Liderado pelo Grupo Victor Malzoni e pelo Banco BTG Pactual, o Instituto Casa Bandeirista se consolida como Centro de Referência Histórica e Cultural do Itaim

logo icb

 

A cidade de São Paulo ganha mais uma iniciativa de valorização da cultura e do patrimônio histórico brasileiro. Trata-se do Instituto Casa Bandeirista, encabeçado pelo Grupo Victor Malzoni e pelo Banco BTG Pactual, que transforma um importante patrimônio histórico, a Casa Bandeirista do Itaim Bibi, em um Centro de Referência Histórica para o bairro.

 

Com a criação do Instituto, o espaço – localizado dentro do complexo do edifício Pátio Victor Malzoni - passa a receber ações culturais e inclusivas por meio de quatro ciclos temáticos: Meio Ambiente, Artes, Convivência e Tecnologia.

 

Ao longo do ano, o público poderá participar de uma série de atividades dentro da casa como: exposições, oficinas, debates, palestras, visitas guiadas, experiências de marca e eventos ao ar livre.

 

“O Instituto Casa Bandeirista surge como capítulo final do projeto de restauração da Casa Bandeirista do Itaim Bibi, pensado para integrar o tradicional ao moderno, o rústico ao tecnológico, o novo ao antigo. Com isso, concretizamos nosso objetivo de oferecer cultura e arte em forma de gentileza urbana para o dia a dia do paulistano que frequenta a região”, afirma Flavio Engel, diretor executivo do ICB.

 

Memória material da cidade

 

Localizado no principal eixo econômico do país, o Itaim Bibi, a Casa - considerada um memorial da cidade - pode ser visitada gratuitamente de segunda-feira a sexta-feira das 09h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h, sem necessidade de agendamento prévio.

 

É possível conhecer, por exemplo, sua construção datada do século 18 com grossas paredes de taipa de pilão, que além de carregar séculos de história, obedece ao partido bandeirista, típico de construções residenciais rurais da época. Durante sua restauração, trechos maciços de taipa originais receberam “reboco carioca”, de acabamento rústico, como nos anos 1600. Já trechos recompostos em solo-cimento ganharam um acabamento de massa lisa para que a obra se comunique sinceramente com seus visitantes, demarcando territorialidades entre as áreas originais e as reconstruídas e pintura feita com cal branca, conforme a tradição bandeirista.

 

Em seu interior, a capela é preservada e mantém trechos sem acabamento para quem quiser olhar as entranhas da casa mais de perto. No entorno, fonte, ruínas e piso português seguem em obras de restauração.

 

Com acesso pela Rua Iguatemi e pela Av. Faria Lima, o imóvel faz parte de um conjunto único da capital: é um dos 12 pertencentes ao estilo sertanista que resistiu ao desenvolvimento de São Paulo. Sua enorme importância histórica foi destacada no projeto de Botti Rubin Arquitetos para o Pátio Victor Malzoni, em que combinou a modernidade de vidros semirefletivos das torres com as paredes de taipa de pilão restauradas da casa, no terreno de 20 mil m².

 

Espaço Cafezinho do Brasil

 

Até o dia 13 de setembro, a Casa recebe uma série de intervenções da Nespresso dedicadas ao lançamento da Edição Limitada Cafezinho do Brasil. O Espaço Cafezinho do Brasil possui ambientes que irão contar histórias por meio da perspectiva do café. O local traz peças que exploram a diversidade da cultura brasileira, nos aspectos históricos, culturais, sociais e gastronômicos, além de uma exposição com artefatos de renomados artistas populares brasileiros, produzida pela curadoria do projeto Novos Para Nós, de Renan Quevedo. Além disso, o público poderá participar de masterclasses - aulas rápidas que falam sobre o novo café com a composição de drinks e harmonizações. A entrada é gratuita.

 

 

Casa Bandeirista do Itaim
Endereço:
 1º Pavimento do Condomínio Pátio Victor Malzoni

Horário de Funcionamento: das 09h às 18h, de segunda a sexta-feira. Sábado, das 10h às 15h e fechado aos domingo e feriados. 

Condomínio Pátio Victor Malzoni
Endereço:
 Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133

Telefone: (11) 3078-6914
Horário de Funcionamento: Todos os dias e horários, inclusive aos finais de semana e feriados.
Site:
 www.patiovictormalzoni.com.br

Espaço Cafezinho do Brasil 
Local
: Casa Bandeirista do Itaim Bibi (Rua Iguatemi, 1-47, Itaim Bibi)

Dias e horários de funcionamento:

  • Casa Bandeirista do Itaim Bibi: de 30/08 a 13/09, das 11h às 19h
  • Masterclasses Nespresso: sexta-feira e domingo: 15h, 16h, 17h, 18h // sábado: 14h, 15h, 16h, 17h, 18h

Entrada gratuita.