fica difícil encontrar um espaço na areia para o tão sonhado lugar ao sol.

 

O excesso de pessoas não compromete apenas o descanso merecido, mas afeta também o meio ambiente. É comum no verão várias praias ficarem impróprias para banho por causa do aumento das emissões de esgoto. Mas nem todo mundo é “Maria vai com as outras”. É cada vez mais comum observar famílias inteiras fazerem o caminho inverso e trocarem a praia pela montanha. Neste caso, todos os caminhos levam a Campos do Jordão.

 

Clima ignora o calendário

 

Quem visita Campos do Jordão no verão sente na pele que a cidade, literalmente, está acima de qualquer preocupação. A começar pelo conforto térmico. Mesmo na estação mais quente do ano, o calor não sobe a montanha magnífica. Durante as tardes pode até fazer 30 graus, mas aqui ninguém fica suando o dia inteiro. A sensação é muito mais agradável, principalmente se você se proteger do sol em uma sombra das incontáveis árvores que povoam a área urbana da cidade.

 

À noite, os termômetros oscilam entre 10 e 16 graus. Com essa temperatura é possível passear sem blusas no centrinho de Capivari. Isso ocorre justamente pela localização geográfica, no alto da serra da Mantiqueira, que faz de Campos do Jordão uma estância climática.

 

Outra vantagem é que nesta época do ano a agitação e o estresse que inundam o litoral ficam bem longe. De domingo a domingo, a tranquilidade impera, incluindo os finais de semana quando a estância recebe mais turistas. Assim sobra mais tempo para curtir a folga com a família usufruindo sem pressa do melhor clima do mundo. 


 

Paraíso das atividades ao ar livre

 

Quem gosta de correr sabe que a altitude de Campos do Jordão é excelente para melhorar a performance. O ar rarefeito estimula a oxigenação sanguínea e aumenta o condicionamento físico. E não importa a modalidade. Seja correndo às margens da estrada de ferro, pedalando nas trilhas do Zoom Bike Park, ou se aventurando nas mais de 30 opções de lazer do Tarundu, quem escolhe a estância para manter o corpo em movimento respira melhor sempre!

 

O verão é aliado de quem gosta de atividade física. Como não faz aquele frio rigoroso do inverno, é mais fácil acordar cedinho e acompanhar o despertar da natureza. Os primeiros raios de sol já surgem por volta de 5h30 da manhã. À medida que o dia amanhece, a sinfonia de pássaros silvestres se intensifica.

 

Fica aqui uma sugestão imperdível para as manhãs de janeiro: experimente caminhar pelas florestas de Araucárias da avenida Pedro Paulo, que dá acesso ao Parque Estadual, o conhecido horto florestal de Campos do Jordão. Como é uma região afastada do centro, é mais fácil ouvir a cantoria dos passarinhos.

 

Verão em Campos do Jordão: uma segunda temporada

 

Foto Tadeu Sales 3

Campos do Jordão. Foto: Tadeu Sales

 

A cada ano que passa mais turistas descobrem que Campos do Jordão não é apenas um destino de inverno. No verão, o comércio e a rede hoteleira também ficam aquecidos com o movimento que vem crescendo gradativamente fora da alta temporada. É o momento ideal para frequentar bares, restaurantes, cafeterias, chocolaterias, hotéis e pousadas que oferecem preços especiais, e também conhecer pontos turísticos sem correr o risco de enfrentar filas de espera.

 

O passeio é muito mais intimista. Dá para observar com calma cada detalhe da natureza e apreciar as mais belas paisagens da Mantiqueira com tranquilidade, numa total contemplação. O ano inteiro a estância permanece linda, mas no verão é presenteada pelas floradas das hortênsias, que tingem a cidade com inúmeros tons num colorido sem igual. Em Capivari, próximo à estação Emílio Ribas do bondinho, elas estão em abundância e formam um belíssimo cenário para fotografias.

 

Campos do Jordão: para quem quer fugir do óbvio 

 

Campos do Jordão tem se confirmado com um dos principais destinos também durante as férias de janeiro. Se você ainda não conhece a estância durante o verão, faça diferente este ano! Pegue sua família e mude a rota para o alto da serra da Mantiqueira. Você vai comprovar in loco que a “Suiça brasileira” tem muito mais a oferecer que baixas temperaturas no inverno.

 

Não se deixe influenciar nestas férias de verão. Seja original e fuja do óbvio. Você vai perceber que a estância não se resume apenas ao agitado período hibernal, quando ocorre a alta temporada. Em Campos do Jordão, a natureza também dá espetáculo em todas as estações, inclusive na mais quente do ano. E se você não suporta o calor, com certeza vai encontrar aqui é um paraíso na terra!

Pin It