A cidade histórica do sul fluminense, que recentemente recebeu da UNESCO o título de ‘Cidade Criativa para a Gastronomia', participa pela primeira vez da já tradicional celebração do vinho Malbec Argentino ao redor do mundo

0418 paraty malbec

 

 

No próximo dia 17 de abril - Dia Mundial do Malbec - as premiadas cachaças paratienses vão dividir a cena com os vinhos argentinos – mais especificamente: o Malbec. O La Luna Bistrô de Praia, em Jabaquara, foi escolhido pela Wines of Argentina – WofA, entidade que representa as marcas dos vinhos locais -, para sediar o Malbec World Day (MWD) 2018 na charmosa vila histórica do litoral do Rio de Janeiro. O evento é realizado, simultaneamente, em várias cidades do mundo desde 2011 e tem como missão celebrar e promover o vinho argentino Malbec, considerado oficialmente ‘embaixador cultural' do país.

 

“Além de promover e estimular a apreciação do vinho Malbec, do qual a Argentina vem se destacando como grande produtora mundial, o Malbec World Day fortalece os elos diplomáticos entre Brasil e Argentina, através da gastronomia. Sua realização em Paraty visa também consolidar o intercâmbio turístico entre as duas cidades: Paraty e Mendoza, com potencial de dinamizar a economia de ambas as localidades. Estamos honrados em poder receber este evento internacional pela primeira vez na cidade”, comemora Francisco Solari, proprietário do La Luna Bistrô.

 

Com o tema “Malbec Argentino: You know me and you don't”, a 8ª edição do MWD destaca a diversidade e a variedade da casta proveniente da França, mas que encontrou em solo argentino as condições perfeitas para sua produção. De acordo com a Wines of Argentina, entre 1990 e 2015, o Malbec passou de 10 mil hectares a 40 mil em terras hermanas, alcançando, no mesmo período, 57% do total dos vinhos exportados.

 

“A realização do MWD em Paraty não apenas reforça o calendário cultural da cidade, mas, também, oferece a oportunidade de promover os nossos atrativos, incluindo a gastronomia criativa, e estimular a aproximação de Paraty com a Argentina, um dos nossos principais mercados-alvo”, explica Hans Neus, diretor do Paraty Convention & Visitors Bureau.

 

Durante a celebração do Malbec World Day, no La Luna Bistrô de Praia, os convidados participarão de diversas atividades, entre elas a degustação dos vinhos Malbec, que serão harmonizados com produtos regionais - representativos do Movimento da Gastronomia Sustentável de Paraty (GSP) -, palestra com exibição de vídeos sobre o enoturismo do destino Mendoza e apresentação de música ao vivo, com clássicos do cancioneiro das duas nações sul-americanas. O evento contará, também, com a presença do artista plástico Paulo Gomes, idealizador do evento de pintura ao ar livre ‘Plein Air Paraty', que vai retratar o MWD em aquarelas, utilizando, de forma diferenciada e inovadora, a ‘estrela da festa – Sua Majestade' o próprio Vinho Malbec - como matéria-prima para a pintura.

 

O evento contará com a presença de produtores de algumas das mais reconhecidas vinícolas argentinas, executivos da WofA e da BusVitinícola, empresa mendozina especializada em EnoTurismo, além de representantes consulares do Ministério das Relações Exteriores da Argentina e autoridades da Secretaria de Turismo de Paraty.

 

Para quem quiser degustar as variedades do vinho argentino, a celebração local do MWD 2018 em Paraty terá desdobramento ao longo da semana, quando acontecerá também um happy hour com música ao vivo no dia 20 e um jantar harmonizado no dia 21, no La Luna. E além do restaurante anfitrião do evento, a boutique de Vinho Paraty Wine Club também fará uma noite de degustação, no dia 19 e terá exemplares à venda para o mercado regional.

 

Mais informações sobre o histórico do evento no site oficial www.malbecworldday.com

 

0418 paraty malbec1