Chegou o Luminar Neo, com novos recursos para editar suas fotos de modo profissional.

Blog Direto do Sul Decoracao Pinheirinhos 07

Foto: Adriana Silveira/ Divulgação

 

Por Any Brocker

 

 

Oi gente! Tudo bem? Hoje vou contar para vocês o que é o – A Festa dos Pinheirinhos que acontece durante o Natal Luz de Gramado. Essa é uma tradição de origem alemã que foi adotada pela comunidade gramadense e que tem um significado muito grande: a união das famílias em torno da decoração de árvores de Natal que são distribuídas ao longo da principal avenida da cidade – a Borges de Medeiros. Cada pinheirinho é cuidadosamente decorado com elementos alusivos ao Natal, trazendo ainda mais cor e delicadeza para a nossa cidade, que já está cheia de turistas que estão curtindo muito cada atração.

 

1118 pinheirinho1

Olha aí a turma da Brocker Turismo decorando nosso pinheirinho!!!

 

Blog Direto do Sul Decoracao Pinheirinhos 18

Vejam como ele ficou lindo!!!!

 

Como tudo começou

 

O Tannenbaumfest foi o primeiro movimento coletivo e espontâneo da comunidade de Gramado voltado ao Natal. A ideia surgiu da comissão organizadora do Natal Luz e já na segunda edição do evento foi adotada por pessoas que queriam contribuir para deixar o centro da cidade mais bonito e decorado para receber os turistas.

 

1118 pinheirinho2

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação Natal Luz de Gramado

 

Resgate de uma história

 

E por falar na origem do Natal Luz, na semana que passou tivemos o lançamento do livro ‘A luz que transformou uma cidade – Os bastidores do Natal Luz de Gramado’, escrito pelo idealizador do evento, o empresário Luciano Peccin, em parceria com Luiz Fernando Coelho. A sessão de autógrafos realizada no Hotel Casa da Montanha foi cercada de emoção, lembranças e muitos reencontros. Luciano e uma equipe de 20 pessoas trabalhou por 25 anos – de 1986 a 2009 – transformando Gramado na cidade do Natal. Parabéns a todos que construíram esse evento incrível e também as pessoas que hoje estão se dedicando com tanto carinho, como a decoradora Cláudia Casagrande, que assina todo o projeto de decoração desse ano, que aliás, está espetacular.

 

Blog Direto do Sul Livro Natal Luz

1118 pinheirinho3

Fotos: Sergio Azevedo/Divulgação

 

Eles estão lindos!

 

A decoração dos 54 pinheirinhos deixou o centro de Gramado ainda mais colorido e iluminado neste 33º Natal Luz. Essa ideia que nasceu simples, singela e fruto da ação espontânea da comunidade, se perpetuou e segue até hoje, três décadas depois, envolvendo a comunidade e encantando os visitantes. Compartilho com vocês algumas imagens que fizemos durante a montagem, que teve a participação de personagens da Trupe de Natal (foto), com suas canções, e também das agricultoras que trabalham nos fornos onde são assados pães, biscoitos e cucas, na Praça das Etnias. Elas passaram distribuindo biscoitos de Natal (foto) para as pessoas que estavam decorando os pinheirinhos, num gesto super gentil e carinhoso… Surpresas que só acontecem no Natal Luz de Gramado!

 

Blog Direto do Sul Decoracao Pinheirinhos 04 1118 pinheirinho4

1118 pinheirinho5

Blog Direto do Sul Decoracao Pinheirinhos 05 Blog Direto do Sul Decoracao Pinheirinhos 06 Blog Direto do Sul Decoracao Pinheirinhos 09

Blog Direto do Sul Decoracao Pinheirinhos 16

 

Foto: Adriana Silveira/Divulgação

  • Conteúdo produzido em parceria com a jornalista Adriana Silveira (@buenaviagem)