0518 vbrunholi2

Complexo turístico Villa Brunholi. Foto: Viagem News

 

Jundiaí é uma cidade focada no turismo de negócios, com seu polo industrial em pleno crescimento, mas há pelo menos 4 anos essa história vem mudando, e as propriedades rurais da região passaram a abrigar novas fontes do setor. Nesse período, foram criadas cinco rotas turísticas contemplando todas as regiões da cidade e em dois anos triplicou suas unidades hoteleiras de duzentas para cerca de seiscentas, além da chegada de três grandes redes. Um exemplo dessa expansão do turismo rural é o Villa Brunholi.

 

A história da família Brunholi se inicia em 1889, quando Antônio Brunholi deixou a Itália e instalou-se em Jundiaí. Aos poucos, o pedaço de terra adquirida por Antônio no bairro do Caxambu, deixou de servir somente à agricultura e passou a abrigar uma adega, sendo esta a primeira ideia de expansão dos negócios da família.

 

“Meu avô Antônio se dedicou a vitivinicultura desde que comprou o sítio, mas foi a partir dos anos de 1950 que os vinhos aqui produzidos começaram a ganhar fama na região”, comenta Paulo Brunholi, sócio do complexo turístico e presidente da Rota da Uva. “Já na época do Plano Collor, a agricultura sozinha não gerava mais uma renda satisfatória e assim nasceu a adega”.

 

A nova adega fez com que o Villa Brunholi se tornasse um ponto turístico da região, e a família resolveu ampliar ainda mais os negócios. “Criamos o restaurante, e isso foi agregando serviços,” diz Paulo. “Depois montamos o museu do vinho, visando resgatar um pouco de nossa cultura. A partir disso fomos criando novos produtos e atrativos para os turistas que frequentam o local, como nossa mini fazenda e playground para as crianças”.

 

0518 vbrunholi11

Museu do Vinho no complexo turístico Villa Brunholi. Foto: Viagem News

 

O ramo das bebidas, que começou somente com o crescimento do vinho no mercado, se diversificou e hoje o Villa Brunholi conta com uma cachaça premiada no Concurso Mundial de Bruxelas e uma Caipirinha que já é exportada para o Reino Unido.

 

De geração em geração, o Villa Brunholi foi ganhando a forma que tem hoje. Situado na Rota da Uva, a mais importante e movimentada rota da cidade de Jundiaí, que recebe mais de 8.000 turistas todo final de semana, o complexo turístico recebe visitantes que estão em busca de ar puro, muito verde e uma alimentação com a tradição da Nonna.