O material foi atualizado pela SPTuris na semana da Virada Cultural, um dos eventos do segmento criativo

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), acaba de lançar a atualização do roteiro temático ‘Cidade Criativa’, especialmente para a semana da Virada Cultural 2022. O guia traz o conceito da economia criativa, indicações de atrativos relacionados ao tema e diversas dicas para permitir que o público consiga aproveitar alguns dos melhores atrativos da capital paulista, totalizando cerca de 50 recomendações.

 

“O material é excelente para que o turista que vem à cidade perceba como São Paulo é capaz de reconhecer e valorizar seus talentos criativos, tem inovação constante, pode se reinventar e dar vida nova à espaços desocupados”, ressaltou Gustavo Pires, presidente da SPTuris.

 

Esse roteiro temático faz parte de um conjunto de ações de turismo planejadas dentro do Calendário de Eventos Estratégicos 2022, que destaca acontecimentos culturais, artísticos e esportivos da cidade e datas comemorativas com apoio do município, como é o caso da Virada Cultural.

 

“A economia criativa movimenta milhões de reais por ano, somente na capital, e o turismo pode aproveitar muito dessa oferta. A Virada Cultural é um evento único e que movimenta essa cadeia criativa. E o calendário está cheio de outros eventos assim, como a São Paulo Fashion Week, a Bienal do Livro e a Campus Party”, lembrou o presidente da SPTuris.

 

A 16ª edição da Virada Cultural acontece nos dias 28 e 29 de maio, com atrações como Margareth Menezes, Luísa Sonza, Filhos do Samba, Djonga, Pitty, Filipe Ret e outros artistas de estilos variados, além de dança, teatro e manifestações populares. A realização é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da São Paulo Turismo na produção e infraestrutura. A programação completa está disponível no site https://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/

 

Cidade Criativa

 

O grande número de atrativos culturais espalhados pela cidade, áreas revitalizadas e reinventadas, e suas conexões, fazem de São Paulo uma Cidade Criativa, que busca soluções para melhoria da qualidade de vida e estimula os encontros sociais em eventos de rua, praças e parques.

 

Por isso, o roteiro temático indica lugares e atividades representativos para a cidade, ajudando a projetar a imagem de São Paulo como destino cultural e criativo. Também fazem parte do roteiro locais como: Vila Madalena; Alameda Gabriel Monteiro da Silva; os museus Catavento Cultural, do Futebol e da Língua Portuguesa; Casa da Imagem; Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso; Cinemateca Brasileira; diversas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc); Parque da Juventude; Praça das Artes e muito mais.

 

O guia conta com tradução para inglês e espanhol e está disponível no site da cidade: https://cidadedesaopaulo.com/roteirosportema/cidade-criativa/?lang=pt

 

Roteiros temáticos

 

O guia Cidade Criativa faz parte da série de roteiros temáticos que trazem outras 15 perspectivas de São Paulo: 100 Anos da Semana de Arte Moderna, Afro, Arquitetura pelo Centro Histórico, Arte Urbana, Carnaval, O Café e a História da Cidade, Ecorrural, Faces, Fé e Espiritualidade, Futebol, Independência do Brasil, Geek, Mirantes, Polo de Ecoturismo e Zona Leste.

 

Todos estão disponíveis no site: https://cidadedesaopaulo.com/vivasp/roteiros-tematicos-landing-page/?lang=pt