0418 parador hampel

Foto: Divulgação Parador Hampel

Por Any Brocker

 

Oi gente! Coisa bem boa estar aqui de novo! Passada a festa (e aquela dose de chocolate!) da Páscoa, quero dividir com vocês outra dica bacana aqui do nosso pedacinho de paraíso no Sul do Brasil. Hoje escolhi contar um pouco sobre um lugar lindo que fica na cidade de São Francisco de Paula, que é vizinha de Canela e Gramado, aqui na Região das Hortênsias.

 

O Parador Hampel fica a apenas 3,5 km do Centro de São Francisco de Paula. O local reúne três pilares que eu considero fundamentais para quem trabalha com turismo: hospitalidade, gastronomia e lazer de qualidade. E o mais bacana neste caso que vou mostrar é que no Hampel tudo é muito autêntico.

 

0418 hampel 6 blog direto do sul

Foto: Divulgação Parador Hampel

 

119 anos de história

 

A história do Parador Hampel começou em 1899 com a chegada de um casal de alemães em São Francisco de Paula. O médico Alfredo Hampel construiu uma espécie de hotel-sanatório onde havia uma natureza exuberante e um ar puro capaz de curar doenças, segundo ele. O local começou a ser procurado por pessoas vindas de diferentes regiões do estado em busca do clima agradável, do convívio com a natureza e das belas paisagens. Entre as décadas de 40 e 50 um grupo de famílias de Porto Alegre assumiu a administração dando mais notoriedade ao hotel que era chamado de Veraneio Hampel. O objetivo era transformar o Hampel em uma espécie de condomínio de lazer. Assim, foi inaugurada a nova construção, em alvenaria, que abriga as principais instalações do hoje Parador Hampel.

 

0418 hampel 3

Foto: Divulgação Parador Hampel

 

Hortênsias

 

E pesquisando sobre o lugar descobri algo muito interessante: atribui-se ao casal Hampel a introdução das primeiras mudas de hortênsias na Serra Gaúcha. A flor exótica adaptou-se ao clima e tornou-se um símbolo da nossa região.

 

0418 hampel 4

Foto: Divulgação Parador Hampel

 

Natureza

 

O que mais me surpreendeu no Parador Hampel é a natureza. A propriedade tem 21 hectares de área nativa preservada com trilhas, cachoeiras, animais silvestres e um lago. Por isso, recomendo aos interessados em conhecer, que reservem um final de semana e aproveitem para ficar hospedados por lá, pois dessa forma terão muito mais tempo para relaxar e curtir cada pedacinho dessa natureza em estado de graça.

 

0418 hampel 5

Foto: Divulgação Parador Hampel

 

A água cristalina do lago Hampel alimenta três cachoeiras. Pelas trilhas demarcadas (algumas de fácil acesso e outras nem tanto!) você consegue chegar até elas. Para quem gosta, estes são lugares perfeitos para relaxar e também meditar, pois são pequenos santuários onde se houve apenas os sons da natureza.

 

0418 hampel 6

Foto: Divulgação Parador Hampel

 

Turismo de observação de aves

 

No Parador Hampel tudo foi pensando para preservar a história e a natureza. O local apoia atividades ecológicas voltadas à fauna e flora com o objetivo de preservar a biodiversidade para futuras gerações, legal né! O turismo de observação de aves e a diversidade de borboletas – ambas atraídas pelos belos jardins – têm levado muitas pessoas até lá. Parte delas das espécies já estão sendo catalogadas e poderão ser identificadas no Guia de Aves que está sendo produzido. Fazendo uma caminhada pela manhã ou ao final da tarde pelos bosques é fácil encontrar muitas aves e borboletas que enchem de cor e vida o local.

 

0418 hampel 7

Foto: Vanessa Pedrotti (Divulgação Parador Hampel)

 

Hospitalidade

 

O jeito serrano – e gaúcho – de bem receber é outra marca registrada do local. A estrutura do Parador Hampel é sem frescuras, mas cheia de charme. Eles costumam dizer o seguinte: “Oferecemos uma experiência com a natureza, com o que é simples, de bom gosto e hospitalidade inigualável.” De fato as acomodações – divididas em Chalés, Studios e Suítes – priorizam o aconchego e a praticidade. O despertar acontece com o canto dos pássaros e o cenário que se tem das janelas dos quartos são as copas das araucárias (árvores nativas da região).

 

0418 hampel 8

Foto: Divulgação Brocker Turismo

 

 0418 hampel 9

Foto: Divulgação Parador Hampel

 

Gastronomia

 

A gastronomia é um dos destaques do Hampel, poi leva a assinatura do anfitrião: Marcos Livi. Há anos morando em São Paulo (onde comanda vários negócios na área de gastronomia, entre eles os bares Botica, Verissimo, Quintana, a padaria Officina, a pizzaria Napoli Centrale e a hamburgueria C6) o chef Marcos Livi tem no Parador Hampel o seu refúgio. Natural de São Francisco de Paula, ele sempre alimentou o desejo de empreender em sua terra natal. E quando surgiu a oportunidade de adquirir o antigo Veraneio Hampel teve certeza de que a hora havia chegado.

 

0418 hampel 10

Foto: Divulgação Parador Hampel

 

Nos feriados e em alguns finais de semana agendados, Marcos Livi troca as cozinhas de São Paulo pela cozinha do Hampel ao lado do cozinheiro Zé Maria e da cozinheira Tia Nega, dois grandes parceiros que fazem tudo por lá: do café da manhã, passando pelo almoço até o jantar.

 

0418 hampel 11

Foto: Divulgação Parador Hampel

 

Com o projeto chamado A Ferro & Fogo, Livi faz uma das coisas que mais gosta: coloca em evidência as nossas raízes, mostra os nossos sabores e valoriza a nossa cultura através da comida. O restaurante aceita reservas de mesas apenas para os almoços de finais de semana. As demais refeições são voltadas aos hóspedes.

 

0418 hampel 12

Foto: Divulgação Brocker Turismo

 

A cidade

 

O Parador Hampel está localizado em São Chico, como é carinhosamente chamada a cidade de São Francisco de Paula. Com 20,5 mil habitantes, a pequena São Chico é um dos maiores município do estado em extensão. Está a 900 metros acima do mar, o que favorece geada e até neve no inverno, a neblina e o clima agradável no verão. A cidade fica a 41 km de Gramado e a 112 km da capital gaúcha, Porto Alegre.

 

0418 hampel 13 

Foto: Divulgação Brocker Turismo

 

 

SERVIÇO
O QUÊ
Parador Hampel
ONDE
Rua Boca da Serra, 445 – São Francisco de Paula – RS
CONTATO
(54) 3244-3655 e (54) 3244-1363
www.paradorhampel.com