Conhecido simplesmente como Búzios, o município de Armação de Búzios atrai turistas do mundo inteiro tanto por suas magníficas praias, quanto por sua gastronomia internacional, badalação e hospitalidade. Localizado na região dos lagos, a 165 km da cidade do Rio de Janeiro, Búzios tornou-se mundialmente famosa a partir de meados dos anos de 1960, graças à célebre atriz francesa Brigitte Bardot que costumava frequentar a charmosa localidade toda vez que visitava o Brasil.

 

A presença de Bardot na cidade foi tão marcante que hoje, em sua homenagem existe a Orla Bardot, na qual há até uma escultura da atriz em tamanho natural. Outras duas esculturas homenageiam os pescadores e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Decks de madeira,  bancos, chão em pedra e paisagismo com vegetação nativa, bares e restaurantes fazem da Orla, um lugar perfeito para curtir o pôr do sol sobre o mar da praia da Armação, com seus típicos e coloridos barcos de pescadores. Em frente, a Ilha do Caboclo, bem próxima à Orla Bardot e a feira de artesanatos constituem outros atrativos para o turista.

 

Local de parada dos Cruzeiros Marítimos, Búzios tem também a encantadora Rua das Pedras, cujo nome se deve às pedras usadas para calçar a rua, um centro de moda, arte, gastronomia e souvenirs, um shopping a céu aberto. À noite as compras e os passeios dão lugar à badalação, os bares e restaurantes ganham outros ares e fazem a alegria dos turistas.

 

A temperatura média em Búzios é de 24º C e suas 23 praias, algumas das quais situadas em suas ilhotas, possuem águas mornas e geladas. Essa variação de temperatura nas águas é devido ao fato de que as praias são banhadas pelas correntes marítimas quentes do Equador e pelas correntes marítimas frias do Pólo Sul.

 

Cada uma das praias tem um tipo de mar que varia do calmo ao agitado, motivo pelo qual, a cidade atrai turistas de todas as tribos. Para os praticantes de mergulho os locais mais indicados são a Ilha da Âncora, praia das Moças na Ilha Feia, e as praias da Tartaruga, Azeda e Azedinha. Já a Brava, Geribá e José Gonçalves com mar agitado, são indicadas para o surfe. Para quem pratica Windsurf e Kitesurfe, a praia de Manguinhos e a Rasa são os lugares certos. Já para quem quer descansar e tomar banho de mar em praias de águas calmas, Tartaruga, Poças das Tartarugas, Praia do Forno, João Fernandes, João Fernandinho, Ferradura, Ferradurinha, da Foca, Caravelas e dos Amores são as ideais. Há até uma praia destinada aos adeptos do naturismo, a Olho de Boi. A praia dos Ossos é a mais peculiar porque nela há construções mais antigas como a Igreja de Sant’Anna, barcos de pescadores e, é de onde partem os inusitados táxis marítimos que levam os turistas às outras praias. A praia do Canto que margeia a Rua das Pedras é o ponto de partida das Escunas que oferecem um passeio por 12 praias e 3 ilhas com direito a paradas para mergulho. Ela abriga casas e mansões por toda a sua extensão e é indicada para caminhadas. Para aqueles que preferem uma diversão mais reservada, há o passeio de Catamarã, cujo fundo de vidro permite ao turista apreciar a rica fauna marinha. A praia de Tucuns é o ponto de aterrissagem dos praticantes de voo livre. Uma praia pouco movimentada, ideal para quem deseja um lugar tranquilo com natureza intocada, dunas e morros verdejantes. A pequena praia das Virgens também é quase intocada e tem belas faixas de areia, seu acesso a pé é muito difícil por ser feito através de formações rochosas no final do lado esquerdo da praia do Canto, ou pelo costão da Praia da Tartaruga. Com tantas opções, Búzios é perfeita para todos os tipos de turista.

 

Dica: O aluguel de bugues é comum e facilita bastante a locomoção para quem quer conhecer a maioria das praias.

 

Búzios mapa

Pin It